sexta-feira, 4 de julho de 2008

Massa faz o melhor tempo e... bate!

     O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, ficou na frente na primeira sessão de treinos livres do GP da Grã-Bratanha de Fórmula 1, apesar de ter ficado fora do terço final da sessão após uma batida forte causada por óleo na pista na curva Stowe.
 
     Massa não se feriu no acidente em alta velocidade, que deixou sua Ferrari com danos significativos na traseira. Ele perdeu o controle no óleo derramado pela Renault de Fernando Alonso, que estourou o motor na aproximação da Stowe a meia hora do final.
 
     Apesar do bicampeão mundial ter ficado do lado esquerdo e imediatamente ido para a área de escape, seu carro deixou um rastro de fluido no traçado ideal na entrada da curva. Timo Glock deu um aviso inicial quando quase perdeu o controle ao passar pelo óleo, e então, momentos depois, Massa rodou de maneira violenta na superfície escorregadia e bateu forte nas barreiras.
 
     Uma paralisação de 18 minutos se seguiu, enquanto a Ferrari era recuperada e o óleo coberto com pó de cimento. Com uma parte da Reta do Hangar coberta com o pó quando a sessão finalmente foi reiniciada para o último quarto, as condições da pista não eram ideais para tempos rápidos.
 
     Isso significou que Massa permaneceu no topo da tabela de tempos apesar de seu acidente. Ele havia passado para a frente alguns minutos antes da batida, fazendo uma volta de 1min19s575 para superar Heikki Kovalainen, que anteriormente havia alternado a vantagem com seu companheiro de equipe na McLaren, Lewis Hamilton, e com Kimi Raikkonen, na segunda Ferrari.
 
     Ambas as McLarens conseguiram melhorar um pouco seus tempos apesar da sujeira na Stowe, com Kovalainen e Hamilton terminando a sessão apenas 0s012 e 0s048 atrás de Massa, respectivamente. Kovalainen teve de fazer duas tentativas nos minutos finais, após uma volta potencialmente rápida ter sido interrompida quando ele teve de tirar o pé para evitar Giancarlo Fisichella, enquanto a Force India voltava à pista depois de um passeio pela brita na Brooklands.
 
     Raikkonen permaneceu em quarto no final da manhã, enquanto Robert Kubica obteve o quinto tempo para a BMW em sua segunda volta rápida - sua primeira havia sido bloqueada por Massa, para desgosto do polonês. Alonso ficou em sexto apesar da aparente falha de motor da Renault, com seu companheiro, Nelsinho Piquet, em oitavo. Os dois foram separados por Sebastian Vettel, que novamente teve uma performance impressionante com a Toro Rosso.
 
     Apesar do acidente de Massa ter sido o mais dramático da manhã, não foi o único incidente. Glock rodou sua Toyota de maneira espetacular na saída da Brooklands no começo, e Adrian Sutil, da Force India, fez uma excursão em alta velocidade pela grama no complexo da Becketts, chegando a saltar quando passou por algumas ondulações na área de escape.

Nenhum comentário:

Postar um comentário