domingo, 9 de dezembro de 2007

F1 - Restrospectiva 2007 - Austrália

     De hoje até o dia de Natal, estarei postando a retrospectiva 2007 da Fórmula 1, contando o que aconteceu em cada corrida, uma por dia. Começo pelo GP da Austrália, disputado em Melbourne, dia 18 de março.
     Kimi Raikkonen estreou na Ferrari com vitória no GP da Austrália. O finlandês dominou a prova desde o início e só perdeu a liderança nos dois pit stops que fez na corrida. A dupla da McLaren, com Fernando Alonso, atual bicampeão da categoria, e Lewis Hamilton, terminaram em segundo e terceiro, respectivamente, fechando o podium.
     Felipe Massa fez uma ótima corrida de recuperação após ter problemas de câmbio no treino classificatório e trocar o motor antes da prova. Largando em último, ele recuperou dezesseis posições na prova e terminou a corrida em sexto lugar. Ele ainda tentou brigar com Giancarlo Fisichella, da Renault, pela quinta posição, mas não conseguiu a ultrapassagem.
     Kimi Raikkonen largou na frente e manteve a ponta. Nick Heidfeld aproveitou o cochilo de Fernando Alonso e tomou a segunda posição. O espanhol da McLaren também foi superado por Lewis Hamilton, seu companheiro. Lá atrás, Felipe Massa usava de cautela, mas conseguia avançar algumas posições.
     Enquanto o panorama na ponta permanecia inalterado, Felipe Massa começava a sofrer com carros mais lentos. Primeiro, ele foi atrasado pelo Williams de Alexander Wurz. Logo após, foi a vez da Honda, com Jenson Button e Rubens Barrichello, que andavam quase dois segundo mais lentos que o brasileiro. Quando ele conseguiu se livrar, a diferença para os ponteiros já era muito grande.
     Enquanto quase todos usaram a estratégia de duas paradas, a Ferrari decidiu que Massa faria apenas uma, para tentar ganhar tempo. E conseguiu. Com as paradas dos adversários, o brasileiro tentava ganhar posições. No fim, ainda tentou brigar com Giancarlo Fisichella, da Renault, pela quinta posição, mas não conseguiu, terminando em sexto. Enquanto isso, Raikkonen vencia com facilidade.
     Rubens Barrichello: O brasileiro viu pontos positivos em seu desempenho no GP da Austrália, apesar da falta de competitividade do carro da equipe Honda. Rubens largou em 17º e terminou em 11º. "Eu sinto que fiz uma corrida competitiva hoje, apesar de terminar fora dos pontos. Os pneus trabalharam bem e a nossa estratégia também funcionou. Eu perdi tempo atrás do Jenson (Button) na primeira parte da corrida, mas as coisas são assim. Eu não tive nenhuma ordem da equipe e, então, tive que encontrar minha forma de passar e seguir em frente", disse Barrichello. "No mínimo, sabemos onde estão os nossos problemas e temos algumas idéias de como resolvê-los. Estou certo de que podemos fazer algum progresso antes de Malásia", encerrou o piloto brasileiro.
     Felipe Massa: Mesmo tendo feito uma corrida de recuperação, Felipe Massa não conseguia disfarçar a frustração com o sexto lugar no GP da Austrália. Um problema na caixa de câmbio fez que com o brasileiro fizesse o 16º melhor tempo no treino classificatório de sábado, mas a Ferrari trocou o motor de seu carro e ele acabou largando em último lugar entre os 22 carros da categoria. Embora tenha sido cauteloso no início, Massa conseguiu terminar na sexta colocação, pouco tempo atrás do italiano Giancarlo Fisichella, da Renault. "Era impossível, eu tentei mas não tinha velocidade suficiente para ultrapassá-lo", disse Massa. "Estou muito feliz. Sei que em circunstâncias normais, poderíamos facilmente ter feito uma dobradinha nas primeiras posições, eu estava muito forte em busca da vitória. A meta era o sétimo lugar, e terminamos em sexto, foi difícil por causa do tráfego. Tenho certeza que se não tivesse ficado atrás da Honda (de Jenson Button), teria terminado mais à frente", acrescentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário