domingo, 21 de outubro de 2007

F1 - Brasil: e deu Raikkonen...

     Kimi Raikkonen, da Ferrari, é o novo campeão mundial de Fórmula 1. O piloto finlandês venceu o GP Brasil, em Interlagos, e beneficiado pelo mau resultado de seus principais rivais - Fernando Alonso e Lewis Hamilton -, ficou com o título da categoria em 2007.
Kimi largou bem e pulou da terceira para segunda colocação antes da freada do "S do Senna", ultrapassando Lewis Hamilton (McLaren). O inglês, por sua vez, perdeu também sua colocação para Fernando Alonso - que saiu da quarta posição do grid. No final da reta oposta, Hamilton cometeu um erro ao tentar recuperar a posição de Alonso, na freada e por fora. Saiu da pista e caiu para a oitava colocação. A partir dai, a corrida do novato - que liderava o Mundial - começou a ter tons dramáticos.
     Todavia, a situação de Lewis ainda piorou com um erro na mudança de marcha na 7ª volta. O piloto caiu para a 18ª colocação e viu seu sonho de título começar a se desmanchar. Ele ainda tentou uma prova de recuperação, com mudança de estratégia, mas terminou apenas na 7ª posição. Felipe Massa largou da pole position e liderou a corrida até o seu segundo pit stop. Mas, com o mau desempenho de Hamilton e a colocação de Fernando Alonso (além da falta de ritmo de seu carro), Massa cedeu a posição para o companheiro nos boxes.
     O campeonato terminou com Kimi Raikkonen campeão com 110 pontos. Lewis Hamilton fechou o ano com 109 pontos, assim como Fernando Alonso. Felipe Massa, quarto colocado na tabela de classificação, somou 94 pontos ao longo da temporada.

Classificação final do GP do Brasil
1º K. Raikkonen Ferrari 1h28'15"270

2º F. Massa Ferrari + 1"493
3º F. Alonso McLaren + 57"019
4º N. Rosberg Williams + 1'02"848
5º R. Kubica BMW + 1'10"957
6º N. Heidfeld BMW + 1'11"317
7º L. Hamilton McLaren - 1 volta
8º J. Trulli Toyota - 1 volta
9º D. Coulthard Red Bull - 1 volta
10º K. Nakajima Williams - 1 volta
11º R. Schumacher Toyota - 1 volta
12º T. Sato Super Aguri - 2 voltas
13º V. Liuzzi Toro Rosso - 2 voltas
14º A. Davidson Super Aguri - 3 voltas
NC A. Sutil Spyker - 28: freios
NC R. Barrichello Honda - 31: motor
NC H. Kovalainen Renault - 36: rodada
NC S. Vettel T. Rosso - 37: hidrául.
NC J. Button Honda - 51: motor
NC M. Webber Red Bull - 57: transm.
NC S. Yamamoto Spyker - 69: ac.c/Fis
NC G. Fisichella Renault - 69: ac.c/Yam

Melhores voltas na corrida
1º K. Raikkonen Ferrari 66ª 1'12"445

2º L. Hamilton McLaren 58ª 1'12"506
3º F. Massa Ferrari 71ª 1'12"584
4º R. Kubica BMW 61ª 1'12"686
5º K. Nakajima Williams 69ª 1'13"116
6º F. Alonso McLaren 59ª 1'13"150
7º N. Rosberg Williams 56ª 1'13"159
8º J. Trulli Toyota 68ª 1'13"361
9º R. Schumacher Toyota 65ª 1'13"368
10º N. Heidfeld BMW 53ª 1'13"452
11º V. Liuzzi Toro Rosso 56ª 1'13"643
12º J. Button Honda 20ª 1'14"039
13º D. Coulthard Red Bull 22ª 1'14"195
14º A. Davidson S. Aguri 64ª 1'14"329
15º M. Webber Red Bull 13ª 1'14"398
16º S. Vettel Toro Rosso 18ª 1'14"423
17º R. Barrichello Honda 32ª 1'14"742
18º H. Kovalainen Renault 31ª 1'14"891
19º T. Sato S. Aguri 39ª 1'14"914
20º A. Sutil Spyker 13ª 1'15"202
21º S. Yamamoto Spyker 2ª 1'50"404
22º G. Fisichella Renault 2ª 2'02"680

Todos os pit stops
V. Liuzzi Toro Rosso 1ª 34"899
H. Kovalainen Renault 1ª 34"164
R. Kubica BMW 19ª 27"933
F. Massa Ferrari 20ª 29"333
K. Raikkonen Ferrari 21ª 29"163
F. Alonso McLaren 22ª 28"964
J. Trulli Toyota 22ª 26"528
S. Vettel Toro Rosso 22ª 28"329
L. Hamilton McLaren 22ª 26"753
A. Davidson S. Aguri 22ª 28"718
A. Sutil Spyker 22ª 26"873
N. Rosberg Williams 23ª 29"534
D. Coulthard Red Bull 23ª 27"421
N. Heidfeld BMW 25ª 27"047
T. Sato S. Aguri 25ª 29"890
A. Davidson S. Aguri 24ª 1'10"907
A. Sutil Spyker 26ª 3'16"198
A. Sutil Spyker 27ª 6'27"011
A. Sutil Spyker 29ª 7'00"218
R. Barrichello Honda 30ª 44"516
V. Liuzzi Toro Rosso 30ª 1'08"642
K. Nakajima Williams 31ª 34"201
R. Schumacher Toyota 33ª 34"708
L. Hamilton McLaren 36ª 53"221
R. Kubica BMW 38ª 53"502
A. Sutil Spyker 38ª 7'32"506
D. Coulthard Red Bull 42ª 55"797
J. Trulli Toyota 43ª 52"789
T. Sato S. Aguri 44ª 58"590
A. Davidson S. Aguri 48ª 1'39"472
F. Massa Ferrari 50ª 56"307
N. Heidfeld BMW 51ª 53"554
F. Alonso McLaren 52ª 55"433
K. Raikkonen Ferrari 53ª 55"329
N. Rosberg Williams 54ª 57"932
V. Liuzzi Toro Rosso 54ª 1'36"124
L. Hamilton McLaren 56ª 1'18"482
R. Kubica BMW 58ª 1'18"722
K. Nakajima Williams 61ª 1'02"907
R. Schumacher Toyota 61ª 1'02"690
J. Trulli Toyota 63ª 1'18"668

Melhor volta no fim-de-semana
1º F. Massa Ferrari TL3 1'11"810

2º L. Hamilton McLaren TL3 1'11"934
3º K. Raikkonen Ferrari TL3 1'11"942
4º F. Alonso McLaren QU3 1'12"356
5º M. Webber Red Bull TL3 1'12"446
6º J. Trulli Toyota TL3 1'12"461
7º R. Barrichello Honda TL3 1'12"478
8º N. Heidfeld BMW TL3 1'12"579
9º R. Kubica BMW QU2 1'12"641
10º N. Rosberg Williams QU2 1'12"752
11º S. Vettel Toro Rosso TL3 1'12"767
12º D. Coulthard Red Bull QU2 1'12"846
13º V. Liuzzi Toro Rosso TL3 1'12"893
14º G. Fisichella Renault TL3 1'12"913
15º J. Button Honda TL3 1'13"015
16º R. Schumacher Toyota TL3 1'13"046
17º H. Kovalainen Renault TL3 1'13"090
18º K. Nakajima Williams RAC 1'13"116
19º A. Davidson S. Aguri TL3 1'13"299
20º T. Sato S. Aguri TL3 1'13"331
21º A. Sutil Spyker TL3 1'13"684
22º S. Yamamoto Spyker TL3 1'13"872

Nenhum comentário:

Postar um comentário