sexta-feira, 28 de março de 2008

Morre Jean-Marie Balestre

     Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) entre 1986 e 1993, o francês Jean-Marie Balestre morreu nesta sexta-feira, aos 86 anos. Membro fundador da Federação Francesa de Automobilismo (FFSA), da qual foi seu primeiro mandatário, o cartola também causou polêmica por suas decisões, que fizeram algumas pessoas criticá-lo por abuso de poder.
 
     O tricampeão Ayrton Senna, por exemplo, teve problemas com o mandatário quando o acusou de fazer campanha a favor do rival Alain Prost, em 1989. Por causa de tais comentários, Balestre obrigou o brasileiro a apresentar um pedido de desculpas sob a ameaça de perder a superlicença para competir na temporada de 1990.
 
     Dois anos depois, o paulista voltou à carga e responsabilizou o francês por sua colisão com Prost na primeira curva do GP do Japão de 1990, já que Balestre se recusou a mudar o lado em que o pole position - no caso Senna - começaria a corrida.
 
     "Isto foi o resultado de uma má decisão que foi influenciada por Balestre, sei muito bem disso. Sabemos o porquê e o resultado foi o que aconteceu na primeira curva. Não foi minha responsabilidade", acusou o brasileiro na época.
 
     Atual presidente da FFSA, Nicolas Deschaux lamentou a morte do ex-mandatário da entidade. "É uma tremenda perda para o automobilismo. Ele sempre soube como portar a voz das instituições que dirigiu", disse.
 
     Na minha opinião, ele também soube muito bem desclassificar Ayrton Senna no GP do Japão 1989, dando a vitória daquela corrida ao italiano Alessandro Nannini (sua única vitória na F1) e o título daquele ano ao compatriota Alain Prost.

Nenhum comentário:

Postar um comentário