O que parecia inimaginável vai acontecer no automobilismo mundial. A F1 será dividida em duas no ano que vem e não vai ter Ferrari, McLaren e suas principais forças. A Fota emitiu um comunicado na noite desta quinta-feira (18), quase sexta no horário inglês, dizendo que não chegou a um acordo com a FIA e que vai formar um novo campeonato em 2010.
O racha parecia distante depois dos últimos acontecimentos de uma longa novela de quase 50 dias. Os capítulos mais recentes apontavam um acordo entre a Associação das Equipes e a Federação Internacional de Automobilismo, que divergiam sobre o regulamento do ano que vem, sobretudo pela imposição de Max Mosley de um limite orçamentário. A FIA pretendia aumentar o valor inicialmente proposto, de £ 40 milhões para £ 100 milhões, mas em 2011 obrigaria as equipes a aceitarem a primeira quantia como teto. A Fota estava disposta a ceder, e uma reunião nesta quinta deveria dar fim à história, já que a sexta foi dada como prazo final para a inscrição em definitivo das equipes que disputam o atual campeonato, exceto Williams e Force India.
Na nota "Fota unida no futuro", a entidade que representa os times explicou que a FIA e a "o detentor dos direitos comerciais", que vem a ser Bernie Ecclestone "fizeram campanha" para dividi-la. "Os desejos da maioria das equipes foram ignorados", bradou a Fota, reclamando da parca divisão dos lucros da F1.
O comunicado é assinado por Ferrari, McLaren, BMW, Renault, Toyota, Red Bull, Toro Rosso e Brawn. São os trechos mais importantes:
"Desde a formação da Fota em setembro, as equipes têm trabalhado unidas e procuraram engajar a FIA e o detentor dos direitos comerciais para desenvolver e melhorar o esporte." (...) "Uma crise financeira sem precedentes colocou diante da comunidade da F1 enormes desafios. A Fota orgulha-se de ter estipulado medidas substanciais de corte de custos, as maiores na história de nosso esporte" (...) "As equipes de fábrica em particular ofereceram assistência aos times independentes, alguns dos quais provavelmente não estariam no esporte se não fossem as iniciativas da FOTA. As equipes da FOTA concordaram voluntariamente em reduzir seus custos de forma a chegar a um modelo sustentável para o futuro" (...) "Em seguida a esses esforços, todos os times confirmaram à FIA e ao detentor dos direitos comerciais sua disposição de assumir um compromisso até o fim de 2012" (...) "A FIA e o detentor dos direitos comerciais fizeram uma campanha para dividir a Fota" (...) "Os desejos da maioria das equipes foram ignorados. Além disso, dezenas de milhões de dólares dos times foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais desde 2006. Apesar disso e da ausência de um ambiente favorável a um compromisso, a FOTA genuinamente procurou esse compromisso" (...) "Ficou claro, assim, que as equipes não podem continuar a assumir tal compromisso relativo aos valores fundamentais do esporte, e declinaram de alterar suas inscrições condicionais para o Campeonato Mundial de 2010" (...) "Estas equipes, assim, não têm outra alternativa que não iniciar a preparação para um novo Campeonato que reflita os valores de seus participantes e parceiros. Esta categoria terá uma gestão transparente, um único regulamento, vai encorajar a entrada de novas equipes e escutar os desejos dos fãs, inclusive oferecendo preços de ingressos mais baixos em todo o mundo, assim como a novos parceiros e acionistas" (...) "A maioria dos pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e companhias historicamente associadas ao mais alto nível do automobilismo estarão todos do lado dessa nova categoria."
O racha parecia distante depois dos últimos acontecimentos de uma longa novela de quase 50 dias. Os capítulos mais recentes apontavam um acordo entre a Associação das Equipes e a Federação Internacional de Automobilismo, que divergiam sobre o regulamento do ano que vem, sobretudo pela imposição de Max Mosley de um limite orçamentário. A FIA pretendia aumentar o valor inicialmente proposto, de £ 40 milhões para £ 100 milhões, mas em 2011 obrigaria as equipes a aceitarem a primeira quantia como teto. A Fota estava disposta a ceder, e uma reunião nesta quinta deveria dar fim à história, já que a sexta foi dada como prazo final para a inscrição em definitivo das equipes que disputam o atual campeonato, exceto Williams e Force India.
Na nota "Fota unida no futuro", a entidade que representa os times explicou que a FIA e a "o detentor dos direitos comerciais", que vem a ser Bernie Ecclestone "fizeram campanha" para dividi-la. "Os desejos da maioria das equipes foram ignorados", bradou a Fota, reclamando da parca divisão dos lucros da F1.
O comunicado é assinado por Ferrari, McLaren, BMW, Renault, Toyota, Red Bull, Toro Rosso e Brawn. São os trechos mais importantes:
"Desde a formação da Fota em setembro, as equipes têm trabalhado unidas e procuraram engajar a FIA e o detentor dos direitos comerciais para desenvolver e melhorar o esporte." (...) "Uma crise financeira sem precedentes colocou diante da comunidade da F1 enormes desafios. A Fota orgulha-se de ter estipulado medidas substanciais de corte de custos, as maiores na história de nosso esporte" (...) "As equipes de fábrica em particular ofereceram assistência aos times independentes, alguns dos quais provavelmente não estariam no esporte se não fossem as iniciativas da FOTA. As equipes da FOTA concordaram voluntariamente em reduzir seus custos de forma a chegar a um modelo sustentável para o futuro" (...) "Em seguida a esses esforços, todos os times confirmaram à FIA e ao detentor dos direitos comerciais sua disposição de assumir um compromisso até o fim de 2012" (...) "A FIA e o detentor dos direitos comerciais fizeram uma campanha para dividir a Fota" (...) "Os desejos da maioria das equipes foram ignorados. Além disso, dezenas de milhões de dólares dos times foram retidos pelo detentor dos direitos comerciais desde 2006. Apesar disso e da ausência de um ambiente favorável a um compromisso, a FOTA genuinamente procurou esse compromisso" (...) "Ficou claro, assim, que as equipes não podem continuar a assumir tal compromisso relativo aos valores fundamentais do esporte, e declinaram de alterar suas inscrições condicionais para o Campeonato Mundial de 2010" (...) "Estas equipes, assim, não têm outra alternativa que não iniciar a preparação para um novo Campeonato que reflita os valores de seus participantes e parceiros. Esta categoria terá uma gestão transparente, um único regulamento, vai encorajar a entrada de novas equipes e escutar os desejos dos fãs, inclusive oferecendo preços de ingressos mais baixos em todo o mundo, assim como a novos parceiros e acionistas" (...) "A maioria dos pilotos, estrelas, marcas, patrocinadores, promotores e companhias historicamente associadas ao mais alto nível do automobilismo estarão todos do lado dessa nova categoria."
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