quinta-feira, 13 de setembro de 2007

F1 - McLaren punida, pilotos não!

     A McLaren perdeu todos os pontos conquistados neste ano, de acordo com a decisão do Conselho Mundial da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) nesta quinta-feira, 13 de setembro. Fernando Alonso e Lewis Hamilton, seus pilotos, não perderam os pontos e continuam na briga pelo título. A equipe inglesa também recebeu uma pesada multa de US$ 100 milhões.
     A equipe inglesa foi considerada culpada no caso de espionagem que envolveu seus funcionários. Mike Coughlan, projetista-chefe da McLaren, recebeu documentos confidenciais de Nigel Stepney, engenheiro-chefe da Ferrari. Os dois foram demitidos após a descoberta do desvio de informações.
     Segue abaixo as decisões tomadas pela FIA, na íntegra, já traduzidas para o português:
 
"Uma reunião extraordinária do Conselho Mundial da FIA foi realizada em Paris no dia 13 de setembro de 2007. As seguintes decisões foram tomadas:
O Conselho Mundial retira da Vodafone McLaren Mercedes todos seus pontos no Mundial de Construtores de 2007 e a equipe não pode mais marcar pontos até o fim da temporada (os pontos ganhos pelas outras equipes não serão afetados).
Além disso, a equipe terá de pagar uma multa de US$ 100 milhões, descontadas as perdas das premiações da FOM como resultado da dedução dos pontos.
Diante das circunstâncias excepcionais pelas quais a FIA deu aos pilotos imunidade em troca de evidências, não haverá punição alguma aos pilotos no que diz respeito aos seus pontos (mas nenhum representante da McLaren poderá subir ao pódio caso a equipe vença alguma das corridas restantes do campeonato).
O Conselho Mundial receberá um informe completo e detalhado sobre o carro da McLaren de 2008 e tomará uma decisão na reunião de dezembro de 2007 no que diz respeito a alguma sanção que possa ser imposta ao time para a temporada de 2008
".
 
     O que mais me deixa ansioso, serão as explicações completas desta decisão, que serão publicadas nesta sexta-feira, 14 de setembro, pois, pelo que eu entendi, a McLaren foi considerada culpada por levar vantagem de informações do carro de sua principal concorrente na temporada, a Ferrari, mas seus pilotos não, ainda que conquistaram vitórias, subiram ao podium e e somaram pontos. Será que Alonso e Hamilton marcariam pontos guiando uma Honda ou uma Red Bul??? Os pilotos da McLaren é claro que levaram vantagem, mas ajudaram aos dirigentes a punir apenas a equipe, saíram ilesos. E como ficam os pilotos da Ferrari - Kimi Raikkonen e Felipe Massa??? A Ferrari já é campeã nos construtores. E no campeonao de pilotos?

Nenhum comentário:

Postar um comentário