domingo, 23 de março de 2008

F1 - Raikkonen vence na Malásia

     A Ferrari se recuperou do péssimo resultado na Austrália e foi absoluta no GP da Malásia, a segunda etapa da temporada 2008. Kimi Raikkonen e Felipe Massa dominaram em Kuala Lumpur desde os treinos, e na corrida não deram qualquer chance para os adversários.
     Quem levou a melhor na disputa interna foi o finlandês, atual campeão mundial, que venceu pela primeira vez na temporada e pela segunda no traçado malaio, onde conquiatara sua primeira vitória na carreira em 2003. Raikkonen largou em segundo e comboiou o brasileiro até a primeira rodada de pit stops. Tendo parado na 18ª volta, uma depois de Massa, o finlandês se aproveitou e voltou na frente.
     Após a parada, Massa começou a ficar um pouco para trás. Na tentativa de andar forte para recuperar terreno, o brasileiro rodou na 31ª volta, ficando na caixa de brita e abandonando a prova, permanecendo sem pontuação neste início de campeonato.
     Robert Kubica (BMW) fez uma corrida consistente e chegou em segundo, a sua melhor colocação na categoria. O polonês chegou inclusive a assumir a liderança por breves momentos, após os pit stops dos carros da Ferrari.
     O melhor resultado da McLaren foi a terceira colocação de Heikki Kovalainen. Lewis Hamilton, vencedor na Austrália, fez uma boa largada, pulou de nono para sexto, ultrapassou Jarno Trulli (Toyota), mas perdeu 20 segundos no seu primeiro pit stop e passou boa parte da corrida atrás de Mark Webber (Red Bull). Acabou em quinto, atrás de Trulli.
     O sexto colocado Nick Heidfeld (BMW), que protagonizou o mais belo lance da corrida, tendo ultrapassado de uma só vez Fernando Alonso (Renault) e David Coulthard (Red Bull). O espanhol bicampeão fechou a zona de pontuação, atrás de Webber.
     Entre os demais brasileiros, o melhor foi Nelsinho Piquet (Renault), que fez uma corrida regular e acabou em 11º. Rubens Barrichello (Honda) foi penalizado com um drive-through por velocidade excessiva em seu segundo pit stop, acabando em 13º.
     O GP da Malásia teve cinco abandonos, contando com o de Massa. Sebastien Bourdais (Toro Rosso) foi para a brita, e Timo Glock (Toyota) teve o seu carro danificado após toque com Nico Rosberg (Williams). Adrian Sutil (Force India) e Sebastian Vettel (Toro Rosso) tiveram problemas mecânicos. Confira a classificação final do GP da Malásia:

Pos Piloto Equipe Tempo
--------------------------------------------------
1º Kimi Raikkonen Ferrari 1h31'18"555

2º Robert Kubica BMW + 19"570
3º Heikki Kovalainen McLaren + 38"450
4º Jarno Trulli Toyota + 45"832
5º Lewis Hamilton McLaren + 46"548
6º Nick Heidfeld BMW + 49"833
7º Mark Webber Red Bull + 1'08"130
8º Fernando Alonso Renault + 1'10"041
9º David Coulthard Red Bull + 1'16"220
10º Jenson Button Honda + 1'26"214
11º Nelson Piquet Jr. Renault + 1'32"202
12º Giancarlo Fisichella F. India - 1 volta
13º Rubens Barrichello Honda - 1 volta
14º Nico Rosberg Williams - 1 volta
15º Anthony Davidson S. Aguri - 1 volta
16º Takuma Sato S. Aguri - 2 voltas
17º Kazuki Nakajima Williams - 2 voltas
Não completaram
18º Sebastian Vettel T. Rosso - 17: motor
19º Felipe Massa Ferrari - 26: rodada
20º Adrian Sutil F. India - 51: rodada
21º Timo Glock Toyota - 55: acid.
22º Sebastien Bourdais T. Rosso - 56: rodada
--------------------------------------------------

Um comentário:

  1. Mais uma bela corrida, pena que o Massa não tenha tanto braço assim!
    depois do Senna no circo da F1 nós brasileiros somos os palhaços!!

    ResponderExcluir