quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Toyota fora da F1 após 8 temporadas

A escuderia japonesa Toyota anunciou nesta quarta-feira (4) que não participará mais do Campeonato Mundial de Fórmula 1. Em comunicado à imprensa, os japonenses justificaram a retirada da Fórmula 1 devido ao impacto da crise econômica internacional no setor automotivo. "A Toyota Motor Corporation, que via sua participação na Fórmula 1 como contributiva para a prosperidade da cultura automotiva, continuou dedicada a competir no ápice do esporte a motor mesmo em face das abruptas mudanças econômicas que começaram ano passado. Entretanto, ao se considerar as atividades esportivas do TMC para o ano que vem, além de um ponto de vista a médio prazo, refletindo a severa realidade econômica atual, a TMC decidiu se retirar da Fórmula 1".

Ainda no comunicado oficial, a Toyota Motor Corporation "também deseja expressar a sua gratidão sincera a todos os pilotos que correram na Toyota e a todos os empregados que ajudaram a tornar possíveis as conquistas da equipe".

Em relação aos seus ex-funcionários sem amparo, "a TMC pretende fazer o seu melhor para encontrar uma solução para essas partes afetadas pela inconveniência que esta decisão pode causar".

O nota esclarece, ainda, que a montadora não está deixando o automobilismo. "A Toyota não só vai correr em diversas categorias, como também vai contribuir para o desenvolvimento do esporte a motor, apoiando o automobilismo de base e planejando eventos que sejam fáceis para as pessoas participarem".

Números da Toyota na Fórmula 1 (fonte: arquivo pessoal):
- 8 temporadas (2002 a 2009);
- 139 Grandes Prémios (de Aus 2002 a Abu 2009);
- 3 pole positions (EUA 2005, Jap 2005 e Bah 2009);
- 3 melhores voltas (Bél 2005, Bah 2009 e Eur 2009);
- 13 podiums;
- 278,5 pontos;
- 66 voltas na liderança;
- 341 kms na liderança;
- 14.363 voltas percorridas;
- 69.876 kms percorridos;
- 10 pilotos (Cristiano da Matta, Timo Glock, Kamui Kobayashi, Allan McNish, Olivier Panis, Mika Salo, Ralf Schumacher, Jarno Trulli e Ricardo Zonta).

Nenhum comentário:

Postar um comentário