terça-feira, 26 de julho de 2011

Juazeiro do Norte

Vou repetir abaixo trecho de um post que escrevi em 2008, quando o Criciúma jogou em Juazeiro do Norte pela Copa do Brasil:

O Tigre joga bem longe de casa, em Juazeiro do Norte, Sudeste do Estado do Ceará, aproximadamente 600 km de Fortaleza. E a cidade é um pouco maior que Criciúma. Segundo informações colhidas na cidade, a população é de aproximadamente 240 mil habitantes.

Para vocês terem uma ideia, para chegar em Juazeiro do Norte, temos que sair de Criciúma de carro até Florianópolis, pegar o voo com destino a São Paulo, fazer a conexão em Guarulhos para Fortaleza, chegando na capital cearense aproximadamente 6 horas depois do embarque no Aeroporto Hercílio Luz. Isso voando com a TAM. Depois, tem um voo da GOL que leva uma hora de Fortaleza a Juazeiro do Norte.

Juazeiro do Norte era inicialmente um distrito da cidade vizinha chamada Crato, até que o jovem Padre Cícero Romão Batista resolveu se fixar como pároco no lugarejo. Padre Cícero foi responsável então pela emancipação e independência da cidade. Por conta do chamado "milagre de Juazeiro" (quando Padre Cícero deu a hóstia sagrada à beata Maria de Araújo, a hóstia se transformou em sangue), a figura do padre assumiu características místicas e passou a ser venerado pelo povo como um santo. Hoje a cidade é a segunda do estado e referência no Nordeste graças ao padre.

O suposto milagre da hóstia: Durante uma missa em 6 de março de 1889, Padre Cícero ministrava a comunhão aos fiéis, quando ministrou o sacramento à beata Maria de Araújo a hóstia se transformou em sangue. O fato teria se repetido diversas vezes durante cerca de dois anos. A população logo atribuiu ser um milagre. Beata Maria de Araújo.Padre Cícero, cauteloso, pediu à diocese que enviasse uma comissão para investigar o fenômeno e pediu aos fiéis que não comentassem a respeito do mesmo, porém este pedido foi em vão, a notícia logo se espalhou por toda a região Nordeste e em uma rapidez extraordinária chegou ao sul do país. A comissão era formada pelo Dr. Marcos Rodrigues Madeira (médico do Rio de Janeiro), Dr. Ildefonso Correia Lima (médico e professor da Faculdade do Rio de Janeiro), Joaquim Secundo Chaves (farmacêutico), e diversos padres da região. Após longos estudos, inclusive podendo testemunhar o fenômeno da transformação por diversas vezes, a comissão concluiu que o "facto da ordem dos observados não podem ser explicados pelo jogo natural dos agentes naturaes, sendo forçoso acceitar a intervenção de um agente inteligente occulto que represente a causa, o qual, no caso em questão, acredito em ser Deus" (trecho de carta escrita pelo Dr. Ildefonso Correia Lima e reconhecida a letra em firma pelo cartório do Crato). Apesar da comissão provar que não existe explicação para o fenômeno, o bispo Dom Joaquim declarou que o fenômeno era uma farsa, mandou enclausurar a beata Maria de Araújo em um convento e suspendeu as ordens sacerdotais de Padre Cícero.

Quando falamos em turismo, Naturalmente o ramo que se destaca é o do turismo religioso, porém há um plano integrado de turismo entre várias cidades da região do Cariri, promovendo a Religião, os fósseis, as belezas naturais, a cultura e a História do Cariri. Juazeiro por ser a maior cidade da região e ter a melhor infra-estrutura é a preferida dos turistas como base. Um dado que comprova o crescimento do turismo na região é o fato de que o Aeroporto Regional do Cariri situado em Juazeiro obteve o maior crescimento percentual do Brasil em 2006.
 
     Separei duas imagens: uma da vista da cidade a partir do Mirante do CCBNB e outra da estátua de Padre Cícero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário