sexta-feira, 30 de maio de 2008

Criciúma perde dois pênaltis e o jogo em Maceió

     O Criciúma foi até Maceió e acabou derrotado por 1x0 pelo CRB, em partida válida pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série "B". Mas o tricolor poderia ter ganho o jogo, já que Beto e Valdeir desperdiçaram uma cobrança de pênalti cada.
 
     A primeira boa chance de gol foi do CRB, logo aos cinco minutos: após cruzamento da esquerda, Rafinha cabeceou no canto direito e exigiu bela defesa de Zé Carlos, já que a bola bateu no chão e quase enganou o goleiro tricolor. A resposta do Criciúma aconteceu aos 10: Beto cobrou escanteio da direita, mas o zagueiro Cláudio Luiz cabeceou desequilibrado, pela linha de fundo.
 
     Aos 35, Patric invadiu a área pela direita e foi derrubado, mas Beto foi para a cobrança e perdeu o primeiro pênalti da noite. No final do primeiro tempo, Rafinha cobrou escanteio da direita, Zé Carlos saiu mal do gol e Plínio, de cabeça marcou o único gol do jogo.
 
     Na segunda etapa, o jogo caiu tecnicamente e a melhor chance de gol foi do Criciúma, novamente em cobrança de pênalti. Aos 21 minutos, Jael invadiu a área e foi derrubado pelo goleiro Jonatas. Valdeir assumiu a responsabilidade, foi para a cobrança e a bola bateu novamente na trave.
 
     No final do jogo, duas boas chances, uma para cada equipe: pelo Criciúma, Luis André cruzou para Zulu, que cabeceou no canto esquerdo, mas o goleiro Jonatas fez bela defesa. A chance do CRB foi desperdiçada por Júnior Amorim, que recebeu cruzamento de Jamba e, na cara do goleiro Zé Carlos, perdeu o gol, chutando à esquerda de Zé Carlos.
 
     O próximo compromisso tricolor na Série "B" do Brasileirão será no outro sábado, 7 de junho, quando receberá o Bahia, no Estádio Heriberto Hülse.

quarta-feira, 28 de maio de 2008

Barrichello sente falta de vitórias. Só agora?

     Depois de ficar um ano e meio sem marcar um ponto sequer na Fórmula 1, Rubens Barrichello falou sobre outro jejum que o incomoda, a falta de vitórias. O último triunfo de Rubinho foi no GP da China 2004, pela Ferrari.
 

 
     "Eu sinto falta de vencer as corridas e, na verdade, essa falta é terrível", declarou o brasileiro, que não quer nem saber de aposentadoria.
 
     "Claro que o tempo para todos vai chegar, mas eu me sinto bem física e mentalmente. Estou aproveitando o momento, mas estou pilotando bem. Ainda não tenho uma idade definida para largar as corridas. Minha mente continua dizendo sim para as corridas. Só preciso de um carro rápido para competir”, comentou o piloto, que continua festejando a chegada de Ross Brawn, com quem trabalhou na escuderia de Maranello entre 2000 e 2005.
 
     "Estou motivado, e com a chegada de Ross Brawn, sinto que estamos em processo de mudança. Outros resultados positivos virão e poderemos mostrar nosso potencial nas próximas corridas. Basta ver as maneiras como ele trata as coisas, determinado em fazer as coisas acontecerem. Fui um grande fã dele na Ferrari, mas ao vê-lo agora, garanto que está trabalhando melhor. Ele é igual a mim, ficou mais velho e melhor", brincou o piloto que mais vezes largou na Fórmula 1.

Uma vitória e uma derrota nas categorias de base

     As equipes das categorias júnior e juvenil do Criciúma entraram em campo na tarde desta quarta-feira, 28 de maio, em jogos válidos pelo Campeonato Catarinense. Os garotos do Criciúma enfrentaram os garotos do Metropolitano, no Campo do Itaúna, em Siderópolis.
 
     No primeiro jogo, válido pela categoria juvenil, o Criciúma venceu a equipe de Blumenau por 2x0. Filipe, aos 13 minutos do primeiro tempo, e Ramon, aos 28 da etapa complementar, marcaram os gols da vitória tricolor.
 
     Já a equipe júnior decepcionou e acabou derrotada pelo Metropolitano por 1x0. Rodrigo, aos 31 minutos do segundo tempo, marcou o gol da vitória da equipe de Blumenau.
 
     Os próximos compromissos das categorias de base do Tigre será na outra quarta-feira, 4 de junho, contra os garotos do Guarani, em jogos marcados para o campo da A. A. São Luiz, em Criciúma.
 
     Os jogos contra o Figueirense, que estavam marcados para o próximo sábado, 31 de maio, em Palhoça, foram transferidos para o dia 24 de junho.

Arbitragem para CRB x Criciúma

     A Confederação Brasileira de Futebol realizou na tarde desta quarta-feira, 28 de maio, em sua sede, no Rio de Janeiro, a escala de arbitragem dos jogos da próxima sexta-feira, válidos pela 4ª rodada do Campeonato Brasileiro - Série "B".
 
     Para o jogo CRB x Criciúma, que será realizado em Maceió, foi indicado por intermédio de sorteio o árbitro goiano André Luiz de Freitas Castro, que será auxiliado pelos pernambucanos Albino Andrade Albert Junior e Alcides Augusto de Lira Junior.
 
     O quarto árbitro será o alagonano Flavio Feijó de Omena e o observador de arbitragem será Hércules Martins, também de Alagoas.
 
     O site www.criciumaesporteclube.com.br transmitirá o jogo ao vivo, em tempo real, a partir das 20h15min. Participe do Bolão do Brasileirão, que distribuirá vários prêmios durante a disputa do Campeonato Brasileiro - Série "B".

Presidente da Ferrari pede desculpas a Massa

     As críticas mudaram de lado de repente para o piloto brasileiro Felipe Massa, após o GP de Mônaco. Criticado por cometer erros nas primeiras provas da temporada, ele viu a Ferrari se tornar a vilã ao errar a estratégia na prova do último domingo e até ouviu um pedido desculpas.
 
