sexta-feira, 23 de maio de 2008

Há 26 anos...

     Monte Carlo, 23 de maio de 1982. Foi o Grande prêmio seguinte à morte de Gilles Villeneuve em Zolder, nos treinos para o GP da Bélgica, mas sua quase não lhe rendera homenagens póstumas, diferente do GP de Mônaco 1994, o primeiro após a morte de Ayrton Senna.
 
     A corrida começou com toda a pinta que a vitória seria da favorita Renault. René Arnoux largou na frente e Alain Prost acompanhava seu patriota, vindo na segunda posição. Na 15ª volta começaram os abandonos: Arnoux abandonou após rodar sozinho nos "esses" da Piscina e Prost assumiu a ponta, abrindo grande vantagem para os demais.
 
     Então, algumas gotas de chuva começaram a cair, faltando três voltas do final. Alain Prost, com sua falta de habilidade em pista molhada, roda e pára nos guar-rail, abandonando faltando apenas duas voltas. Riccardo Patrese assume a ponta, mas roda na penúltima volta. A liderança cai no colo de Didier Pironi, da Ferrari, mas o carro italiano vai parando no túnel, sem combustível.
 
     O diretor de transmissão, apavorado, muda de câmera em câmera procurando o novo líder, que seria Andrea de Cesaris, da Alfa Romeo, mas o carro italiano pára subida do Cassino, também sem combustível. Então, aparece a Williams nº 5 de Derek Daly, mas o carro também pára, só que na La Rascasse.
 
     Finalmente a transmissão exibe quem? Riccardo Patrese contorna a La Rascasse e recebe a bandeirada final, mas não comemora a vitória, pois não sabia que havia vencido, pois somente no túnel é informado de sua primeira vitória na Fórmula 1.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário