O piloto sueco Gunnar Nilsson nasceu em 1948 e começou a correr em 1972, passando pela Fórmula V e Super V. Em 1975 correu na Fórmula 3 inglesa, onde foi o campeão do torneio BP. Convidado por Chapman para guiar pela Lotus, estreou na Fórmula 1 em 1976 no GP da África do Sul, substituindo outro sueco na equipe, Ronnie Peterson.
Nilsson fez uma boa temporada no seu ano de estreia: foi 3º na Espanha e Áustria, 5º na Alemanha e 6º no Japão. 1977 foi ainda melhor: Gunnar Nilsson venceu o GP da Bélgica, além de obter o 3º lugar na Grã-Bretanha, 4º na França, 5º no Brasil e na Espanha, terminando o campeonato na oitava posição, com 20 pontos. Nilsson estava no auge ao final da temporada, chegando a ser considerado, tanto na Suécia como no mundo automobilístico, como o herdeiro do ‘voador’ Ronnie Peterson.
Porém, uma notícia bomba atingiu o esporte à motor no final do ano: o brilhante piloto sueco Gunnar Nilsson, estava com Câncer. Nilsson foi substituído na Lotus por Ronnie Peterson em 1978 (a quem ironicamente ele havia substituído na mesma equipe em 1976). Nilsson criou uma ONG para ajudar crianças com câncer na Suécia, e veio a falecer há exatos 33 anos, em 20 outubro de 1978, um mês depois do trágico acidente de Peterson em Monza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário