sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

FIA muda regras do safety car

     Depois de muitas reclamações entre os pilotos, a FIA confirmou alterações nas regras para a entrada do safety car nas corridas, após os testes realizados com um novo sistema eletrônico no ano passado. A partir da temporada de 2009, o pit lane ficará aberto quando o safety car entrar na pista.
 
     Em 2008, quem entrava nos boxes nos primeiros minutos após a entrada do safety car era punido, já que os pits fechavam. Esta era uma medida para evitar que os pilotos abusassem da velocidade quando reabasteciam.
 
     Um software testado nos últimos GPs da temporada passada foi aprovado e será utilizado no Mundial 2009 para solucionar a questão. O programa mostrará ao piloto, por meio de um aviso no volante, a velocidade pela qual deverá se dirigir aos boxes de sua equipe.
 
     O diretor de provas da FIA, Charlie Whiting, confirmou a mudança. "A regra introduzida em 2007 foi ruim, e voltamos àquela de 2006. A única diferença é que pretendemos estabelecer o tempo mínimo de volta aos boxes", disse.
 
     "Quando o safety car for chamado, a mensagem vai estar em todos os carros, e eles terão um ‘modo safety-car’ instalado. Assim que essa mensagem chegar ao bólido, será calculado um tempo mínimo para que os pilotos se desloquem aos boxes, dependendo da localização na pista. O piloto terá de respeitar esse tempo, e a informação será mostrada no painel do volante", acrescentou Whiting.

Nenhum comentário:

Postar um comentário