terça-feira, 11 de dezembro de 2007

F1 - Restrospectiva 2007 - Bahrein

     Terceiro dia das postagens que efetuarei até o Natal, com a retrospectiva 2007 da Fórmula 1, contando o que aconteceu em cada corrida, uma por dia. Hoje é a vez do terceiro Grande Prêmio, disputado no Bahrein, dia 15 de abril, na primeira vitória de Felipe Massa em 2007.
     A temporada da Fórmula 1, na prática, começou para Felipe Massa neste domingo. Depois de resultados adversos nas duas primeiras etapas do ano, com dificuldades e erros na Austrália e Malásia (6º e 5º lugares), o brasileiro da Ferrari venceu o Grande Prêmio do Bahrein com uma prova irretocável e restaura assim o status de um dos favoritos ao título, tão comentado nos testes de preparação ao campeonato.
     Massa teve um final de semana perfeito no Bahrein, dominando as disputas desde o treino de classificação até a prova deste domingo. "O resultado das primeiras duas corridas não era o que eu esperava. Algo estava faltando, tive alguns pequenos erros. Desta vez nós conseguimos colocar tudo junto", comentou Massa após a vitória na terceira etapa da temporada.
     "Quem diria que estaríamos empatados nós três na frente após três corridas. Quando começou a temporada, pensávamos que eles (Ferrari) estavam em outra galáxia", comentou Alonso sobre a acirrada disputa pela liderança.
     Ao contrário da Malásia, quando perdeu a liderança da prova logo na primeira curva, Massa fez uma largada cuidadosa no Bahrein, resistiu à pressão de Hamilton e sustentou a ponta. Ainda na primeira volta, um acidente entre Jenson Button e Scott Speed forçou a entrada do Safety Car na pista. Na relargada, Massa voltou a mostrar segurança e consolidou a condição de primeiro colocado.
     O piloto brasileiro realizou duas paradas nos boxes durante a prova no Bahrein. Massa contou com o trabalho eficiente da Ferrari na troca de pneus e reabastecimento e voltou à pista na frente do rival da McLaren nas duas oportunidades.
     A segunda colocação ficou com o novato Lewis Hamilton, que sobe ao pódio pela terceira vez consecutiva. O piloto da McLaren pressionou Massa na largada, defendeu a posição em duelo com Raikkonen no começo e garantiu pontos preciosos na disputa pela primeira colocação do Mundial de Fórmula 1.
     Na prova, Alonso, que chegou ao Bahrein como líder isolado do Mundial de Pilotos, teve dificuldades, apesar de ultrapassar Raikkonen na largada (perderia a posição durante a parada de boxes), e perdeu uma colocação em disputa de pista com a BMW de Nick Heidfeld mais adiante.
     Rubens Barrichello: O Grande Prêmio do Bahrein terminou em decepção para a Honda, com Rubens Barrichello recebendo a bandeira quadriculada na 13ª posição. "Bom, eu terminei a corrida, mas este é um consolo bem pequeno. As condições da pista estavam ruins e a dirigibilidade do carro estava terrível, de forma que foi uma prova bastante difícil, especialmente sabendo que não poderíamos ser competitivos", disse Rubinho. "Agora temos de deixar essas corridas decepcionantes para trás e buscar o que podemos fazer para melhorar o carro. Existe muito trabalho duro à frente, mas vamos chegar lá, tenho certeza".
     Felipe Massa: O brasileiro tirou um peso de suas costas com a vitória no Bahrein. O piloto da Ferrari conseguiu reverter um começo decepcionante na temporada, com um sexto e um quinto lugar nas duas primeiras provas do campeonato. "As coisas não saíram como eu planejei nas duas primeiras corridas, faltou sempre alguma coisa. Na primeira prova meu carro teve problemas e na segunda eu cometi alguns erros. Nesta, tudo saiu como queríamos", disse o piloto brasileiro. "A McLaren está cada vez mais perto de nós, por isso temos que trabalhar para manter a boa fase. Com certeza será uma temporada empolgante, a briga será muito dura. Por isso, é importante não perder nenhuma oportunidade", finalizou Massa.

Classificação final
1º F. Massa Ferrari 1h33'27"515

2º L. Hamilton McLaren + 2"360
3º K. Raikkonen Ferrari + 10"839
4º N. Heidfeld BMW + 13"831
5º F. Alonso McLaren + 14"426
6º R. Kubica BMW + 45"529
7º J. Trulli Toyota + 1'21"371
8º G. Fisichella Renault + 1'21"701
9º H. Kovalainen Renault + 1'29"411
10º N. Rosberg Williams + 1'29"916
11º A. Wurz Williams - 1 volta
12º R. Schumacher Toyota - 1 volta
13º R. Barrichello Honda - 1 volta
14º C. Albers Spyker - 2 voltas
15º A. Sutil Spyker - 4 voltas
Outro classificado
16º A. Davidson Super Aguri - 6: motor
Não completaram
17º M. Webber Red Bull - 16: câmbio
18º D. Coulthard Red Bull - 21: motor
19º T. Sato Super Aguri - 23: motor
20º V. Liuzzi T. Rosso - 33: hidrául.
21º J. Button Honda - 57: rodada
22º S. Speed T. Rosso - 57: ac.c/Sut


Classificação após este GP (3º de 17)
Pilotos
1º F. Alonso ESP McLaren 22 =
L. Hamilton GBR McLaren 22 +
K. Raikkonen FIN Ferrari 22 +

4º F. Massa BRA Ferrari 17 +
5º N. Heidfeld ALE BMW 15 -
6º G. Fisichella ITA Renault 8 -
7º J. Trulli ITA Toyota 4 =
8º R. Kubica POL BMW 3 +
9º N. Rosberg ALE Williams 2 =
10º H. Kovalainen FIN Renault 1 -
R. Schumacher ALE Toyota 1 -

Contrutores
1º McLaren-Mercedes Alo / Ham 44 =

2º Ferrari Mas / Rai 39 =
3º BMW Hei / Kub 18 =
4º Renault Fis / Kov 9 =
5º Toyota Sch / Tru 5 =
6º Williams-Toyota Ros 2 =

Nenhum comentário:

Postar um comentário