sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

F1 - Restrospectiva 2007 - Canadá

     Continuando com as postagens que efetuarei até o dia de Natal da retrospectiva 2007 da Fórmula 1, contando o que aconteceu em cada corrida, uma por dia. Hoje é a vez do sexto GP, disputado no Canadá, dia 10 de junho, quando aconteceu o pior acidente da temporada e a primeira vitória de Lewis Hamilton.
 
     O inglês da McLaren, Lewis Hamilton, venceu o Grande Prêmio do Canadá. A primeira vitória do piloto na categoria foi marcada por um acidente grave do polonês Robert Kubica, da BMW, e pela eliminação do brasileiro Felipe Massa da prova, após entrar na pista com os boxes fechados. Completaram o podium o alemão Nick Heidfeld, da BMW, e o austríaco Alexander Wurz, da Williams.
 
     A corrida teve a intervenção do safety car por quatro vezes. Na primeira, pelo acidente do alemão Adrian Sutil, da Spyker, que bateu em um dos muros do autódromo. A segunda entrada foi em decorrência do acidente mais grave da Fórmula 1 nos últimos anos. O carro do polonês Robert Kubica, da BMW, tocou com o carro do italiano Jarno Trulli, da Toyota, se chocou duas vezes contra o muro e capotou. Kubica teve que ser atendido ainda dentro da pista.
 
     O holandês Christijan Albers e o italiano Vitantonio Liuzzi, da Spyker e Toro Rosso, respectivamente, também se chocaram contra os muros do autódromo canadense e provocaram a entrada do carro de segurança.
 
     Hamilton largou na pole e segurou a posição após a largada. O espanhol Fernando Alonso, seu companheiro de equipe, tentou a ultrapassagem, mas saiu da pista e voltou na terceira colocação. Massa ganhou um lugar e subiu para o quarto posto.
 
     Alonso, que erraria mais três vezes durante a prova, todas na curva Senna, passou reto em uma curva e perdeu a posição para Massa. O brasileiro seguia na pista, quando após uma das entradas do safety car foi para os boxes para trocar pneus e reabastecer. Neste momento, foi acesa luz vermelha, que proibia a reentrada na pista. O brasileiro e o italiano da Renault, Giancarlo Fisichella, desrespeitaram a sinalização e, na volta 51, receberam bandeira preta, sendo eliminados da corrida.
 
     Após a prova, Hamilton é líder isolado no Mundial de Pilotos, com 48 pontos, seguido por Alonso, que terminou em sétimo, com 40. Massa continua com 33 pontos, na terceira colocação.
 
     Rubens Barrichello: O brasileiro perdeu a chance de subir ao podium no fim do Grande Prêmio do Canadá. A oito voltas para o fim da prova, Barrichello, que ocupava o terceiro lugar, foi obrigado a parar nos boxes para colocar pneus macios em seu carro e voltou no 12º lugar. Pela regra de 2007 da Fórmula 1, todos os pilotos devem correr parte das corridas com pneus duros e parte com pneus macios. Barrichello ainda não pontuou na temporada. "O último safety car arruinou minha estratégia, que poderia nos ter dado a quinta posição. É uma corrida para se deixar para trás", disse Rubinho.
 
     Felipe Massa: O brasileiro Felipe Massa foi desclassificado do Grande Prêmio do Canadá. O piloto da Ferrari, que fica distante do líder Lewis Hamilton no campeonato, foi penalizado por deixar os boxes em um momento que não podia, não respeitando a luz vermelha para reentrada na pista. Ao ser informado da desclassificação, Massa parou nos boxes da Ferrari e saiu do carro visivelmente irritado. "O que aconteceu naquele pit stop foi uma vergonha. Infelizmente, quando eu saí dos boxes, eu não vi a luz vermelha, em parte porque tinham muitos carros atrás de mim, esperando para entrar na pista também", afirmou Massa. "É verdade que a McLaren estava muito forte, mas não é o resultado que nós merecíamos. Nós tínhamos capacidade de chegar no pódio, aqui no Canadá", concluiu o piloto brasileiro.

Classificação final
1º L. Hamilton McLaren 1h44'11"292

2º N. Heidfeld BMW + 4"343
3º A. Wurz Williams + 5"325
4º H. Kovalainen Renault + 6"729
5º K. Raikkonen Ferrari + 13"007
6º T. Sato Super Aguri + 16"698
7º F. Alonso McLaren + 21"936
8º R. Schumacher Toyota + 22"888
9º M. Webber Red Bull + 22"960
10º N. Rosberg Williams + 23"984
11º A. Davidson Super Aguri + 24"318
12º R. Barrichello Honda + 30"439
Não completaram
13º J. Trulli Toyota - 12: acidente
14º V. Liuzzi T. Rosso - 16: acidente
15º C. Albers Spyker - 23: acidente
16º D. Coulthard Red Bull - 34: câmbio
17º R. Kubica BMW - 44: acidente
18º A. Sutil Spyker - 49: acidente
19º S. Speed T. Rosso - 62: ac.c/Wur
Outros
J. Button Honda não largou
F. Massa Ferrari ¹desclassificado
G. Fisichella Renault ¹desclassificado
¹ Recebeu bandeira preta por sair dos boxes
com a luz vermelha de saída dos pits acesa.


Classificação após este GP (6º de 17)
Pilotos
1º L. Hamilton GBR McLaren 48 =

2º F. Alonso ESP McLaren 40 -
3º F. Massa BRA Ferrari 33 =
4º K. Raikkonen FIN Ferrari 27 =
5º N. Heidfeld ALE BMW 26 =
6º G. Fisichella ITA Renault 13 =
7º R. Kubica POL BMW 12 =
8º H. Kovalainen FIN Renault 8 +
A. Wurz AUT Williams 8 +
10º N. Rosberg ALE Williams 5 -
11º D. Coulthard GBR Red Bull 4 -
T. Sato JAP Super Aguri 4 +
J. Trulli ITA Toyota 4 -
13º R. Schumacher ALE Toyota 2 =

Contrutores
1º McLaren-Mercedes Alo / Ham 88 =

2º Ferrari Mas / Rai 60 =
3º BMW Hei / Kub 38 =
4º Renault Fis / Kov 21 =
5º Williams-Toyota Ros / Wur 13 =
6º Toyota Sch / Tru 6 =
7º Red Bull-Renault Cou 4 =
Super Aguri-Honda Sat 4 +

Nenhum comentário:

Postar um comentário