quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

F1 - Restrospectiva 2007 - Japão

     Em uma prova marcada pela chuva e da permanência do safety car na pista, Lewis Hamilton, da McLaren, venceu o GP do Japão e abriu 12 pontos na liderança da temporada 2007 da Fórmula 1. Hamilton soma agora 107 pontos, contra 95 de Fernando Alonso, que abandonou a prova ao sofrer um acidente na 41ª volta da prova disputada no circuito de Monte Fuji. Heikki Kovalainen, da Renault, obteve a segunda colocação. Kimi Raikkonen, da Ferrari, completou o podium. Felipe Massa terminou em sexto lugar, após uma ótima briga com Robert Kubica na última volta. As 19 primeiros voltas da corrida japonesa foram disputados sob o safety car. O procedimento foi determinado pelas condições da pista, prejudicada por causa de uma chuva constante. Por isso os comissários da FIA optaram por uma largada com os carros em movimento.
 
     E antes mesmo da autorização efetiva para a competição, quando os carros seguiam o safety car, os pilotos da Ferrari Felipe Massa e Kimi Raikkonen foram aos boxes. A equipe italiana originalmente tinha optado por usar em seus carros pneus para chuva leve, acreditando na melhora das condições da pista, mas teve que trocar para um composto especial para piso muito molhado por ordem dos comissários de prova.
 
     E com 14 voltas com safety car, Raikkonen voltou aos boxes - agora para abastecer o carro. Na volta seguinte foi a vez de Massa repetir a operação. A situação do brasileiro na prova deteriorou-se de vez quando ele foi punido por fazer uma ultrapassagem proibida sob o safety car e foi obrigado a fazer uma passagem extra pelos boxes. O procedimento, porém, só pôde ser cumprido após o início efetivo da corrida, na 19ª volta, momentos após de o brasileiro ser atingido por Alexander Wurz, da Williams. As McLaren de Hamilton e Alonso, que largaram nas duas primeiras posições, não foram ameaçadas até a parada nos boxes. Nesse momento a equipe inglesa optou por reabastecer os carros no limite, almejando terminar a prova sem outra parada.
 
     Porém, por causa do peso dos carros, os pilotos passaram a ser assediados pelos rivais e chegaram até a rodar na pista. Alonso teve mais azar e sofreu um acidente faltando 26 voltas para o final da prova. A batida causou novamente a entrada do safety car. Na relargada, Hamilton manteve a ponta e obteve sua quarta vitória na carreira. Felipe Massa chegou a andar na terceira posição, mas teve que entrar nos boxes para reabastecimento de combustível poucas voltas antes do final da prova.
 
     Rubens Barrichello: O piloto da Honda ficou frustrado com a 11ª posição conquistadas no Grande Prêmio do Japão. "É óbvio que estou decepcionado", diz Rubens. "Nossa estratégia não funcionou mas, para ser honesto, do meu ponto de vista a corrida deveria ter sido interrompida já no começo. As condições estavam muito difíceis e era impossível enxergar alguma coisa", segue. "No geral, é uma grande pena, já que poderíamos ter marcado alguns pontos, mas temos algum conforto com o bom desempenho da classificação, que colocou um sorriso no rosto do pessoal da equipe".
 
     Felipe Massa: Classificou o GP do Japão como "infernal". "A corrida, do começo ao fim, foi infernal. Erramos ao sair com os pneus intermediários, mas teria chegado ao podium caso o safety car tivesse ficado mais um pouco na pista", disse. Massa acabou a prova na sexta colocação, após uma briga feroz com o polonês Robert Kubica na última volta. O brasileiro soma 80 pontos na classificação geral do campeonato, ocupando a quarta colocação.
 
     Vitantonio Liuzzi é punido: O piloto italiano Vitantonio Liuzzi perdeu seu primeiro ponto, e também o da Toro Rosso, marcado no Grande Prêmio do Japão, quando terminou a corrida na 8ª colocação. Liuzzi foi punido após os fiscais da prova considerarem que ele ultrapassou Adrian Sutil (Spyker) com bandeira amarela na volta 55. O italiano teve 25 segundos acrescidos ao seu tempo final, caindo para a nona posição, enquanto o Sutil subiu para oitavo.O ponto é também o primeiro marcado por Sutil e pela equipe Spyker na Fórmla 1. "Com certeza acho que merecíamos este ponto, após todo o trabalho duro deste ano, e finalmente conseguimos", comemorou o piloto alemão.

Classificação final
1º L. Hamilton McLaren 2h00'34"579

2º H. Kovalainen Renault + 8"377
3º K. Raikkonen Ferrari + 9"478
4º D. Coulthard Red Bull + 20"297
5º G. Fisichella Renault + 38"864
6º F. Massa Ferrari + 49"042
7º R. Kubica BMW + 49"285
8º A. Sutil Spyker + 1'00"129
9º V. Liuzzi Toro Rosso ¹+ 1'20"622
10º R. Barrichello Honda + 1'28"342
Outros classificados
11º J. Button Honda - 1: suspensão
12º S. Yamamoto Spyker - 1 volta
13º J. Trulli Toyota - 1 volta
14º N. Heidfeld BMW - 2: técnico
15º T. Sato S. Aguri - 2: acidente
Não completaram
16º R. Schumacher Toyota - 12: roda
17º A. Davidson S. Aguri - 13: acelerad
18º N. Rosberg Williams - 18: eletrôn.
19º S. Vettel T. Rosso - 21: ac.c/Web
20º M. Webber Red Bull - 22: ac.c/Vet
21º F. Alonso McLaren - 26: acidente
22º A. Wurz Williams - 48: rodada
¹ Punido com acréscimo de 25 segundos, por
ultrapassar Adrian Sutil na 55ª volta sobre
bandeira amarela.

Classificação após este GP (15º de 17)
Pilotos
1º L. Hamilton GBR McLaren 107 =

2º F. Alonso ESP McLaren 95 =
3º K. Raikkonen FIN Ferrari 90 =
4º F. Massa BRA Ferrari 80 =
5º N. Heidfeld ALE BMW 56 =
6º R. Kubica POL BMW 35 =
7º H. Kovalainen FIN Renault 30 =
8º G. Fisichella ITA Renault 21 =
9º N. Rosberg ALE Williams 15 =
10º D. Coulthard GBR Red Bull 13 +
A. Wurz AUT Williams 13 =
12º M. Webber AUS Red Bull 10 -
13º J. Trulli ITA Toyota 7 =
14º R. Schumacher ALE Toyota 5 =
15º T. Sato JAP Super Aguri 4 =
16º J. Button GBR Honda 2 =
17º A. Sutil ALE Spyker 1 +
S. Vettel ALE BMW 1 =

Construtores
1º Ferrari Mas/Rai 170 =

2º BMW Hei/Kub/Vet 92 =
3º Renault Fis/Kov 51 =
4º Williams-Toyota Ros/Wur 28 =
5º Red Bull-Renault Cou/Web 23 =
6º Toyota Sch/Tru 12 =
7º Super Aguri-Honda Sat 4 =
8º Honda But 2 =
9º Spyker-Ferrari Sut 1 +
10º McLaren-Mercedes Alo/Ham ¹0 -
¹ Punida com a perda de todos os pontos
conquistados na temporada, conforme decisão
do Conselho da FIA, em reunião realizada no
dia 13/09/2007.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário