terça-feira, 13 de maio de 2008

Há 58 anos tudo começou

     Há exatos 58 anos, no dia 13 de maio de 1950, o italiano Giuseppe Farina entrou para a história do automobilismo como o primeiro vencedor da Fórmula 1.
 
     Em um dia ensolarado, a oportunidade de ver os gigantes do automobilismo competirem reuniu uma multidão de 100.000 pessoas à vila de Northamptonshire de Silverstone, Inglaterra. Antes da corrida, os pilotos foram recepcionados pelo Rei George VI e sua família. Um total de 21 carros alinharam para esta corrida histórica.
 
     Incríveis dezoito segundos separaram o pole position, o italiano Giuseppe Farina, do último colocado no grid de largada, o belga Johnny Claes. Os primeiros colocados no grid eram os Alfas de Farina, Fagioli, Fangio e Parnell. Uma bandeira da Argentina em homenagem ao piloto Juan Fangio foi vista nas arquibancadas, mas o sul-americano não completou a corrida: com problemas em seu carro, abandonou faltando oito voltas para o final.
 
     A Alfa Romeo dominou o GP, com Farina em 1º, Fagioli em 2º e o piloto local Reg Parnell em 3º. O 4º colocado, Yves Giraud Cabantous, pilotando um Talbot, chegou duas voltas atrás do vencedor. Foi um bom começo, pois com um grande público presente, os organizadores tiveram certeza que a nova competição iria longe.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário