domingo, 16 de dezembro de 2007

F1 - Restrospectiva 2007 - França

     Continuando com as postagens da retrospectiva 2007 da Fórmula 1. A cada dia, até o Natal, uma corrida. Hoje é a vez do GP da França, o oitavo do calendário, disputado no dia 1º de julho.
 
     A escuderia Ferrari dominou o final de semana do Grande Prêmio da Fórmula 1 com a pole position do brasileiro Felipe Massa e a vitória de Kimi Raikkonen na corrida. O piloto finlandês largou da terceira posição, saltou na frente de Lewis Hamilton, da McLaren, logo na largada e, depois do segundo pit stop voltou na liderança, deixando seu companheiro em segundo.
 
     "O carro estava bom o tempo todo, mas não perfeito. Sabia que tinha que ficar próximo do Felipe para fazer uma parada depois. Fizemos um bom trabalho, foi um bom dia. Não pude ficar tão próximo do Felipe quanto queria, então tive que acelerar forte antes dos pits. Larguei muito bem, mas não sabia o que encontraria pela corrida", afirmou Raikkonen, que conquistou sua 11ª vitória da carreira, e segunda da temporada.
 
     Massa, por sua vez, também elogiou o desempenho do carro e o trabalho da equipe, mas disse que sua estratégia só funcionaria bem com a pista livre, o que ele não encontrou o tempo todo. "Perdi a corrida por causa do tráfego. Tudo funcionou bem, abri uma boa vantagem para o Kimi, voltei na frente depois da primeira parada, mas fiquei muito desapontado porque não consegui abrir os quatro segundos que precisava depois, na segunda", disse em entrevista coletiva.
 
     Hamilton conseguiu terminar na terceira posição depois de ser ultrapassado por Raikkonen na largada. Apesar disso, cruzou a linha de chegada bastante distante de Massa, com aproximadamente 31 segundos de diferença. Com este resultado, o piloto novato continua com seu recorde de subir ao pódio em todas as etapas da temporada, em sua estréia na categoria. Hamilton se mantém na liderança do Mundial de Pilotos, aumentando de 58 para 64 pontos. "Não sei o que aconteceu, Kimi passou voando", disse Hamilton sobre a largada, quando perdeu a segunda posição para o finlandês da Ferrari. "Tinha um bom ritmo no começo, estava até mais rápido que o Kimi, até achei que o ultrapassaria, mas sempre que tentava me aproximar perdia estabilidade, pressão aerodinâmica e não dava", completou.
 
     Seu companheiro na McLaren, Fernando Alonso, que largou em décimo, só conseguiu ganhar três posições durante toda a prova, apesar do "apetite" que apresentou desde o início. O bicampeão da categoria partiu para o ataque na largada, mas chegou a perder muito tempo, especialmente, atrás de Nick Heidfeld, da BMW. O quarto colocado na corrida deste domingo foi Robert Kubica, da BMW, que voltou às pistas neste final de semana depois de ficar de fora do GP dos Estados Unidos devido a um forte acidente no Canadá.
 
     As primeiras posições no campeonato continuam inalteradas. Atrás de Hamilton aparece seu companheiro Fernando Alonso, com 50 pontos, seguido de Massa, que sobe para 47 e de Raikkonen que ganha dez pontos e soma um total de 42.
 
     O Brasil continua sem nenhuma vitória na pista de Magny-Cours, que deve ter recebido seu último Grande Prêmio de Fórmula 1. Entre os pilotos do país, Nelson Piquet é o único que já venceu uma prova na França, em 1985, quando as provas ainda eram realizadas em Paul Ricard. O maior vencedor em Magny-Cours é Michael Schumacher, que já venceu oito vezes esta etapa.
 
     Rubens Barrichello: O brasileiro Rubens Barrichello, da Honda, terminou mais atrás, na 11ª posição. Durante os treinos livres e de classificação, o piloto chegou a dizer que seu carro melhorou neste final de semana, apesar de ter largado em 13º. Barrichello continua sem pontuar. "Eu simplesmente não conseguia um bom ritmo do carro. Depois disso o ritmo começou a melhorar, mas infelizmente já era tarde demais para conseguir qualquer progresso na classificação. Teremos de analisar as causas dos problemas. Mas o lado bom é que podemos dizer, com certeza, que o carro melhorou para esta corrida e esse passo à frente é encorajador. Agora precisamos manter nosso foco e trabalhar duro para mais melhorias".
 
     Felipe Massa: O piloto da Ferrari largou na pole position, liderou boa parte da prova, mas perdeu as chances de cruzar a linha de chegada na frente por optar por uma estratégia que só daria totalmente certo com a pista seca. O resultado foi o segundo lugar e a conquista de oito pontos. Massa elogiou o desempenho de seu carro e o trabalho da equipe, mas disse que devido ao tráfego não conseguiu tirar o tempo necessário para ultrapassar seu companheiro, Kimi Raikkonen, enquanto ele estava nos boxes.

Classificação final
1º K. Raikkonen Ferrari 1h30'54"200

2º F. Massa Ferrari + 2"414
3º L. Hamilton McLaren + 32"153
4º R. Kubica BMW + 41"727
5º N. Heidfeld BMW + 48"801
6º G. Fisichella Renault + 52"210
7º F. Alonso McLaren + 56"516
8º J. Button Honda + 58"885
9º N. Rosberg Williams + 1'08"505
10º R. Schumacher Toyota - 1 volta
11º R. Barrichello Honda - 1 volta
12º M. Webber Red Bull - 1 volta
13º D. Coulthard Red Bull - 1 volta
14º A. Wurz Williams - 1 volta
15º H. Kovalainen Renault - 1 volta
16º T. Sato Super Aguri - 2 voltas
17º A. Sutil Spyker - 2 voltas
Não completaram
18º S. Speed T. Rosso - 15: técnico
19º C. Albers Spyker - 42: acidente
20º A. Davidson S. Aguri - 69: ac.c/Liu
21º J. Trulli Toyota - 69: ac.c/Kov
22º V. Liuzzi T. Rosso - 70: ac.c/Dav

Classificação após este GP (8 de 17)
Pilotos
1º L. Hamilton GBR McLaren 64 =

2º F. Alonso ESP McLaren 50 =
3º F. Massa BRA Ferrari 47 =
4º K. Raikkonen FIN Ferrari 42 =
5º N. Heidfeld ALE BMW 30 =
6º R. Kubica POL BMW 17 +
7º G. Fisichella ITA Renault 16 -
8º H. Kovalainen FIN Renault 12 -
9º A. Wurz AUT Williams 8 =
10º J. Trulli ITA Toyota 7 =
11º N. Rosberg ALE Williams 5 =
12º D. Coulthard GBR Red Bull 4 =
T. Sato JAP Super Aguri 4 =
14º R. Schumacher ALE Toyota 2 =
M. Webber AUS Red Bull 2 =
16º J. Button GBR Honda 1 +
S. Vettel ALE BMW 1 =

Contrutores
1º McLaren-Mercedes Alo/Ham 114 =

2º Ferrari Mas/Rai 89 =
3º BMW Hei/Kub/Vet 48 =
4º Renault Fis/Kov 28 =
5º Williams-Toyota Ros/Wur 13 =
6º Toyota Sch/Tru 9 =
7º Red Bull-Renault Cou/Web 6 =
8º Super Aguri-Honda Sat 4 =
9º Honda But 1 +

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário