domingo, 23 de março de 2008

F1 - comentários pós-corridas dos pilotos

     A partir deste GP, reproduzirei os comentários pós-corridas de todos os pilotos participantes. Veja o que disseram os 22 pilotos que participaram do GP da Malásia neste domingo:
 
1 - Kimi Raikkonen (Ferrari), 1º colocado: Tivemos um final de semana muito complicado na Austrália. Não estávamos totalmente certos de que as coisas seriam diferentes por aqui. Sabíamos apenas que estaríamos bem em termos de velocidade. Tudo funcionou perfeitamente aqui e garantimos que nada daria errado, até poupamos o motor. Foi um trabalho perfeito da equipe. Eu teria ficado ainda mais alegre se o Felipe ficasse em segundo, mas as coisas deram errado. Creio que ainda temos dificuldades na classificação. Foi bom me classificar em segundo, mas na última sessão eu não tinha aderência nos pneus. O carro estava bom durante todo o final de semana, mas às vezes é difícil extrair o máximo dos pneus.
 
2 - Felipe Massa (Ferrari), não completou: Eu me sinto frustrado, não é o início de ano que eu esperava e me sinto muito mal pelo que ocorreu. Mas precisamos nos concentrar, ainda temos 16 corridas e precisamos ter um bom ritmo na próxima. Tínhamos uma dobradinha garantida e não poderíamos terminar com apenas um carro. Precisamos nos recuperar agora. Eu senti algo estranho na Curva 6, fui para a zebra muito forte e quando entrei na 7, perdi o carro. É difícil explicar agora o que houve.
 
3 - Nick Heidfeld (BMW), 6º colocado: Tenho sentimentos distintos sobre a corrida de hoje. Estou feliz por ter marcado minha primeira volta mais rápida em uma corrida de Fórmula 1, e 11 pontos também foi o melhor resultado para a nossa equipe. O ritmo do carro estava muito bom, no mesmo nível da McLaren. Isso tudo é muito positivo, e torna ainda mais decepcionante o fato de eu ter terminado apenas em sexto. Minha largada foi muito boa e tentei ultrapassar pela direita, por fora na primeira curva. Robert estava por dentro e Jarno Trulli entre nós. Fiquei sem espaço. Foi uma tentativa, mas não deu certo. Peguei sujeira e perdi mais duas posições na primeira volta. Pelo menos as recuperei quando ultrapassei David Coulthard e Fernando Alonso na volta 4. Novamente, nosso pessoal nos pits fez um trabalho muito bom.
 
4 - Robert Kubica (BMW), 2º colocado: Foi um dia fantástico para a equipe, para a Petronas e para mim, o segundo pódio consecutivo. Depois de Monza em 2006, finalmente consegui outro pódio. Quero agradecer a todos na equipe, que trabalharam muito nos últimos dois meses para melhorar o carro. Não tive uma boa largada por causa das rodas travando, e estava brigando com o Nick e Jarno Trulli. Fui para o lado sujo e quase perdi o controle, mas de alguma maneira consegui passar pela curva e superar os dois. A partir deste momento, andei no meu próprio ritmo. As Ferraris estavam muito rápidas, mas consegui aumentar a diferença para os carros que estavam me seguindo. Após o segundo pit-stop, reduzi a rotação para poupar o motor e fui devagar. Não me senti muito bem durante o fim de semana e estava muito quente no carro, então as últimas dez voltas foram difíceis. Mas valeu a pena, foi um resultado brilhante.
 
5 - Fernando Alonso (Renault), 8º colocado: Pudemos ver que, em condições normais de corrida, estamos um pouco atrás em termos de desempenho. No momento, nosso objetivo é tentar marcar pontos em cada corrida e trabalhar duro nos próximos testes para que possamos melhorar.
 
6 - Nelson Piquet Jr. (Renault), 11º colocado: Estou feliz por ter terminado a corrida, já que este era meu primeiro objetivo depois de Melbourne. Aprendi muito hoje e reconheço que o grupo do qual fazemos parte está muito competitivo, e por isso você tem de fazer uma corrida perfeita. Mas terminei perto do meu companheiro de equipe, e isso é encorajador para mim. A corrida foi difícil e o carro ainda não está competitivo o suficiente, mas estou progredindo e espero dar seqüência a isso na próxima corrida, no Bahrain.
 