     "Peço desculpas por Mônaco", disse Luca di Montezemolo, presidente da Ferrari, ao canal Sky. Pole Position, Massa viu as chances de vitória diminuírem com a mudança de estratégia promovida pela equipe, para uma parada só.
 
     O próprio piloto brasileiro já havia colocado a culpa na escuderia, após a prova. Ao contrário de Montezemolo, o diretor esportivo da equipe, Stefano Domenticali, optou por exaltar o bom desempenho nos treinos classificatórios.
 
     "Com a pole, demonstramos que somos competitivos na pista deles, Mônaco, que teoricamente era uma corrida para a McLaren. Fizemos a pole position com uma grande estratégia", disse o diretor.
 
     Com a mudança na estratégia, baseada nas condições climáticas, o brasileiro terminou a prova na terceira colocação, atrás do inglês Lewis Hamilton, da McLaren, vencedor do GP de Mônaco, e do polonês Robert Kubica, da BMW.

terça-feira, 27 de maio de 2008

Começam treinos para encarar o CRB

     Nesta segunda-feira, 26 de maio, o técnico Gelson da Silva realizou o primeiro coletivo visando o próximo compromisso na Série "B" do Campeonato Brasileiro nesta sexta-feira, 30 de maio, contra o CRB em Maceió.
 
     Sem contar com o zagueiro Wescley, que sentiu novamente dores na mesma coxa, e com o volante Basílio, com problemas musculares, o treinador tricolor efetuou duas mudanças na equipe: na zaga, o retorno do experiente Silvio Criciúma, que treinou ao lado de Claudio Luiz e William Amaral no setor defensivo. No meio, Valdeir voltou a treinar nos titulares, ao lado de Adriano, Coutinho e Luis André.
 
     Gelson da Silva ainda promoveu outra alterção na equipe tricolor durante o treino: na lateral-esquerda, Cláudio, que deverá ter sua chance entre os titulares na sexta-feira, entrou no lugar de Emerson Ávila.

domingo, 25 de maio de 2008

Indy 500 já tirou a vida de 40 pilotos

     As 500 Milhas de Indianápolis é a maior corrida do automobilismo mundial e uma das mais trágicas, com dezenas de acidentes fatais: Abaixo a lista dos pilotos que perderam a vida no oval de Indianápolis:
 
1. 1909 - William Bourque (corrida)
2. 1910 - Tony Kincaid (corrida)
3. 1911 - Harry Martin (corrida)
4. 1919 - Louis LeCocq (corrida)
5. 1919 - Arthur Thurman (corrida)
5. 1926 - Herbert Jones (corrida)
6. 1929 - Bill Spence (corrida)
7. 1931 - Joe Caccida (teste)
8. 1932 - Milton Jones (teste)
9. 1932 - William Denver (teste)
10. 1933 - Mark Billman (corrida)
11. 1933 - Lester Spangler (corrida)
12. 1934 - Peter Kreis (teste)
13. 1935 - Clay Weatherly (corrida)
14. 1935 - Johnny Hannon (teste)
15. 1935 - Stubby Stubblefield (teste)
16. 1939 - Floyd Roberts (corrida)
17. 1940 - George Bailey (teste)
18. 1947 - Shorty Cantlon (corrida)
19. 1948 - Ralph Hepburn (teste)
20. 1949 - George Metzler (teste)
21. 1953 - Carl Scarborough (corrida)
22. 1953 - Chet Miller (teste)
23. 1955 - Bill Vukovich (teste)
24. 1955 - Manuel Ayulo (teste)
25. 1957 - Keith Andrews (teste)
26. 1958 - Pat O'Connor (corrida)
27. 1959 - Jerry Unser (teste)
28. 1959 - Bob Cortner (teste)
29. 1961 - Tony Bettenhausen Sr. (teste)
30. 1964 - Eddie Sachs (corrida)
31. 1964 - Dave MacDonald (corrida)
32. 1966 - Chuck Rodee (teste)
33. 1968 - Mike Spence (teste)
34. 1972 - Jim Malloy (teste)
35. 1973 - Art Pollard (teste)
36. 1973 - Swede Savage (corrida)
37. 1982 - Gordon Smiley (teste)
38. 1992 - Jovy Marcelo (teste)
39. 1996 - Scott Brayton (teste)
40. 2003 - Tony Renna (teste)
 
Outras curiosidades das 500 Milhas de Indianápolis:
 
* Em oito ocasiões, o percurso das 500 Milhas foi menor que o sugerido pelo nome da prova. Na sexta edição, em 1916, por decisão prévia dos organizadores, que programaram a disputa para 300 milhas. Nos outros casos, sempre em função da chuva durante a corrida, o percurso foi reduzido para 400 milhas (em 1926), 345 milhas (em 1950), 332,5 milhas (em 1973), 435 milhas (em 1975), 255 milhas (em 1976), 450 milhas (em 2004) e 415 milhas (em 2007).
 
* A edição mais rápida das 500 Milhas de Indianápolis foi a de 1976. Johnny Rutherford venceu em 1h42min52s000, em decorrência da redução do percurso a 255 milhas. Dentre as provas em que todas as 200 voltas foram completadas, a mais veloz foi a de 1986, vencida por Bobby Rahal em 2h55min43s480. A primeira edição, em 1911, foi a mais demorada das 89 já realizadas. Ray Harroun ganhou depois de 6h42min08s.
 
* Nenhum sobrenome é tão vitorioso na história das 500 Milhas de Indianápolis quanto o da família Unser, dos Estados Unidos, cujos representantes ganharam nada menos que nove edições da corrida mais tradicional do automobilismo mundial. Al Unser venceu a prova quatro vezes, em 1970, 1971, 1978 e 1987. Seu irmão Bobby Unser contabiliza três triunfos, em 1968, 1975 e 1981. Al Unser Jr. faturou as edições de 1992 e 1994.
 
* Três mitos do automobilismo norte-americano comandam a galeria de campeões das 500 Milhas de Indianápolis, com quatro vitórias, cada. O primeiro a conquistar o tetracampeonato foi A.J. Foyt, vencedor da prova em 1961, 1964, 1967 e 1977. Al Unser igualou sua marca dez anos depois. Ele ganhou a corrida em 1970, 1971, 1978 e 1987. Rick Mears conquistou suas quatro vitórias em três décadas distintas – 1979, 1984, 1988 e 1991.
 
