sexta-feira, 4 de abril de 2008

Do Ceará para o Oriente Médio

     Depois da brilhante vitória do Criciúma sobre o Icasa, em Juazeiro do Norte, as atenções nesta sexta-feira estão voltadas para o circuito de Shakir, no Bahrein, onde daqui a pouco os carros vão para a pista na primeira sessão de treinos livres para o GP do Bahrein de Fórmula 1.
 
     Ao que tudo indica, a disputa pelas melhores posições no grid e na corrida ficarão entre os carros da Ferrari e McLaren. As outras equipes? Meras coadjuvantes.
 
     Vamos conhecer um pouco mais sobre este país do Oriente Médio: o Bahrein é um pequeno estado insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas com o Irã a Nordeste, com o Qatar a Leste e com a Arábia Saudita a Sudoeste. Sua capital é Manama.
 
     História: As ilhas de Bahrein foram sempre cobiçadas desde a antigüidade primeiro devido à sua posição geoestrategica privilegiada na região do Golfo. De 1521 a 1602, o país foi ocupado pelos portugueses. Em 1602 e com a ajuda dos ingleses as ilhas foram tomadas pelo Império Persa tornando-se numa sua base estratégica e militar muito importante. Ahmad ibn Khalifa um principe oriundo da Arábia Saudita conquistou as ilhas e obteve a sua independência em 1783 do Império Persa. Vários tratados forçados feitos no Século XIX determinaram que o arquipélago se transforma-se num protetorado militar e comercial britânico. O Bahrein conseguiu novamente a independência (saindo da situação colonial de protetorado ocupado militarmente) em 1971 e transformou-se em emirado. Em 1973, foi promulgada uma constituição, que estabeleceu o regime monárquico tradicional e criou um sistema bicameral de conselhos, um conselho consultivo e um conselho dos representantes.
 
     Economia: Como não poderia deixar de ser, a produção e o refinamento de petróleo responde a aproximadamente por 60% das exportações, 60% dos rendimentos do governo local e 30% do PIB. Com uma rede desenvolvida de transporte e comunicação, Bahrein sedia diversas firmas multinacionais com negócios no Golfo.
 
     A foto abaixo é de 2004, ano de estréia do circuito na Fórmula 1. Não esquecendo que neste sábado tem Cidade Azul x Criciúma em Tubarão, pelo Campeonato Catarinense.
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário