Autódromo de Silverstone, Inglaterra, 13 de maio de 1950. O italiano Giuseppe Farina entra para a história do automobilismo como o primeiro vencedor da Fórmula 1. Em um sábado ensolarado, a oportunidade de ver os gigantes do automobilismo competirem reuniu uma multidão de 100 mil pessoas à vila de Northamptonshire de Silverstone.
Antes da corrida, os pilotos foram recepcionados pelo Rei George VI e sua família. Um total de 21 carros alinharam para esta corrida histórica.
Dezoito segundos separaram pole position, o italiano Giuseppe Farina, do último colocado no grid de largada, o belga Johnny Claes. Os primeiros colocados no grid eram os Alfas de Farina, Fagioli, Fangio e Parnell. Uma bandeira da Argentina em homenagem ao piloto Juan Manuel Fangio foi vista nas arquibancadas, mas o sul-americano não completou a corrida: com problemas em seu carro, abandonou faltando oito voltas para o final.
A Alfa Romeo dominou o GP, com Farina em 1º, Fagioli em 2º e o piloto local Reg Parnell em 3º. O 4º colocado, Yves Giraud Cabantous, pilotando um Talbot, chegou duas voltas atrás do vencedor. Foi um bom começo, pois com um grande público presente, os organizadores tiveram certeza que a nova competição iria longe.
Antes da corrida, os pilotos foram recepcionados pelo Rei George VI e sua família. Um total de 21 carros alinharam para esta corrida histórica.
Dezoito segundos separaram pole position, o italiano Giuseppe Farina, do último colocado no grid de largada, o belga Johnny Claes. Os primeiros colocados no grid eram os Alfas de Farina, Fagioli, Fangio e Parnell. Uma bandeira da Argentina em homenagem ao piloto Juan Manuel Fangio foi vista nas arquibancadas, mas o sul-americano não completou a corrida: com problemas em seu carro, abandonou faltando oito voltas para o final.
A Alfa Romeo dominou o GP, com Farina em 1º, Fagioli em 2º e o piloto local Reg Parnell em 3º. O 4º colocado, Yves Giraud Cabantous, pilotando um Talbot, chegou duas voltas atrás do vencedor. Foi um bom começo, pois com um grande público presente, os organizadores tiveram certeza que a nova competição iria longe.
Resultado final da corrida:
1º G. Farina Alfa Romeo 2h13'23"6
2º L. Fagioli Alfa Romeo + 2"6
3º R. Parnell Alfa Romeo + 52"0
4º Y. Giraud-C. Talbot-Lago - 2 voltas
5º L. Rosier Talbot-Lago - 2 voltas
6º B. Gerard ERA - 3 voltas
7º C. Harrison ERA - 3 voltas
8º P. Etancelin Talbot-Lago - 5 voltas
9º D. Hampshire Maserati - 6 voltas
10º J. Fry Maserati
B. Shawe-Taylor Maserati - 6 voltas
11º J. Claes Talbot-Lago - 6 voltas
Não completaram
12º J. Fangio Alfa Romeo - 8: óleo
13º J. Kelly Alta - 13: abandono
14º P. Bira Maserati - 21: combustível
15º D. Murray Maserati - 26: motor
16º G. Crossley Alta - 27: transmisão
17º E. Graffenried Maserati - 34: motor
18º L. Chiron Maserati - 24: embreagem
19º E. Martin Talbot - 62: óleo
20º P. Walker ERA
T. Rolt ERA - 65: câmbio
21º L. Johnson ERA - 68: compressor
Nenhum comentário:
Postar um comentário