7 - Nico Rosberg (Williams), 14º colocado: Eu sabia que, largando em 16º, teria de correr alguns riscos para fazer uma boa corrida, e na verdade foi boa, considerando que eu estava com muito combustível. Mas entrei junto com Timo Glock na curva quando ele me deu espaço. Acho que ele não me viu quando virou e eu não podia mais voltar, o que foi uma pena. O carro estava melhor hoje na corrida, mas apesar de tudo o que tentei, não era nosso fim de semana. Agora, vou para o Bahrain, onde as coisas devem melhorar.
 
8 - Kazuki Nakajima (Williams), 17º colocado: Do final do grid, decidimos adotar uma estratégia agressiva, e ganhei algumas posições depois da largada, mas foi difícil abrir uma boa vantagem. Na segunda parte, o pneu furou e tive de parar muito cedo, o que não foi o ideal, já que fui obrigado a fazer dois trechos muito curtos e depois um longo no final. Sofri um pouco na última parte e rodei em uma curva de alta, então só procurei me concentrar e terminar a prova depois disso.
 
9 - David Coulthard (Red Bull), 9º colocado: Tivemos muita granulação no meu primeiro jogo de pneus, então perdi nove segundos na primeira parte da corrida, o que foi frustrante. Estava muito quente, mas felizmente um pouco nublado também, então isso melhorou as coisas.
 
10 - Mark Webber (Red Bull), 7º colocado: A largada não foi fantástica, mas sabíamos que muitos estavam com pneus macios naquele ponto da corrida. Contornei bem as curvas 1 e 2 e saí na quarta posição. A primeira parte foi boa, mas sofri um pouco na segunda com pouca aderência. Também fiquei preso atrás de Sato em um ponto crucial da corrida, e perdi cerca de dois segundos, o que deveria ter nos mantido à frente de Heidfeld. Estou satisfeito por todos na Red Bull por termos marcado dois pontos. Foi um começo de ano difícil para nós, e foi ótimo levar o carro até o final. Também agradeço bastante à Renault.
 
11 - Jarno Trulli (Toyota), 4º colocado: É bom voltar aos pontos após uma boa corrida. Estou especialmente feliz pela equipe, tanto aqui quanto em Colônia. Este resultado se deve principalmente ao trabalho no inverno, e o dedico a eles. Tive uma primeira curva difícil, quando perdi aderência, entrei aberto e me toquei com Nick Heidfeld, perdendo um pouco de terreno. Mas depois disso, consegui ficar perto das McLarens. Então, ultrapassamos Mark Webber, já que a equipe fez um bom trabalho nos pit stops. No final, foi uma ótima briga com Lewis Hamilton, e estávamos um pressionando o outro. Ele estava um pouco mais rápido do que eu, mas dei cem por cento, e graças ao trabalho da equipe e a um fim de semana sem problemas, terminamos em quarto. Espero que possamos continuar melhorando o desempenho do carro, porque, como eu disse no final dos testes de inverno, parecemos fortes. Com o potencial da Toyota, podemos recuperar o nível de 2005 já neste ano.
 
12 - Timo Glock (Toyota), não completou: Infelizmente, tivemos um dia de trabalho curto esta tarde. A largada não foi perfeita, tivemos muitas travadas de rodas e me toquei com alguém, mas consegui continuar. Na curva 4, fui tocado por trás por Nico Rosberg. Quando olhei nos espelhos, ele estava muito longe, então não esperava que fosse me ultrapassar onde tentou. Quando entrei na curva, ele me bateu do lado direito, quebrando minha suspensão traseira e me tirando da prova. Novamente, tivemos uma boa classificação, então é uma pena. Agora, esperamos ter mais sorte no Bahrain.
 
14 - Sebastien Bourdais (Toro Rosso), não completou: Fiz uma boa largada, mas fiquei preso entre duas marchas. Cheguei até a curva 4, onde fui ultrapassado pela direita. Na curva 5, estava por dentro, com alguém ao meu lado, e na 6, voltei a ficar por fora, mas quando tentei virar, peguei o lado sujo, perdi o controle e fui para a brita. Foi o fim da minha corrida.
 
15 - Sebastian Vettel (Toro Rosso), não completou: Comecei a ter dificuldades para trocar as marchas e com a direção hidráulica. Então, a traseira pegou fogo e tive de parar, o que pode acontecer às vezes quando tudo está super aquecendo. Até esse ponto, eu estava tendo uma boa corrida. Na primeira parte, o carro saía muito de frente e os pneus estavam sofrendo granulação. A segunda parte foi muito melhor.
 
16 - Jenson Button (Honda), 10º colocado: Foi bom ir até o final da corrida hoje e conseguiremos muitas informações úteis deste final de semana. Estou bastante satisfeito com o 10º lugar, já que é onde o desempenho do carro está neste momento. Com a maioria dos carros à nossa frente terminando a prova, é um bom reflexo de nosso nível geral de desempenho. Estamos indo na direção certa e aprendendo mais sobre o carro o tempo todo. Assim, precisamos manter o trabalho duro e continuar o desenvolvimento antes da próxima corrida, dentro de duas semanas.
 
17 - Rubens Barrichello (Honda), 13º colocado: Infelizmente, meu final de semana ficou comprometido quando perdemos a sessão de treinos livres da manhã de sábado, fazendo com que eu ficasse com menos equilíbrio no carro hoje. Eu estava saindo muito de frente e foi uma batalha durante toda a corrida. A penalidade de drive-through após minha segunda parada foi uma infelicidade, mesmo que eu tenha perdido apenas uma posição. O que aconteceu é que as marcas do pitlane que indicam onde o limite de velocidade termina não estavam claras o suficiente.
 
18 - Takuma Sato (Super Aguri), 16º colocado: Foi bom terminar a corrida. A primeira e a segunda partes foram boas, mas na terceira, infelizmente peguei sujeira no setor de alta velocidade, entrei aberto e perdi muito tempo. Em quase todas as voltas, pegamos tráfego, principalmente na última parte, então foi uma pena eu não ter recuperado o ritmo novamente até o final. Mas foi bom ver que o carro é confiável e que coletamos dados valiosos, então foi uma corrida dura, porém boa, para a equipe.
 
19 - Anthony Davidson (Super Aguri), 15º colocado: Foi uma boa corrida para a equipe e para mim. Foi ótimo completar minha primeira prova desde o Brasil, e acho que ela foi boa. O pessoal fez um trabalho excelente e o carro se mostrou confiável o tempo todo. Não houve problemas e os pneus trabalharam bem. Me senti à vontade pude forçar onde queria para melhorar os tempos de volta. Apenas me mantive fora dos problemas e levei o carro até o final em uma boa posição para a situação em que estamos no momento.
 
20 - Adrian Sutil (Force India), não completou: Logo no início da corrida, o carro teve um problema mecânico que me obrigou a desligar o motor e sair da pista. Estou muito desapontado com este começo de temporada, principalmente após ter de parar tão cedo também na corrida da Austrália.
 
21 - Giancarlo Fisichella (Force India), 12º colocado: Honestamente, acho que fizemos nosso melhor aqui. Na largada, a roda travou e perdi muitas posições, não sei porque, mas temos de analisar isso. Na primeira parte, tive muitas dificuldades com as saídas de frente, com os pneus macios sofrendo granulação, mas no meu pit-stop, ajustei a asa dianteira, coloquei pneus duros e me mantive com eles nos dois trechos restantes. Estou feliz com o ritmo de corrida na parte final, e isso é promissor para o resto da temporada.
 
22 - Lewis Hamilton (McLaren), 5º colocado: Larguei bem e estava muito satisfeito, já que passamos de nono para quinto. Pressionei o Mark Webber por um bom tempo, mas é muito difícil ultrapassar, mesmo estando mais rápido. Poderíamos obter ao menos a terceira posição, mas tive o problema no meu primeiro pit stop, o que me custou muito tempo. Fiz o melhor que pude. De positivo, o carro rodou de forma confiável sob condições extremas, e pude pressionar o Jarno até o final. Tanto Mark quanto Jarno andaram muito bem hoje, foi ótimo duelar com eles.
 
23 - Heikki Kovalainen (McLaren), 3º colocado: Estou muito contente com o meu terceiro lugar, levando em conta a punição, e talvez tenha sido o melhor resultado possível sob tais circunstâncias. A nossa estratégia funcionou e pude guiar com pista limpa na maior parte do tempo. A equipe fez um trabalho fantástico e estou feliz por dar a ela o primeiro pódio. Tive um pequeno problema de esfarelamento nos pneus durante o primeiro trecho, mas consegui me manter até a 20ª volta, o que me ajudou a ultrapassar o Jarno Trulli. Após o meu segundo pit stop, guiei de forma cautelosa e garanti o terceiro lugar.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário