quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

F1 - Restrospectiva 2007 - Bélgica

     A Ferrari dominou o GP da Bélgica e assegurou matematicamente o título do Mundial de construtores. Como a McLaren perdeu todos os seus pontos por conta do caso de espionagem julgado nesta semana, a vitória de Kimi Raikkonen e o segundo lugar de Felipe Massa foram suficientes para dar o 15º troféu à escuderia italiana.
 
     O finlandês largou na frente e manteve a primeira colocação durante toda a corrida no circuito de Spa-Francorchamps, sem sofrer grande pressão do brasileiro. O podium foi completado pelo espanhol Fernando Alonso, seguido por seu companheiro de McLaren, o inglês Lewis Hamilton. O resultado do GP da Bélgica tornou mais equilibrada a luta pelo título do Mundial de pilotos. Enquanto Hamilton passou a somar 97 pontos, Alonso chegou a 95. A três corridas do fim da temporada 2007, Raikkonen computa 84 e ainda sonha. Massa tem 77.
 
     A corrida foi bastante tranqüila e apresentou poucas disputas acirradas pelas primeiras posições. O momento de maior emoção ocorreu na primeira curva, na qual Hamilton chegou a sair da pista e perdeu a briga pelo terceiro lugar com Alonso. A partir daí, a posição dos quatro líderes foi mantida até o fim da corrida. Raikkonen só viu Massa no retrovisor nas últimas voltas, quando apenas administrava a vantagem rumo à sua quarta vitória na temporada.
 
     Rubens Barrichello: largou apenas na 17ª posição e completou a prova em 13º lugar com sua Honda.
 
     Felipe Massa: O brasileiro da Ferrari declarou que esperava lutar pela vitória no GP da Bélgica, mas destacou que não teve um carro constante o suficiente na primeira parte da corrida para superar o companheiro finlandês Kimi Raikkonen, o vencedor em Spa-Francorchamps. "Acho que foi uma boa corrida. Esperava lutar pela vitória, mas não deu dessa vez. Foi um bom resultado de qualquer forma", disse Massa. "No começo o carro estava muito traseiro e consertei após o primeiro pit stop, mas já era tarde. Para a equipe 1º e 2º é muito bom e ajuda na confiança para as corridas finais", completou.

Classificação final
1º K. Raikkonen Ferrari 1h20'39"066

2º F. Massa Ferrari + 4"695
3º F. Alonso McLaren + 14"343
4º L. Hamilton McLaren + 23"615
5º N. Heidfeld BMW + 51"879
6º N. Rosberg Williams + 1'16"876
7º M. Webber Red Bull + 1'20"639
8º H. Kovalainen Renault + 1'25"106
9º R. Kubica BMW + 1'25"661
10º R. Schumacher Toyota + 1'28"574
11º J. Trulli Toyota - 1 volta
12º V. Liuzzi Toro Rosso - 1 volta
13º R. Barrichello Honda - 1 volta
14º A. Sutil Spyker - 1 volta
15º T. Sato Super Aguri - 1 volta
16º A. Davidson Super Aguri - 1 volta
17º S. Yamamoto Spyker - 1 volta
Não completaram
18º J. Button Honda - 8: hidrául.
19º A. Wurz Williams - 10: gasolina
20º D. Coulthard Red Bull - 15: hidrául.
21º S. Vettel T. Rosso - 36: pneus
22º G. Fisichella Renault - 43: suspens.


Classificação após este GP (14º de 17)
Pilotos
1º L. Hamilton GBR McLaren 97 =

2º F. Alonso ESP McLaren 95 =
3º K. Raikkonen FIN Ferrari 84 =
4º F. Massa BRA Ferrari 77 =
5º N. Heidfeld ALE BMW 56 =
6º R. Kubica POL BMW 33 =
7º H. Kovalainen FIN Renault 22 =
8º G. Fisichella ITA Renault 17 =
9º N. Rosberg ALE Williams 15 +
10º A. Wurz AUT Williams 13 -
11º M. Webber AUS Red Bull 10 =
12º D. Coulthard GBR Red Bull 8 -
13º J. Trulli ITA Toyota 7 =
14º R. Schumacher ALE Toyota 5 =
15º T. Sato JAP Super Aguri 4 =
16º J. Button GBR Honda 2 =
17º S. Vettel ALE BMW 1 -

Construtores
1º Ferrari Mas/Rai 161 +

2º BMW Hei/Kub/Vet 90 +
3º Renault Fis/Kov 39 +
4º Williams-Toyota Ros/Wur 28 +
5º Red Bull-Renault Cou/Web 18 +
6º Toyota Sch/Tru 12 +
7º Super Aguri-Honda Sat 4 +
8º Honda But 2 +
9º McLaren-Mercedes Alo/Ham ¹0 -
¹ Punida com a perda de todos os pontos
conquistados na temporada, conforme decisão
do Conselho da FIA, em reunião realizada no
dia 13/09/2007.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário