sábado, 15 de dezembro de 2007

F1 - Restrospectiva 2007 - Estados Unidos

     Mais uma postagem com a retrospectiva 2007 da Fórmula 1. Estou contando o que aconteceu em cada corrida, uma por dia. Hoje é a vez do sétimo GP, disputado no circuito de Indianápolis, nos Estados Unidos, dia 17 de junho, quando aconteceu a segunda vitória de Lewis Hamilton, fazendo dobradinha na McLaren com Fernando Alonso.
 
     Como no GP do Canadá, Lewis Hamilton venceu o GP dos Estados Unidos depois de largar na pole position. Mesmo agüentando a pressão do companheiro Fernando Alonso durante boa parte da prova, o inglês abre 10 pontos de diferença para o espanhol no Mundial de Pilotos. Felipe Massa foi o terceiro e também teve o mérito de segurar o parceiro Kimi Raikkonen da metade da corrida para o fim. Com a colocação, o brasileiro se mantém na terceira colocação na temporada, com 39 pontos. Entretanto, fica a 19 do Hamilton, que tem 58 pontos. Alonso tem 48.
 
     "Que sonho! Eu nunca pensei em um milhão de anos de estar aqui hoje com esses pilotos e vencendo duas corridas na América do Norte. Chegar no Canadá e Indianápolis pela primeira vez e vencer as duas primeiras corridas na minha primeira temporada é uma sensação incrível", afirmou Hamilton após a prova. O resultado, além de deixar o inglês com folga na liderança do campeonato, foi mais uma demonstração de força da McLaren. O GP dos Estados Unidos era historicamente dominado pela Ferrari - com seis vitórias em sete corridas. Mika Hakkinen obteve a única vitória da equipe inglesa, em 2001.
 
     "Eu não esperava nada além de fazer o meu melhor. Eu esperava que pudesse conseguir algum podium e alguns pontos, mas eu estive nos sete podiuns até agora. É louco isso", disse o inglês. A prova não teve muitas ultrapassagens, nem as batidas do último GP. As emoções ficaram por conta das brigas de posições pelos pilotos da McLaren e de Ferrari. Logo na largada, Hamilton teve que defender a posição contra o seu companheiro Fernando Alonso, que chegou a emparelhar os carros na primeira curva, mas sem sucesso.
 
     Massa se manteve em terceiro, enquanto Kimi Raikkonen saiu mal e foi logo ultrapassado por Nick Heidfeld e Heikki Kovalainen, caindo para a sexta colocação. O alemão da BMW depois perderia a quarta posição para Kovalainen com uma derrapada na volta de 18. O brasileiro Rubens Barrichello foi quem se deu mal logo na primeira curva. Ele se envolveu em um acidente com Ralf Schumacher, da Toyota. Com a batida, a suspensão do brasileiro quebrou e ele foi direto para os boxes, abandonando. O escocês David Coulthard, que também estava no bolo, e o próprio Ralf ficaram de fora do resto da corrida.
 
     As posições se mantiveram até o primeiro momento de parada no box. Hamilton e Massa pararam juntos na 21ª volta. Alonso parou na seguinte. Com isso, o finlandês Kovalainen assumiu a liderança até a volta 26, quando o inglês da McLaren voltou ao primeiro lugar da corrida.
 
     Fernando Alonso foi atrapalhado no retorno da parada pelo italiano Jarno Trulli, mas mesmo assim conseguiu a vice-liderança na segunda parte da prova e voltou mais rápido que o parceiro. Massa ficou em quinto até Trulli e Mark Webber pararem e perdeu tempo para os pilotos da McLaren. Na metade da prova, o bom desempenho de Alonso chegou ao ponto de encostar a menos de 1 segundo de Hamilton. Na volta 38, o espanhol tentou a ultrapassagem. Novamente, emparelhou o carro no final da curva da linha de chegada, mas em vão. Hamilton segurou a posição.
 
     O alemão Nico Rosberg foi o destaque da primeira metade da prova também após agüentar a quarta posição e parar apenas na 40ª volta. Com a saída do piloto da Williams na cola, Massa começou a se aproximar do líder. Raikkonen, neste momento da corrida em quarto, colava no companheiro da Ferrari também. Na volta 47, Alonso derrapou, perdeu a traseira, mas conseguiu voltar ao traçado. Mesmo assim, ele manteve a segunda colocação. Duas voltas depois, o espanhol foi obrigado a ir ao pit trocar os pneus traseiros, muito desgastados. Com a parada de Hamilton logo em seguida, Massa assumiu a liderança da prova por uma volta apenas, quando parou na volta 52.
 
     A segunda parada não foi boa para o brasileiro, que com os pneus duros, sofreu pressão de Raikkonen, que estava com os pneus macios. A diferença faltando dez voltas ficou em menos de meio segundo. Enquanto os ferraristas brigavam pela terceira colocação, Alonso escapava com mais de 12 segundos de distância. No final, com os pneus aquecidos, Massa abriu distância e foi ao podium.
 
     Rubens Barrichello: Terminou de forma prematura a tentativa de Barrichello em conseguir os primeiros pontos da Honda na temporada. O brasileiro se envolveu em um acidente com Ralf Schumacher, da Toyota, e David Coulthard, da Red Bull, na primeira curva e foi obrigado a abandonar o GP em Indianápolis. Barrichello acredita que a culpa pelo acidente tenha sido do alemão da Toyota. "Eu tentava ganhar uma posição na largada. Fiz a freada no traçado correto, mas eu não sei de onde o Ralf apareceu e bateu em mim. Foi um incidente infeliz na primeira curva", disse o brasileiro, que largava da décima quinta colocação.
 
     Felipe Massa: Comemorou o terceiro lugar conseguido nos Estados Unidos, sétima etapa da Fórmula 1. Apesar de não ter conseguido acompanhar o ritmo de Lewis Hamilton e Fernando Alonso, ambos da McLaren, o brasileiro festejou o podium. "O Lewis (Hamilton) estava bem rápido e eu não conseguia tirar muito do meu carro, que começou a escapar nas curvas. Foi muito difícil acompanha-los, mas fiquei feliz por terminar em terceiro", disse Massa, que chegou a sofrer uma forte pressão de seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen: "felizmente eu fiz uma boa largada e consegui deixá-lo para trás. No final, ele ainda forçou para me passar, mas eu me concentrei em não cometer nenhum erro e terminei na frente".

Classificação final
1º L. Hamilton McLaren 1h31'09"965

2º F. Alonso McLaren + 1"518
3º F. Massa Ferrari + 12"842
4º K. Raikkonen Ferrari + 15"422
5º H. Kovalainen Renault + 41"402
6º J. Trulli Toyota + 1'06"703
7º M. Webber Red Bull + 1'07"331
8º S. Vettel BMW + 1'07"783
9º G. Fisichella Renault - 1 volta
10º A. Wurz Williams - 1 volta
11º A. Davidson Super Aguri - 1 volta
12º J. Button Honda - 1 volta
13º S. Speed Toro Rosso - 2 voltas
14º A. Sutil Spyker - 2 voltas
15º C. Albers Spyker - 3 voltas
Outros classificados
16º N. Rosberg Williams - 5: motor
17º V. Liuzzi Toro Rosso - 5: pressão
Não completaram
18º N. Heidfeld BMW - 18: hidrául.
19º T. Sato S. Aguri - 60: rodada
20º D. Coulthard Red Bull - 73: ac.c/Sch
21º R. Barrichello Honda - 73: ac.c/Sch
22º R. Schumacher Toyota - 73: ac.c/Cou

Classificação após este GP (7 de 17)
Pilotos
1º L. Hamilton GBR McLaren 58 =

2º F. Alonso ESP McLaren 48 =
3º F. Massa BRA Ferrari 39 =
4º K. Raikkonen FIN Ferrari 32 =
5º N. Heidfeld ALE BMW 26 =
6º G. Fisichella ITA Renault 13 =
7º H. Kovalainen FIN Renault 12 +
R. Kubica POL BMW 12 =
9º A. Wurz AUT Williams 8 -
10º J. Trulli ITA Toyota 7 +
11º N. Rosberg ALE Williams 5 -
12º D. Coulthard GBR Red Bull 4 -
T. Sato JAP Super Aguri 4 -
14º R. Schumacher ALE Toyota 2 -
M. Webber AUS Red Bull 2 +
16º S. Vettel ALE BMW 1 +

Contrutores
1º McLaren-Mercedes Alo/Ham 106 =

2º Ferrari Mas/Rai 71 =
3º BMW Hei/Kub/Vet 39 =
4º Renault Fis/Kov 25 =
5º Williams-Toyota Ros/Wur 13 =
6º Toyota Sch/Tru 9 =
7º Red Bull-Renault Cou/Web 6 =
8º Super Aguri-Honda Sat 4 -

 

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