quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

F1 - Restrospectiva 2007 - Espanha

     O quarto Grande Prêmio da temporada 2007 é destaque neste quarto dia das postagens que efetuarei até o Natal, com a retrospectiva 2007 da Fórmula 1, contando o que aconteceu em cada corrida, uma por dia. Hoje é a vez do GP da Espanha, disputado no circuito de Barcelona em 13 de maio. Mais um vitória de Felipe Massa em 2007.
     O brasileiro Felipe Massa completou o fim-de-semana de domínio e venceu o GP da Espanha. Foi o segundo triunfo consecutivo do piloto da Ferrari, que superou o seu companheiro Kimi Raikkonen na classificação geral mas ainda está atrás dos dois rivais da McLaren.
     O momento mais emocionante da corrida foi a largada. Na primeira curva, Massa corria pela pista interna, mas Alonso se mostrava mais rápido. Na disputa pela ponta, os carros se tocaram, e o espanhol levou a pior sendo jogado para fora da pista e caindo para o quarto lugar. No outro duelo entre Ferrari e McLaren, Hamilton foi mais rápido que Raikkonen e impediu que a escuderia italiana esboçasse uma dobradinha.
     A corrida tinha tudo para terminar do jeito que estava na primeira volta, mas Raikkonen sofreu um problema mecânico e abandonou na décima volta. Alonso, então, subiu uma posição e a sustentou até o podium. Enquanto isso, Massa iniciava sua disparada na liderança que não o preocupou nem quando foi para os boxes pela primeira vez, na 19ª volta. Nesse instante, houve um princípio de incêncio por causa do vazamento de combustível, mas o problema foi contornado.
     Na metade da corrida, Massa já tinha 20 segundos de vantagem para Hamilton, o que foi facilmente administrado até o fim. Enquanto isso, o polonês Robert Kubica se consolidou na quarta colocação, mantendo o bom desempenho da BMW neste início de temporada.
     A zona de pontuação teve bastante alternância entre os pilotos. A Renault optou por fazer três pit-stops e ficou longe da briga por melhores posições. Assim, o escocês David Coulthard, da Red Bull, foi o quinto, seguido pelo alemão Nico Rosberg, da Williams.
     O primeiro carro da Renault a chegar foi o do finlandês Heikki Kovalainen, na sétima colocação. Ele vinha sendo seguido pelo companheiro Giancarlo Fisichella, mas o italiano teve de fazer a terceira parada a três voltas do fim e perdeu a posição para o japonês Takuma Sato, da Super Aguri.
     Rubens Barrichello: A equipe Honda mostrou uma pequena melhora conseguindo seu melhor resultado na temporada, com o 10° lugar de Rubens Barrichello, mas nem tudo foi bem afinal os dois pilotos da escuderia colidiram. A batida entre Jenson Button e Rubens Barrichello aconteceu na 23ª volta, quando o britânico estava retornando a pista depois da sua primeira parada nos boxes e, como conseqüência, Button perdeu o bico do carro e foi forçado a ir ao pit novamente. "Hoje foi a melhor corrida da temporada em relação ao desempenho do nosso carro. Mas eu não tive um rendimento capaz de melhorar nossa posição sigificativamente", afirmou o piloto sobre a sua melhor colocação no ano. Barrichello também fez esclarecimentos sobre o incidente em que se envolveu com seu companheiro de time. "Deixei bastante espaço para o Button na curva 11, foi uma pena o toque, mas foi só mais um incidente de prova", explicou o brasileiro. O piloto ainda falou da expectativa para a quinta etapa do campeonato. "Vamos ter quatro dias de testes em Paul Ricard esta semana, assim, espero que possamos ver outro pequeno avanço em Mônaco", comentou Barrichello.
     Felipe Massa: O brasileiro Felipe Massa disse que o toque com Fernando Alonso, logo após a largada do GP da Espanha só aconteceu porque estava defendendo sua posição. "Fui agressivo o suficiente para defender a posição e também tive sorte porque nada aconteceu com o carro após o choque", disse Massa após a corrida. O brasileiro contou que teve receio do que poderia acontecer após o toque com o piloto da McLaren. "Mas quando percebi que o carro estava bem foi só pensar em abrir vantagem". Massa explicou que após chegar a uma vantagem que considerou confortável para Lewis Hamilton, administrou a diferença. "Estava um pouco preocupado por ser a segunda prova do meu motor, mas tudo deu certo".

Classificação final
1º F. Massa Ferrari 1h31'36"230

2º L. Hamilton McLaren + 6"790
3º F. Alonso McLaren + 17"456
4º R. Kubica BMW + 31"615
5º D. Coulthard Red Bull + 58"331
6º N. Rosberg Williams + 59"538
7º H. Kovalainen Renault + 1'02"128
8º T. Sato Super Aguri - 1 volta
9º G. Fisichella Renault - 1 volta
10º R. Barrichello Honda - 1 volta
11º A. Davidson Super Aguri - 1 volta
12º J. Button Honda - 1 volta
13º A. Sutil Spyker - 2 voltas
14º C. Albers Spyker - 2 voltas
Não completaram
15º N. Heidfeld BMW - 19: abandono
16º R. Schumacher Toyota - 21: câmbio
17º V. Liuzzi T. Rosso - 46: hidrául.
18º S. Speed T. Rosso - 56: pneu
19º K. Raikkonen Ferrari - 56: elétrico
20º J. Trulli Toyota - 57: gasolina
21º M. Webber Red Bull - 58: transm.
22º A. Wurz Williams - 64: ac.c/Sch


Classificação após este GP (4º de 17)
Pilotos
1º L. Hamilton GBR McLaren 30 =

2º F. Alonso ESP McLaren 28 -
3º F. Massa BRA Ferrari 27 +
4º K. Raikkonen FIN Ferrari 22 -
5º N. Heidfeld ALE BMW 15 =
6º G. Fisichella ITA Renault 8 =
R. Kubica POL BMW 8 +
8º N. Rosberg ALE Williams 5 +
9º D. Coulthard GBR Red Bull 4 +
J. Trulli ITA Toyota 4 -
11º H. Kovalainen FIN Renault 3 -
12º R. Schumacher ALE Toyota 1 =
T. Sato JAP Super Aguri 1 +

Contrutores
1º McLaren-Mercedes Alo / Ham 58 =

2º Ferrari Mas / Rai 49 =
3º BMW Hei / Kub 23 =
4º Renault Fis / Kov 11 =
5º Toyota Sch / Tru 5 =
Williams-Toyota Ros 5 +
7º Red Bull-Renault Cou 4 +
8º Super Aguri-Honda Sat 1 +

Nenhum comentário:

Postar um comentário