* A lista de tricampeões em Indianápolis é composta por três nomes: Louis Meyer (1928, 1933 e 1936), Wilbur Shaw (1937, 1939 e 1940) e Bobby Unser (1968, 1975 e 1981).
 
* Nove pilotos ganharam duas vezes: Tommy Milton (1921/23), Mauri Rose (1947/48), Bill Vukovich (1953/54), Rodger Ward (1959/62), Johnny Rutherford (1974/76), Emerson Fittipaldi (1989/93), Arie Luyendyk (1990/97), Al Unser Jr. (1992/94) e Hélio Castroneves (2001/02).
 
* Os três brasileiros campeões em Indianápolis obtiveram seus trunfos em parceria com a Penske. Emerson Fittipaldi, em 1989, venceu pela Patrick, que utilizava chassis Penske com motores Chevrolet. Em seu bicampeonato, em 1993, era piloto da Penske. Hélio Castroneves defendeu o time em suas duas vitórias – em 2001, utilizava motores Oldsmobile; em 2002, Chevrolet. Gil de Ferran levou o time à vitória em 2003 com motor Toyota.
 
* A Penske é recordista absoluta de vitórias nas 500 Milhas de Indianápolis, com 14 conquistas. Mark Donohue abriu a série em 1972. Rick Mears conquistou pela Penske suas quatro vitórias, em 1979, 1984, 1988 e 1991. Danny Sullivan, em 1985, Al Unser, em 1987, Emerson Fittipaldi, em 1993, Al Unser Jr., em 1994, Hélio Castroneves, em 2001 e 2002, Gil de Ferran, em 2003, e Sam Hornish Jr., em 2006, completaram a notável galeria de conquistas da equipe.

Hamilton vence em Mônaco

     Sem mais delongas, vamos ao resultado do GP de Mônaco de Fórmula 1:

1º L. Hamilton McLaren 2h00'42"742

2º R. Kubica BMW + 3"064
3º F. Massa Ferrari + 4"811
4º M. Webber Red Bull + 19"295
5º S. Vettel Toro Rosso + 24"657
6º R. Barrichello Honda + 28"408
7º K. Nakajima Williams + 30"180
8º H. Kovalainen McLaren + 33"191
9º K. Raikkonen Ferrari + 33"792
10º F. Alonso Renault - 1 volta
11º J. Button Honda - 1 volta
12º T. Glock Toyota - 1 volta
13º J. Trulli Toyota - 1 volta
14º N. Heidfeld BMW - 4 voltas
Não completaram
15º A. Sutil F. India - 9: ac.c/Rai
16º N. Rosberg Williams - 17: acidente
17º N. Piquet Jr. Renault - 29: acidente
18º G. Fisichella F. India - 40: abandono
19º D. Coulthard Red Bull - 69: rodada
20º S. Bourdais T. Rosso - 69: ac.c/Bou

Tigre fecha a rodada em 5º

     Após o encerramento da terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série "B", o Criciúma deu um belo salto na tabela de classificação. Depois de encerrar a segunda rodada em 13º lugar, o tricolor encerra a terceira rodada na quinta colocação.
 
     Alguns resultados beneficiaram o Tigre: a derrota do ABC para o Corínthians e o empate entre Barueri e Avaí, por exemplo.
 
     O próximo compromisso do Criciúma na competição será na sexta-feira, quando a equipe enfrentará o ABC, em Maceió, na próxima sexta-feira, 30 de maio, com cobertura do site www.criciumaesporteclube.com.br.

Não chove...

     Neste momento não chove em Monte Carlo, mas o asfalto está úmido e a chance de chuva para a corrida é de 95%, ou seja, deve chover, em algum momento da corrida. A foto abaixo foi tirada agora em Mônaco, percebam que o céu está bastante carregado...
 

sábado, 24 de maio de 2008

A pole é do Felipe

     Contrariando a previsão do tempo, o qualify em Mônaco foi disputado com pista seca e, contrariando o favoritismo da McLaren, a Ferrari colocou seus dois carros na primeira fila, com Felipe Massa em 1º e Kimi Raikkonen em 2º. Confira o grid de largada para o GP de Mônaco:

1º F. Massa Ferrari 1'15"787

2º K. Raikkonen Ferrari 1'15"815
3º L. Hamilton McLaren 1'15"839
4º H. Kovalainen McLaren 1'16"165
5º R. Kubica BMW 1'16"171
6º N. Rosberg Williams 1'16"548
7º F. Alonso Renault 1'16"852
8º J. Trulli Toyota 1'17"203
9º M. Webber Red Bull 1'17"343
10º D. Coulthard Red Bull sem tempo
11º T. Glock Toyota 1'15"907
12º J. Button Honda 1'16"101
13º N. Heidfeld BMW 1'16"455
14º K. Nakajima Williams 1'16"479
15º R. Barrichello Honda 1'16"537
16º S. Bourdais Toro Rosso 1'16"806
17º N. Piquet Jr. Renault 1'16"933
18º A. Sutil Force India 1'17"225
19º G. Fisichella Force India 1'17"823
20º S. Vettel Toro Rosso 1'16"955

S. Vettel perdeu cinco posições no grid de
largada por trocar a caixa de câmbio.

Jogadores saem do DM

     Nada menos que sete jogadores que estavam entregues ao Departamento Médico foram liberados nesta sexta-feira: o zagueiro Wecsley, o lateral Carlos, os meias Hélton, Luciano Bebê, Marcelo Rosa e Valdeir e o atacante Jean Coral já podem trabalhar com o técnico Gelson da Silva.
 
     Nesta sexta-feira, os jogadores trabalharam em dois períodos. Não haverá folga no final de semana, pois estão programados treinamentos neste sábado pela manhã e no domingo, também pela manhã.
 
     O próximo jogo do Criciúma na Série "B" do Campeonato Brasileiro está marcado para sexta-feira, 30 de maio, diante do CRB em Maceió (AL).

E veio a chuva...

     Nos 20 minutos finais do terceiro treino livre para o GP de Mônaco, a chuva resolveu dar suas caras ao principado. Quando a pista ainda estava seca, as McLarens dominaram o treino, com Heikki Kovalainen em 1º e Lewis Hamilton em 2º.
 
     O atual campeão, Kimi Raikkonen, ficou com a terceira melhor marca e Nico Rosberg, mostrou que a Williams vem bem para a corrida, fazendo o quarto melhor tempo. O brasileiro Felipe Massa ficou em 6º, uma posição atrás de Robert Kubica, da BMW.
 
     Rubens Barrichello, da Honda, ficou em 13º e uma posição atrás ficou o também brasileiro Nelsinho Piquet.
 
     A sessão de classificação tem início às 14 horas (9 horas em Brasília) e será com pista molhada, do jeito que o torcedor gosta, e sem controle de tração... A foto abaixo foi tirada no final do terceiro treino livre.
 

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Há 26 anos...

     Monte Carlo, 23 de maio de 1982. Foi o Grande prêmio seguinte à morte de Gilles Villeneuve em Zolder, nos treinos para o GP da Bélgica, mas sua quase não lhe rendera homenagens póstumas, diferente do GP de Mônaco 1994, o primeiro após a morte de Ayrton Senna.
 
     A corrida começou com toda a pinta que a vitória seria da favorita Renault. René Arnoux largou na frente e Alain Prost acompanhava seu patriota, vindo na segunda posição. Na 15ª volta começaram os abandonos: Arnoux abandonou após rodar sozinho nos "esses" da Piscina e Prost assumiu a ponta, abrindo grande vantagem para os demais.
 
     Então, algumas gotas de chuva começaram a cair, faltando três voltas do final. Alain Prost, com sua falta de habilidade em pista molhada, roda e pára nos guar-rail, abandonando faltando apenas duas voltas. Riccardo Patrese assume a ponta, mas roda na penúltima volta. A liderança cai no colo de Didier Pironi, da Ferrari, mas o carro italiano vai parando no túnel, sem combustível.
 
     O diretor de transmissão, apavorado, muda de câmera em câmera procurando o novo líder, que seria Andrea de Cesaris, da Alfa Romeo, mas o carro italiano pára subida do Cassino, também sem combustível. Então, aparece a Williams nº 5 de Derek Daly, mas o carro também pára, só que na La Rascasse.
 
     Finalmente a transmissão exibe quem? Riccardo Patrese contorna a La Rascasse e recebe a bandeirada final, mas não comemora a vitória, pois não sabia que havia vencido, pois somente no túnel é informado de sua primeira vitória na Fórmula 1.
 

Parabéns Rubinho...

     Nesta sexta-feira, 23 de maio, o brasileiro Rubens Barrichello completa 36 anos de idade. O piloto comemora a data em Monte Carlo, onde está para a disputa do Grande Prêmio de Mônaco no próximo final de semana.
 
     Nascido em São Paulo no dia 23/05/1972, Barrichello está na Fórmula 1 desde 1993, onde defendeu as equipes Jordan, Stewart e Ferrari e hoje está na Honda. Disputou 254 GPs, obtendo nove vitórias, treze pole positions, 61 pódios e quinze voltas mais rápida.
 
     Confira a carreira completa de Rubens Barrichello:
1981 - Campeonato Paulista de kart, categoria júnior: Vice-campeão.
1982 - Campeonato Paulista de kart, categoria júnior: Vice-campeão; Campeonato Brasileiro de kart, categoria júnior: 9º colocado; Torneio Folha da Tarde: Campeão.
1983 - Campeonato Brasileiro de kart, categoria júnior: Campeão; Campeonato Paulista de kart: Campeão; Eleito o melhor piloto amador do ano pelo COB - Comitê Olímpico Brasileiro.
1984 - Campeonato Brasileiro de kart, categoria júnior: Campeão; Campeonato Paulista de kart: Vice-campeão.
1985 - Campeonato Paulista de kart, categoria Graduados B: Campeão; Vencedor das Duas Horas de Interlagos; Campeonato Brasileiro de kart, categoria Graduados B: 4º colocado.
1986 - Campeonato Brasileiro de kart, categoria Graduados A: Campeão; Campeonato Paulista de kart, categoria Graduados A: Campeão.
1987 - Campeonato Mundial de kart: 9º colocado; Campeonato Brasileiro de kart, categoria Graduados A: Campeão; Campeonato Paulista de kart, categoria Graduados A: Campeão; Campeonato Sul-Americano de kart, categoria 125cc: Campeão.
1988 - Campeonato Brasileiro de kart, categoria Graduados A: Campeão; Campeonato Paulista de kart, categoria Graduados A: Campeão; Vencedor do Torneio Metropolitano de Kart de São Paulo.
1989 - Fórmula Ford, Campeonato Brasileiro: 4º colocado.
1990 - Fórmula Opel: Campeão Europeu; Fórmula 3, campeonato Sul-Americano: 3 provas, 1 vitória.
1991 - Fórmula 3: Campeonato Britânico: Campeão.
1992 - Fórmula 3000: Il Barone Rampante, 3º colocado, 27 pontos.
1993 - Fórmula 1: Jordan, 17º colocado, 2 pontos.
1994 - Fórmula 1: Jordan, 6º colocado, 19 pontos (uma pole position, uma subida ao podium).
1995 - Fórmula 1: Jordan, 11º colocado, 11 pontos (uma subida ao podium).
1996 - Fórmula 1: Jordan, 8º colocado, 14 pontos.
1997 - Fórmula 1: Stewart, 13º colocado, 6 pontos (uma subida ao podium).
1998 - Fórmula 1: Stewart, 12º colocado, 4 pontos.
1999 - Fórmula 1: Stewart, 7º colocado, 21 pontos (uma pole position, três subidas ao podium).
2000 - Fórmula 1: Ferrari, 4º colocado, 62 pontos (uma vitória, uma pole position, nove subidas ao podium, três melhores voltas em corrida).
2001 - Fórmula 1: Ferrari, 3º colocado, 56 pontos (dez subidas ao podium).
2002 - Fórmula 1: Ferrari, 2º colocado, 77 pontos (quatro vitórias, três pole positions, cinco melhores voltas, dez subidas ao podium e oito largadas na 1ª fila).
2003 - Fórmula 1: Ferrari, 4º colocado, 65 pontos (duas vitórias, três pole positions, três melhores voltas, oito subidas ao podium e seis largadas na 1ª fila).
2004 - Fórmula 1: Ferrari, 2º colocado, 114 pontos (duas vitórias, quatro pole positions, quatro melhores voltas, 14 subidas ao podium e oito largadas na 1ª fila).
2005 - Fórmula 1: Ferrari, 8º colocado, 38 pontos (quatro subidas ao podium).
2006 - Fórmula 1: Honda, 7º colocado, 30 pontos.
2007 - Fórmula 1: Honda.
2008 - Fórmula 1: Honda.

Sobrenome Senna brilha novamente em Mônaco

     Exatamente 15 anos depois de Ayrton Senna ter conquistado sua última vitória em Mônaco, seu sobrinho, Bruno Senna, venceu nesta sexta-feira a primeira das duas corridas em Mônaco pela categoria GP2. Senna largou em 2º mas tomou a ponta antes de contornar a Saint Devote, primeira curva do circuito.
 
     Foi uma vitória praticamente de ponta a ponta, sendo que Senna perdeu a liderança somente por uma volta, apenas na sua parada para troca de pneus. Abaixo o vídeo da vitória de Ayrton Senna em 23/05/1993:
 

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Início do Catarinense Júnior e Juvenil

     As categorias de base do Criciúma Esporte Clube estrearam neste feriado de quinta-feira no Campeonato Catarinense de Futebol Júnior e Juvenil, em jogos realizados na cidade de Jaraguá do Sul.
 
     No primeiro jogo, a equipe juvenil, treinada por Sandrini, empatou em um gol com o Juventus. O gol do Criciúma foi marcado por Marcel. No segundo jogo, válido pela categoria júnior, vitória do Criciúma por 2x0, gols de Jean Mossoró e Diego Felipe.
 
     O próximo compromisso das categorias de base do Criciúma será na quarta-feira, 28 de maio, em Siderópolis, contra o Metropolitano. As partidas estão marcadas para o Estádio Engenheiro Mozart Vieira.

Grid da 1ª prova da GP2

     Nesta sexta-feira, 23 de maio, será disputada a primeira das duas provas da GP2 em Mônaco. E teremos brasileiro largando na primeira fila. A Sportv transmite ao vivo a corrida às 6h15min. Confira o grid de largada:

Mônaco - tempos do 1º treino livre


1º K. Raikkonen Ferrari 1'15"948

2º L. Hamilton McLaren 1'16"216
3º H. Kovalainen McLaren 1'16"248
4º F. Massa Ferrari 1'16"292
5º N. Rosberg Williams 1'16"653
6º R. Kubica BMW 1'16"834
7º F. Alonso Renault 1'17"498
8º R. Barrichello Honda 1'17"511
9º M. Webber Red Bull 1'17"798
10º G. Fisichella Force India 1'17"835
11º T. Glock Toyota 1'17"942
12º J. Button Honda 1'18"153
13º S. Bourdais Toro Rosso 1'18"245
14º N. Heidfeld BMW 1'18"263
15º K. Nakajima Williams 1'18"274
16º J. Trulli Toyota 1'18"360
17º A. Sutil Force India 1'18"360
18º N. Piquet Jr. Renault 1'18"955
19º S. Vettel Toro Rosso 1'19"176

quarta-feira, 21 de maio de 2008

Vídeo de Criciúma 2x1 São Caetano

Parcial do Bolão do Brasileirão

     Está disponível no site www.criciumaesporteclube.com.br o resultado parcial atualizado do Bolão do Brasileirão, que dará uma camisa oficial do Criciúma por mês. A cada rodada um novo ranking será disponibilizado.

Criciúma - avaliação dos jogadores

     Adriano Osellame fez a avaliação de cada jogador do Criciúma na vitória sobre o São Caetano na última terça-feira, 20 de maio. Para conferir a avaliação e dar sua opinião é só acessar www.criciumaesporteclube.com.br.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Ufa! Gol contra aos 45 do 2º...

     Jogando no Estádio Heriberto Hülse na noite desta terça-feira, 20 de maio, o Criciúma derrotou de virada o São Caetano, por 2x1, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro da Série "B". Com esta vitória, o Criciúma subiu para a terceira posição na tabela de classificação, agora com seis pontos.
 
     Mas o jogo desta terça-feira começou com o susto para o torcedor tricolor: logo no primeiro minuto de jogo, Rafinha cobrou escanteio da direita e Aderaldo pegou de primeira, sem chances para Zé Carlos: Criciúma 0x1 São Caetano. A primeira chance do Criciúma no jogo aconteceu somente aos 19 minutos: Coutinho passou por dois adversários e chutou forte da entrada da área, mas pela linha de fundo.
 
     Quatro minutos depois, o São Caetano chegou com perigo, quando Rafinha recebeu na entrada da área e chutou colocado, para bela defesa de Zé Carlos. Ainda na primeira etapa, o Criciúma teve duas chances de empatar o jogo: primeiro quando Emerson Ávila cobrou escanteio da direita, mas Tuta salvou o São Caetano de tomar o gol de empate. Depois, Beto recebeu no interior da área, girou e bateu, para boa defesa de Luis.
 
     Na segunda etapa, o Criciúma apertou bastante o seu adversário e quase empatou aos 13 minutos, quando, em cobrança de falta ensaiada, Cláudio Luiz chutou no cantinho, para bela defesa de Luis. Cinco minutos depois, a melhor chance do São Caetano na segunda etapa: Rosembrick avançou pela esquerda e cruzou para Vandinho, que pegou de primeira, para sensacional defesa de Zé Carlos.
 
     O Tigre quase marcou seu segundo gol quando Reginaldo Araújo cobrou falta na área, mas o zagueiro Cláudio Luiz chegou atrasado, perdendo a chance de empatar o jogo. Aos 45 minutos, o lance que deu a vitória ao Tigre: Beto tentou lançamento na área, o zagueiro Aderaldo tentou atrasar de cabeça e a bola foi morrer no fundo da rede. Com gol contra, o Tigre virou o placar: Criciúma 2x1 São Caetano.
 
     O próximo compromisso tricolor será somente daqui a dez dias, quando o Criciúma vai a Maceió enfrentar o CRB, em jogo válido pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro da Série "B".

Massa mostra antipatia por GP de Mônaco

     Questionado sobre as expectativas para o Grande Prêmio de Mônaco, que será disputado neste domingo, o brasileiro Felipe Massa foi direto e afirmou que a etapa não é uma de suas favoritas no calendário da Fórmula 1. A informação é da agência Ansa.
 
     "Mônaco não é um dos meus circuitos preferidos, mas isso não significa que não podemos ser competitivos aqui", disse nesta terça-feira o piloto. "Iremos nos preparar da melhor forma e tentaremos levar para a equipe o maior número de pontos possível", completou, ao site oficial da Ferrari.
 
     "A corrida desse final de semana não será fácil. Podemos esperar a McLaren forte como sempre. Devemos de qualquer forma esperar e ver o que irá acontecer na quinta-feira. Mônaco é único e é impossível recriar exatamente as mesmas características da pista, portanto, existem alguns fatores imponderáveis que deverão ser enfrentados no decorrer do final de semana", ressaltou o piloto.
 
     Para Massa, "a escuderia está em uma condição melhor da que se encontrava antes dessa corrida 12 meses atrás. Mas nunca se sabe. No ano passado, mesmo tendo terminado a corrida na terceira posição, não foi o que considero uma boa corrida, pois estávamos muito longe das McLaren. Uma famosa incógnita é representada pelo tempo e as previsões falam de chuva em diversos momentos do final de semana. A chuva em Mônaco torna a corrida uma verdadeira aposta. Sem o auxílio da parte eletrônica será ainda mais difícil".

Ficha técnica de Criciúma x São Caetano

      O Criciúma entra em campo na noite desta terça-feira, 20 de maio, contra o São Caetano, buscando a segunda vitória na competição.
 
     Criciúma: Zé Carlos; Reginaldo Araújo, William Amaral, Cláudio Luiz e Emerson Ávila; Basílio, Luis André, Coutinho e Adriano; Beto e Jael. Técnico: Gelson da Silva.
 
     São Caetano: Luiz; Aderaldo e Neto Gaúcho e Tobi; Dede, Glaydson, Daniel, Rafinha e Andrezinho; Caiuby (ou Vandinho) e Tuta. Técnico: Pintado.
 
     Arbitragem: Edilson Ramos da Mata (MT), auxiliado por Paulo Ricardo Silva Conceição (RS) e José Javel Silveira (RS).
 
     Local: Estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, nesta terça-feira, 20 de maio, às 20h30min.
 
     O site www.criciumaesporteclube.com.br transmitirá o jogo ao vivo, em tempo real, a partir das 20h15min. Aproveite a visita no site e participe do Bolão do Brasileirão, que distribuirá vários prêmios durante a disputa do Campeonato Brasileiro - Série "B".

Pilotos da Indy 500 desfilam em Nova York

     Os 33 pilotos classificados para a edição deste ano das 500 milhas de Indianápolis participaram de um desfile na cidade de Nova York, nesta segunda-feira. A prova, válida pela Fórmula Indy, será disputada no próximo domingo.
 
     Os pilotos posaram em frente ao Charging Bull, famosa escultura de um touro que pesa mais de 3t e que fica nas proximidades de Wall Street, centro financeiro de Nova York.
 
     Ao todo, sete brasileiros disputarão as 500 milhas de Indianápolis, no domingo. O mais bem colocado é Hélio Castroneves, que irá partir em quarto lugar, duas posições à frente do compatriota Tony Kanaan.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

500 Milhas de Indianápolis

     O blogueiro Celestino Gabriel de Liz lembrou-me a tempo de falar das 500 Milhas de Indianápolis. Não que eu não iria falar, mas ia comentar apenas na quarta ou quinta-feira. Será a 92ª edição da mais famosa corrida do automobilismo mundial. Nesta segunda-feira destaco o grid de largada das 500 Milhas 2008:
 

Criciúma - avaliação dos jogadores

     Adriano Osellame fez a avaliação de cada jogador do Criciúma na derrota para o Juventude na última sexta-feira, 16 de maio. Para conferir a avaliação e dar sua opinião é só acessar www.criciumaesporteclube.com.br.

Luciano Bebê é o novo jogador do Criciúma

     Em meio a saída do ex-técnico Leandro Machado e a volta de Gelson da Silva ao comando técninco tricolor, a diretoria do Criciúma anunciou também a contratação do novo fisicultor, que será Reverson, ex-Barueri. O auxiliar técnico de Gelson da Silva será Ricardo Severo, que também estava no clube paulista.
 
     Antes, o clube apresentou oficialmente o jogador Luciano Bebê, 27 anos, baiano, 1,63 metro e 65 kg. Bebê iniciou sua carreira no Corínthians, depois jogou pelo Santa Cruz-PE, Juventus-SP, Santo André e por último estava no Noroeste. Entre os títulos conquistados por Luciano Bebê, destaque para o Campeonato Paulista(2001), Torneio Rio-São Paulo (2002) e Copa do Brasil (2002), todos pelo Corínthians.

domingo, 18 de maio de 2008

Diretoria anuncia novo técnico

     A diretoria do Criciúma agiu rapidamente após a saída do técnico Leandro Machado e contratou Gelson da Silva, que já treinou o Criciúma em 2007.
 
     Gelson já inicia os trabalhos nesta segunda-feira, 19 de maio, quando trabalha com os jogadores em dois períodos. Após os trabalhos técnicos, inicia a concentração para o jogo da próxima terça-feira contra o São Caetano.

Leandro Machado não é mais o técnico do Criciúma

     O treinador Leandro Machado não faz mais parte da comissão técnica do Criciúma. Junto com Machado, saiu o auxiliar técnico Gilson Maciel. Outro que deixou o clube foi o recém-contratado Homero Santarelli, que cumpria a função de gerente de futebol.
 
     A diretoria do clube deve anunciar ainda neste domingo o nome do novo treinador.

Arbitragem para Criciúma x São Caetano

     O mato-grossense Edilson Ramos da Mata foi indicado por intermédio de sorteio para apitar o jogo Criciúma x São Caetano na próxima terça-feira, 20 de maio, às 20h30min.
 
     A dupla de auxiliares será gaúcha: Paulo Ricardo Silva Conceição será o auxiliar nº 1 e José Javel Silveira será o auxiliar nº 2.
 
     O quarto árbitro será o concordiense João Fernando da Silva, o observador de arbitragem será Waldir Lodetti, de Criciúma, e o delegado será Emerson Lodetti, também de Criciúma.
 
     O site www.criciumaesporteclube.com.br transmitirá o jogo ao vivo, em tempo real, a partir das 20h15min. Participe do Bolão do Brasileirão, que distribuirá vários prêmios durante a disputa do Campeonato Brasileiro - Série "B".

Há 28 anos...

     Há exatos 28 anos, em 18/05/1980, Carlos Reutemann venceu o GP de Mônaco. O argentino, pilotando um Williams, subiu no degrau mais alto do podium, acompanhado pelo francês Jacque Laffite (Ligier), que chegou em 2º, e pelo brasileiro Nelson Piquet (Brabham) que chegou em 3º.
 
     O final de semana foi marcado pela primeira pole position do francês Didier Pironi, que naquela temporada pilotava um Ligier.
 

sábado, 17 de maio de 2008

Classificação atualizada da Série "B"

     Após o encerramento da 2ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série "B", assim ficou a tabela de classificação, ainda muito cedo para falar, mas os quatro integrantes da Série "A" para 2009 seriam Corínthians, Fortaleza, São Caetano e Brasiliense; e os quatro rebaixados para a Série "C" de 2009 seriam América-RN, Santo André, Gama e Paraná.
 

     Vou começar, nesta segunda rodada, a destacar o número de rodadas que as equipes ficaram na zona de acesso e na zona de rebaixamento.
 
     Zona de acesso para a Série "A" de 2009: Corínthians e São Caetano 2 rodadas; ABC, Barueri, Brasiliense e Fortaleza 1.
 
     Zona de rebaixamento para a Série "C" de 2009: Gama, Paraná e Santo André 2 rodadas; América-RN e Ponte Preta 1.

Parcial do Bolão do Brasileirão

     Está disponível no site www.criciumaesporteclube.com.br o resultado parcial do Bolão do Brasileirão, que dará uma camisa oficial do Criciúma por mês. A cada rodada um novo ranking será disponibilizado.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Criciúma perde a primeira na Série "B"

     O Criciúma não jogou um bom futebol na noite desta sexta-feira, 16 de maio, e foi derrotado pelo Juventude por 1x0, em Caxias do Sul, em partida válida pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro - Série "B". Foi a primeira derrota do tricolor na competição, pois na primeira rodada o Criciúma derrotou o América (RN) por 1x0.
 
     A primeira boa chance do jogo foi do Juventude, quando Paulo César cobrou escanteio da esquerda, o goleiro Zé Carlos falhou e Marcio Alemão cebeceou na trave superior do gol do Tigre. O Criciúma chegou bem no ataque aos 19 minutos: Beto deixou Jael na cara do gol, mas o atacante tricolor enrolou-se com a bola, que ficou fácil para a zaga do Juventude.
 
     Pouco depois, Reginaldo Araújo cobrou escanteio da direita e, após o desvio na área, o goleiro Michel Alves fez excelente defesa. No final da etapa inicial, o Juventude chegou com perigo em duas oportunidades: em cobrança de falta ensaiada, Paulo César exigiu bela defesa de Zé Carlos. Depois, Xuxa recebeu no interior da área e chutou forte. A bola explodiu na trave superior de Zé Carlos.
 
     No segundo tempo, o Criciúma quase marcou aos sete minutos: após cobrança de falta, a zaga do Juventude bobeou e por pouco o Tigre não abriu o placar. No minuto seguinte, o único gol da noite: Murilo pegou o rebote da zaga tricolor e cruzou para Mendes, que pegou de primeira, sem chance para Zé Carlos: Juventude 1x0 Criciúma.
 
     A partir da metade da segunda etapa, o Criciúma pressionou bastante, mas sem objetividade. As melhores chances foram com Reginaldo Araújo, que cobrou falta da esquerda e a bola passou perto do gol dos gaúchos, e Coutinho, que recebeu na intermediária e chutou rasteiro, com a bola "tirando tinta" da trave direita do goleiro Michel Alves.
 
     O próximo compromisso do Criciúma na Série "B" do Brasileirão será já na próxima terça-feira, 20 de maio, quando a equipe tricolor receberá o São Caetano no Estádio Heriberto Hülse.

Maior vitória em brasileiros...

     Há exatos quatro anos, em 16/05/2004, o Criciúma conquistou sua maior vitória em campeonatos brasileiros. Jogando pela Série "A", o Tigre recebeu o Goiás e aplicou 7x2 na equipe goiana.
 
     O curioso foi que, logo no primeiro minuto de jogo, Paulo César Baier, já jogando pelo Goiás, foi na linha de fundo e cruzou para Gustavo abrir o placar: Goiás 1x0. O empate do Tigre veio somente aos 16 minutos, quando Rafael pegou a bola pela meia-esquerda, livrou-se da marcação e chutou forte, sem chances para Harlei: 1x1.
 
     E esse foi o placar na etapa inicial. No segundo tempo, Reinaldo marcou três gols e o atacante Marcos Dener marcou mais três gols e o Criciúma aplicou a goleada histórica.
 
     O segundo gol do Goiás foi marcado por Paulo César Baier, em cobrança de pênalti, quando o jogo já estava 4x1 para o Criciúma.
 

quarta-feira, 14 de maio de 2008

Arbitragem para Juventude x Criciúma

     A Confederação Brasileira de Futebol divulgou a escala de arbitragem para a segunda rodada do Campeonato Brasileiro Série "B" 2008. Para apitar Juventude x Criciúma, marcado para a próxima sexta-feira, 16 de maio, às 20h30min, no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, foi sorteado Willian Marcelo de Souza Nery.
 
