quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

F1 - Restrospectiva 2007 - Mônaco

     A Fórmula 1 chegou no principado de Mônaco para a disputa do quinto Grande Prêmio da temporada 2007, no dia 27 de maio. Esse é destaque de hoje na retrospectiva 2007 da Fórmula 1. Foi uma corrida com total domínio da McLaren, que fez dobradinha com Alonso e Hamilton.
     Em uma corrida sem surpresas, Fernando Alonso, da McLaren, conquistou seu segundo GP do ano. O espanhol, que também venceu na Malásia, liderou a prova com tranqüilidade. Seu companheiro de equipe, o inglês Lewis Hamilton, manteve a regularidade e terminou em segundo. Felipe Massa, da Ferrari, completou o podium. Ele chegou mais de um minuto atrás do bicampeão.
     Com o resultado, Alonso e Hamilton ficam empatados com 38 pontos na liderança da competição, mas o espanhol está em primeiro porque tem duas vitórias no ano. Massa, por sua vez, chegou aos 33 pontos e abriu uma vantagem de dez pontos sobre Kimi Raikkonen no campeonato. O finlandês, que largou em 16º, fez uma corrida de recuperação e conseguiu um ponto ao chegar em oitavo lugar.
     O GP de Mônaco foi uma corrida monótona desde o início. A chuva era o único componente que poderia apimentar as disputas nas ruas de Monte Carlo. Ela era esperada para o domingo em Monte Carlo, mas acabou sendo afastada pelos ventos que sopravam na cidade. Na largada, Alonso manteve a ponta e Hamilton ficou mais preocupado em bloquear Massa do que em ameaçar seu companheiro de equipe.
     Com um carro muito superior, a McLaren abria vantagem com seus dois pilotos, que andavam no mesmo ritmo. Massa, por sua vez, fazia uma corrida isolada, sem ameaçar Hamilton, mas sem ser incomodado por Giancarlo Fisichella, da Renault, que era o quarto colocado. Mais atrás, Rubens Barrichello fazia uma boa corrida com a Honda. Ele chegou a estar na sexta posição da prova.
     Os pit stops decidiram a corrida. A McLaren fez um ótimo trabalho nas duas paradas de Fernando Alonso e Lewis Hamilton. A última parada do inglês durou apenas cinco segundos, um ótimo tempo na Fórmula 1 atual. Felipe Massa teve problemas na segunda parada, quando um mecânico se enrolou na troca de seu pneu dianteiro esquerdo. Com isso, ele deu adeus a quaisquer esperanças.
     Rubens Barrichello: Apesar de completar a sua melhor corrida da temporada, Rubens Barrichello se mostrou decepcionado por não ter conseguido somar pontos no GP de Mônaco e continuar zerado na classificação. Depois de largar na nona colocação, Rubens até que conseguiu em determinado momento da prova ocupar a quinta colocação, no entanto a estratégia da equipe de fazer duas paradas não surtiu efeito e o brasileiro ficou em décimo. Barrichello disse que o tempo em que ele ficou preso atrás do austríaco Alexander Wurz, da Williams, comprometeu o seu desempenho na prova. "Estou desapontado, pois achei que somaria pontos, no entanto isso não aconteceu. Depois do primeiro pit stop, fiquei atrás do Wurz e então peguei o tráfego. Meu carro estava mais veloz e tive a chance de me aproximar, mas não ultrapassar", disse.
     Felipe Massa: O piloto brasileiro afirmou que não poderia conseguir colocação melhor em Mônaco neste domingo. Segundo o piloto da Ferrari, os carros da McLaren estavam em um nível superior aos demais. Massa terminou a prova na terceira colocação com uma diferença superior a um minuto para o vencedor Fernando Alonso. "As McLarens mostraram um conjunto incrível para a corrida. Eu acho que mesmo que eu tirasse 150% de mim e do carro, eu não os alcançaria", disse Massa. "Nós marcamos o máximo de pontos possíveis para a etapa. A distância para eles está um pouco grande, mas não é nada dentro do campeonato. Agora vamos trabalhar forte, porque esse não foi possível ficar na frente deles aqui, conseguiremos na próxima corrida".

Classificação final
1º F. Alonso McLaren 1h40'29"329

2º L. Hamilton McLaren + 4"095
3º F. Massa Ferrari + 1'09"114
4º G. Fisichella Renault - 1 volta
5º R. Kubica BMW - 1 volta
6º N. Heidfeld BMW - 1 volta
7º A. Wurz Williams - 1 volta
8º K. Raikkonen Ferrari - 1 volta
9º S. Speed Toro Rosso - 1 volta
10º R. Barrichello Honda - 1 volta
11º J. Button Honda - 1 volta
12º N. Rosberg Williams - 1 volta
13º H. Kovalainen Renault - 2 voltas
14º D. Coulthard Red Bull - 2 voltas
15º J. Trulli Toyota - 2 voltas
16º R. Schumacher Toyota - 2 voltas
17º T. Sato Super Aguri - 2 voltas
18º A. Davidson Super Aguri - 2 voltas
Outro classificado
19º C. Albers Spyker - 8: transmis.
Não completaram
20º A. Sutil Spyker - 25: acidente
21º M. Webber Red Bull - 61: câmbio
22º V. Liuzzi T. Rosso - 77: acidente


Classificação após este GP (4º de 17)
Pilotos
1º F. Alonso ESP McLaren 38 +
L. Hamilton GBR McLaren 38 =

3º F. Massa BRA Ferrari 33 =
4º K. Raikkonen FIN Ferrari 23 =
5º N. Heidfeld ALE BMW 18 =
6º G. Fisichella ITA Renault 13 =
7º R. Kubica POL BMW 12 =
8º N. Rosberg ALE Williams 5 =
9º D. Coulthard GBR Red Bull 4 =
J. Trulli ITA Toyota 4 =
11º H. Kovalainen FIN Renault 3 =
12º A. Wurz AUT Williams 2 +
13º R. Schumacher ALE Toyota 1 -
T. Sato JAP Super Aguri 1 -

Contrutores
1º McLaren-Mercedes Alo / Ham 76 =

2º Ferrari Mas / Rai 56 =
3º BMW Hei / Kub 30 =
4º Renault Fis / Kov 16 =
5º Williams-Toyota Ros / Wur 7 =
6º Toyota Sch / Tru 5 -
7º Red Bull-Renault Cou 4 =
8º Super Aguri-Honda Sat 1 =


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário