A FIA publicou na tarde desta quarta-feira o novo regulamento esportivo para a temporada 2010 da Fórmula 1. O objetivo das novas normas é adequar o regulamento aos 26 carros que alinharão a cada grid de largana na próxima temporada.
Dois pontos importantes do regulamento permanecerão inalterados: A FIA confirmou que o atual formato de pontos segue sem alteração para 2010, contrariando o desejo de Bernie Ecclestone, que queria o campeão decidido por número de vitórias (coisa de louco, Bernie). Já as mantas térmicas, que inicialmente seriam proibidas, estão mantidas para aquecimento dos pneus no próximo campeonato.
A primeira grande mudança foi feita no procedimento do treino classificatório. Os sessenta minutos serão divididos em três partes. Porém, os oito pilotos mais lentos da primeira fase, que terá duração de 20 minutos, serão eliminados. Na segunda parte, de 15 minutos, mais oito competidores ficarão de fora, permitindo que os dez mais rápidos desta fase disputem a pole-position no Q3, que terá 10 minutos. Na parte decisiva do treino, e como forma de agradar aos fãs, a FIA estabeleceu que os pilotos terão de realizar o treino com pouco combustível.
Outra alteração importante será a proibição do reabastecimento durantes os GPs para próxima temporada. Com isso, o peso mínimo dos carros sobe para 620 kg, devido ao aumento da capacidade do tanque de combustível e a da utilização do KERS, que continua opcional.
Dois pontos importantes do regulamento permanecerão inalterados: A FIA confirmou que o atual formato de pontos segue sem alteração para 2010, contrariando o desejo de Bernie Ecclestone, que queria o campeão decidido por número de vitórias (coisa de louco, Bernie). Já as mantas térmicas, que inicialmente seriam proibidas, estão mantidas para aquecimento dos pneus no próximo campeonato.
A primeira grande mudança foi feita no procedimento do treino classificatório. Os sessenta minutos serão divididos em três partes. Porém, os oito pilotos mais lentos da primeira fase, que terá duração de 20 minutos, serão eliminados. Na segunda parte, de 15 minutos, mais oito competidores ficarão de fora, permitindo que os dez mais rápidos desta fase disputem a pole-position no Q3, que terá 10 minutos. Na parte decisiva do treino, e como forma de agradar aos fãs, a FIA estabeleceu que os pilotos terão de realizar o treino com pouco combustível.
Outra alteração importante será a proibição do reabastecimento durantes os GPs para próxima temporada. Com isso, o peso mínimo dos carros sobe para 620 kg, devido ao aumento da capacidade do tanque de combustível e a da utilização do KERS, que continua opcional.
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