terça-feira, 18 de dezembro de 2007

F1 - Restrospectiva 2007 - Europa

     Hoje é a vez do décimo Grande Prêmio da temporada 2007: GP da Europa, disputado no circuito de Nürburgring, na Alemanha, que teve de tudo, até liderança, por seis voltas, do estreante Markus Winkelhock, da Spyker.
 
     O espanhol Fernando Alonso, da McLaren, conquistou a vitória do Grande Prêmio da Europa, disputado neste domingo, no autódromo de Nürburgring, na Alemanha. Com uma ultrapassagem sobre o brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, nas voltas finais, ele conseguiu cruzar a linha de chegada na frente.
 
     Em uma corrida atípica, com muitas escapadas de pista e abandonos, a Fórmula 1 teve, pela primeira vez na temporada, um podium sem a presença do novato Lewis Hamilton, da McLaren. Logo atrás de Alonso, em segundo lugar, terminou Massa, seguido de Mark Webber, que conquistou o segundo podium da história da equipe Red Bull (o primeiro foi no ano passado, com David Coulthard, em Mônaco).
 
     Com esse resultado, Alonso sobe para 68 pontos acumulados no Mundial de Pilotos, permanecendo com a vice-liderança atrás de Hamilton, com apenas dois pontos de desvantagem. A principal mudança foi a ultrapassagem de Massa sobre seu companheiro Kimi Raikkonen. O brasileiro volta a ocupar a terceira posição, com 59 pontos contra 52 do finlandês. Raikkonen, que passou boa parte da corrida na terceira posição, apertando o ritmo para alcançar Alonso, enfrentou problemas mecânicos em seu carro e teve que abandonar.
 
     Hamilton, que sofreu um acidente no treino de classificação de sábado e só conseguiu largar em décimo, errou na estratégia após a segunda largada ao apostar nos pneus para pista seca e chegou a tomar uma volta logo no início da prova. Conforme a pista foi secando, ele melhorou suas voltas, mas não o suficiente para chegar na zona de pontuação. O novato terminou na nona posição.
 
     A primeira largada neste domingo aconteceu sob o aviso dos meteorologistas que anunciavam chuva para as primeiras voltas da prova. A previsão se confirmou e logo na primeira curva os primeiros pingos começaram a cair. A chuva foi tão intensa, que o sistema de drenagem da pista não funcionou e era possível ver correntes de água no traçado.
 
     O principal problema estava na curva 1 e foi anunciado por Jenson Button, da Honda, que aquaplanou e foi parar na brita quando ocupava a quarta posição, na terceira volta. Como em uma seqüência de comédia pastelão, um carro após o outro foi escorregando e parando no mesmo ponto.
 
     A situação começou a ficar perigosa, com risco grande dos carros que escapavam da pista se chocarem entre si. O momento de maior tensão foi quando Vitantonio Liuzzi escorregou, escapou por pouco de bater no safety car que entrava na pista, parando muito perto de um trator, que fazia a remoção dos carros encalhados na brita. A prova foi interrompida e os pilotos voltaram a formar o grid de largada. O novato da Spyker Markus Winkelhock, que estréia na categoria neste final de semana, estava na ponta, seguido de Massa e Fernando Alonso. Com uma relargada em movimento, o piloto alemão não durou nem uma curva na liderança, com o brasileiro da Ferrari saltando na frente e mantendo Alonso para trás.
 
     A partir daí a corrida foi bastante típica, com poucas ultrapassagens entre os primeiros carros e administração de posições. Massa manteve uma distância segura de Alonso e não chegou a ser ameaçado, conseguindo, inclusive, colocar uma volta sobre Hamilton. A situação durou até o final da prova, quando a chuva voltou a cair, e com um carro melhor acertado, Alonso conseguiu superar o ferrarista.
 
     Rubens Barrichello: O piloto da Honda, declarou que está decepcionado com seu resultado no GP da Europa. O piloto disse que a colisão com Nico Rosberg, da Williams, foi a principal responsável por este mau desempenho. “Estou decepcionado com o meu resultado de hoje. Fui tocado, no início, pelo carro de Rosberg e isso me prejudicou a corrida inteira”, disse o brasileiro. Barrichello cruzou a linha de chegada na 11ª posição.
 
     Felipe Massa: O brasileiro liderou boa parte do GP da Europa. Levou vantagem com a chuva causou logo no começo da prova. Mas, no final, choveu novamente e Massa acabou prejudicado e cruzou na segunda posição. “Fiz uma boa largada. O início foi difícil porque a pista estava muito molhada. No primeiro pit stop, aproveitei o erro de Kimi e voltei à frente. Já no piso seco, o carro esteve perfeito e abri vantagem para Alonso”, explicou. “Mas com a chuva no final, os pneus vibravam muito e aí todos viram o que aconteceu. Não tive como segurá-lo (Alonso)”, falou.

Classificação final
1º F. Alonso McLaren 2h06'26"358

2º F. Massa Ferrari + 8"155
3º M. Webber Red Bull + 1'05"674
4º A. Wurz Williams + 1'05"937
5º D. Coulthard Red Bull + 1'13"656
6º N. Heidfeld BMW + 1'20"298
7º R. Kubica BMW + 1'22"415
8º H. Kovalainen Renault - 1 volta
9º L. Hamilton McLaren - 1 volta
10º G. Fisichella Renault - 1 volta
11º R. Barrichello Honda - 1 volta
12º A. Davidson Super Aguri - 1 volta
13º J. Trulli Toyota - 1 volta
Não completaram
14º K. Raikkonen Ferrari - 26: hidrául.
15º T. Sato S. Aguri - 41: hidrául.
16º R. Schumacher Toyota - 42: ac.c/Hei
17º M. Winkelhock Spyker - 47: hidrául.
18º J. Button Honda - 58: rodada
19º A. Sutil Spyker - 58: rodada
20º N. Rosberg Williams - 58: rodada
21º S. Speed T. Rosso - 58: rodada
22º V. Liuzzi T. Rosso - 58: rodada

Classificação após este GP (10 de 17)
Pilotos
1º L. Hamilton GBR McLaren 70 =

2º F. Alonso ESP McLaren 68 =
3º F. Massa BRA Ferrari 59 +
4º K. Raikkonen FIN Ferrari 52 -
5º N. Heidfeld ALE BMW 36 =
6º R. Kubica POL BMW 24 =
7º G. Fisichella ITA Renault 17 =
8º H. Kovalainen FIN Renault 15 =
9º A. Wurz AUT Williams 13 =
10º M. Webber AUS Red Bull 8 +
D. Coulthard GBR Red Bull 8 +
12º J. Trulli ITA Toyota 7 -
13º N. Rosberg ALE Williams 5 -
14º T. Sato JAP Super Aguri 4 -
15º R. Schumacher ALE Toyota 2 -
16º J. Button GBR Honda 1 =
S. Vettel ALE BMW 1 =

Contrutores
1º McLaren-Mercedes Alo/Ham 138 =

2º Ferrari Mas/Rai 111 =
3º BMW Hei/Kub/Vet 61 =
4º Renault Fis/Kov 32 =
5º Williams-Toyota Ros/Wur 18 =
6º Red Bull-Renault Cou/Web 16 +
7º Toyota Sch/Tru 9 -
8º Super Aguri-Honda Sat 4 =
9º Honda But 1 +

Nenhum comentário:

Postar um comentário