Há exatos 40 anos, em 31/07/1977, Niki Lauda venceu o GP da Alemanha, pela Ferrari, a 14ª de suas 25 vitórias na Fórmula 1, e a 67ª da Ferrari.
Naquele ano, o alemão Günther Schmidt fundava a equipe alemã ATS, sigla de "Auto Technisches Spezialzubehör", usando antigos chassis da equipe Penske. A ATS estreou na categoria conquistando um ponto no GP do Estados Unidos Oeste, em Long Beach, com o francês Jean-Pierre Jarier.
A ATS continuou com um único piloto até o GP da Alemanha, em Hockeheim. Em casa, para agradar patrocinadores e torcida local, a equipe convidou para segundo piloto o alemão Hans Heyer, que tinha pouca experiência com monopostos, pois geralmente competia com carros esporte. Porém, Heyer conhecia bem o traçado de Hockenheim, que voltava naquele ano a sediar o GP da Alemanha.
O piloto alemão, no qualifying, ficou mais de 5 segundos atrás do pole position, Jody Scheckter, não conseguindo classificação para a corrida. Mas, com a ajuda de alguns amigos, que eram comissários de pista em Hockenheim, Heyer ficou dentro de seu carro no pit da ATS. Na primeira volta, Heyer foi para a pista, de forma ilegal, largando dos boxes.
Na 9ª volta, o piloto alemão abandonou o GP com problemas no câmbio. Depois da corrida, mesmo abandonando, Heyer foi desclassificado do GP da Alemanha 1977. Histórias da Fórmula 1...
Naquele ano, o alemão Günther Schmidt fundava a equipe alemã ATS, sigla de "Auto Technisches Spezialzubehör", usando antigos chassis da equipe Penske. A ATS estreou na categoria conquistando um ponto no GP do Estados Unidos Oeste, em Long Beach, com o francês Jean-Pierre Jarier.
A ATS continuou com um único piloto até o GP da Alemanha, em Hockeheim. Em casa, para agradar patrocinadores e torcida local, a equipe convidou para segundo piloto o alemão Hans Heyer, que tinha pouca experiência com monopostos, pois geralmente competia com carros esporte. Porém, Heyer conhecia bem o traçado de Hockenheim, que voltava naquele ano a sediar o GP da Alemanha.
O piloto alemão, no qualifying, ficou mais de 5 segundos atrás do pole position, Jody Scheckter, não conseguindo classificação para a corrida. Mas, com a ajuda de alguns amigos, que eram comissários de pista em Hockenheim, Heyer ficou dentro de seu carro no pit da ATS. Na primeira volta, Heyer foi para a pista, de forma ilegal, largando dos boxes.
Na 9ª volta, o piloto alemão abandonou o GP com problemas no câmbio. Depois da corrida, mesmo abandonando, Heyer foi desclassificado do GP da Alemanha 1977. Histórias da Fórmula 1...
Nenhum comentário:
Postar um comentário