terça-feira, 6 de maio de 2008

O sonho acabou...

     A Super Aguri anunciou nesta terça-feira a desistência de participar do Mundial de Fórmula 1 em 2008. O início da crise fincanceira aconteceu na metade do ano passado, quando a então principal patrocinadora da equipe, a petrolífera de Hong Kong SS United, passou a não honrar seu compromisso. O dinheiro não veio, a situação apertou e a Honda, que já gasta dinheiro suficiente com uma equipe própria que não dá resultados, resolveu que não dava mais para ajudar a equipe de Aguri Suzuki.
 
     Então, a partir deste final de semana, na Turquia, a Fórmula 1 volta a ter um grid com apenas 20 carros. Que pena. Chegamos aos 20 carros no grid, que era o número nas temporadas 2003, 2004 e 2005.
 
     Resta saber o destino dos pilotos. Anthony Davidson e Takuma Sato. O primeiro é bem visto pela Honda e o segundo é essencial na promoção da Honda no Japão. Um dos dois deverá ser o piloto de testes na Turquia, já que Alexander Wurz estará testando pela Peugeot o carro com o qual vai disputar as 24 Horas de Le Mans.
 
     Abaixo, reproduzo o comunicado emitido pela Super Aguri, em nome de Aguri Suzuki, devidamente traduzido para o português:
"   Buscando realizar meu sonho de me tornar dono de uma equipe de F-1, requisitei uma vaga no grid do Campeonato Mundial de F-1 da FIA em novembro de 2005. Desde então, participei do campeonato por dois anos e quatro meses como Super Aguri F1 Team, mas, com muito arrependimento, preciso informá-los que a equipe encerrará hoje suas atividades.
   A equipe competiu contra muitas equipes apoiadas por montadoras e obteve sucesso em conquistar os primeiros pontos após, apenas, 22 corridas completadas, terminando o campeonato de Construtores de 2007 com a nona posição no geral.
   Contudo, uma uma quebra do contrato da prometida parceira SS United Oil & Gas Company resultou na perda de apoio financeiro e colocou a equipe imediatamente em dificuldades. Além disso, a mudança de direção no ambiente ao redor do time, no que diz respeito ao uso de carros terceirizados afetou nossa habilidade em encontrar parceiros.
   Enquanto isso, com a ajuda da Honda, tentamos de alguma forma manter a equipe, mas encontramos dificuldades em estabelecer uma maneira de continuar as atividades no futuro, dentro do ambiente da F-1 e, como resultado, decidi me retirar do campeonato.
   Gostaria de expressar meus profundos agradecimentos à Honda, Bridgestone, os patrocinadores e todas as pessoas que nos aconselharam durante as diversas situações nos últimos anos; ao staff do time, que manteve sua motivação sempre alta e fez o melhor; Anthony Davidson, que sempre andou no limite, apesar das condições difíceis; Takuma Sato, que esteve conosco desde o início e sempre lutou e liderou a equipe; e, por fim, aos fãs ao redor do mundo, que apoiaram lealmente a Super Aguri
".

Um comentário:

  1. Enquanto o regulamento não mudar permitindo compra de motores e chassis este fato infelizmente continuará acontecendo, a próxima será a Toro Rosso.

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