     O árbitro carioca será auxiliado pelos paranaenses Gilson Bento Coutinho e Aparecido Donizetti Santana. O quarto árbitro será o gaúcho Vinicius Costa da Costa e o observador de arbitragem será o também gaúcho José Mocellin.
 
     O site www.criciumaesporteclube.com.br transmitirá o jogo ao vivo, em tempo real, a partir das 20h15min. Não deixe de participar do Bolão do Brasileirão, que distribuirá vários prêmios durante a disputa do Campeonato Brasileiro - Série "B".

Técnico define hoje equipe titular

     O técnico Leandro Machado define na tarde desta quarta-feira os onze titulares do Criciúma para a partida diante do Juventude na sexta-feira, pela Série "B" do Campeonato Catarinense. A equipe devera ter apenas uma alteração: o atacante Jean Coral, lesionado, nem viaja para o Rio Grande do Sul. Adriano deverá entrar em seu lugar.
 
     A provável escalação de Adriano deve-se ao fato de Valdeir, também lesionado, estar fora do próximo jogo. O recém-contratado Cláudio deverá ficar no banco de reservas, com Emerson Ávila mantido na lateral-esquerda.
 
     Apesar da lesão no nariz, o zagueiro Wescley deverá começar o jogo entre os titulares, formando dupla de zaga com Cláudio Luiz. A viagem para Caxias do Sul iniciará nesta quinta-feira às 13h30min.

Equipes preparam-se para "fugir" de Mosley

     O Presidente da Federação Internacional de Automobilismo - FIA, Max Mosley, pretende estar nos paddocks do Grande Prêmio de Mônaco, programado para o dia 25 de maio. É a primeira vez que o dirigente vai aparecer publicamente após a divulgação de um vídeo no qual ele participa de uma orgia com temática nazista ao lado de cinco prostitutas, no final do mês de março.
 
     Porém, de acordo com o jornal britânico "The Times", as equipes já estão se preparando para receber a visita. Segundo a publicação, os donos das escuderias e executivos de empresas patrocinadoras vão evitar ao máximo aparecer ao lado de Mosley, o que inclui até a presença de pessoas ligadas às equipes para avisar sobre a aproximação do presidente da FIA.
 
     O jornal afirma que a maioria das figuras importantes da categoria estão irritadas com a história e gostariam que Mosley renunciasse ao cargo, apesar de poucas admitirem isso publicamente. Para elas, o escândalo, prejudicou a imagem da Fórmula 1.
 
     A "brincadeira" de Mosley já fez com que ele tivesse sua presença no Bahrein, país que recebeu uma etapa da Fórmula 1 em 6 de abril, vetada pela família real local. O staff do Rei Juan Carlos, da Espanha, e do primeiro ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, também se precaveram contra uma possível aparição surpresa de Mosley nas corridas destes países.

Barrichello: quantos GPs?

     O brasileiro Rubens Barrichello escolheu o GP da Turquia para comemorar a quebra do recorde de 256 GPs disputados, que, no meu entendimento, ainda pertence ao italiano Riccardo Patrese. Mencionei "escolheu" porque ele não atingiu a marca de 257 GPs em Istambul, segundo critérios estatísticos.
 
     Rubinho não esteve em 257, mas em 258 finais de semana de Grande Prêmio, mas largou 254 vezes. O piloto brasileiro conta 257 GPs disputados. Acho que ele obteve ajuda da mesma pessoa que contou os 1.000 gols do Romário... Mas porque esta diferença? 254, 257 ou 258 GPs?
 
     Se Rubinho esteve presente em 258 finais de semana e tem 254 GPs disputados, então em quatro deles ele não conseguiu largar. Então vamos lá:
 
     No trágico GP de San Marino 1994, Barrichello bateu forte na sexta-feira, foi encaminhado ao hospital e não competiu no restante do fim-de-semana. Mas este GP ele também não conta. Por isso se falou em 257 GPs e não 258 corridas.
 
     Então restam três GPs que geram a diferença. O GP da Bélgica 1998 teve duas largadas. Na primeira, Rubinho largou e, após a primeira curva, dezoito carros bateram e a direção de prova anulou a largada. Na segunda largada, Barrichello não participou, não tinha carro (na época Stewart) reserva. 256 GPs.
 
     2002, GP da Espanha. Barrichello alinhou para o grid mas não largou, pois ficou ficou parado no grid, com pane elétrica em sua Ferrari, que o impedia de inserir as marchas. 255 GPs.
 
     No mesmo ano, na França, Barrichello novamente alinhou para o grid mas não largou, pois ficou ficou parado no grid, desta vez com "probemas técnicos", como a própria Ferrari anunciou posteriormente. Rubinho não saiu nem para a volta de apresentação. 254 GPs.
 
     Na foto abaixo, Riccardo Patrese e Rubens Barrichello, no encontro na Turquia dos dois maiores participantes de GPs. Clique aqui para conferir todas as participações de Rubens Barrichello. Repito: 254 GPs em 258 finais de semana.
 

terça-feira, 13 de maio de 2008

Vídeo de Criciúma 1x0 América (RN)

Criciúma comemora 61 anos de história

     “Lembrando os heróis do passado. Que escreveram seus nomes na história. Oh! Tricolor predestinado. A um presente e futuro de glórias”, com a letra do saudoso Carlos Lacombe, o hino do Criciúma passa o sentimento do apaixonado torcedor tricolor, que acompanha o seu time nos momentos ruins e também de alegria. Hoje o Criciúma faz 61 anos e tem muitas conquistas a serem comemoradas. Vários jogadores fizeram parte desta história gloriosa e muitos cartolas se doaram e se doam para que o Tigre chegue no topo, nas competições em que disputa.
 
     Uma das conquistas inesquecíveis é a Copa do Brasil de 1991, quando o Criciúma venceu de forma invicta a competição nacional. O Grêmio curvou-se diante do escrete tricolor criciumense, que empatou em Porto Alegre, por 1x1, com um gol de Vilmar, e festejou a conquista com outro empate no Heriberto Hülse, por 0x0. O título do Campeonato Brasileiro da Série "B" de 2002, também jamais será esquecido, bem como o do Campeonato Brasileiro da Série "B" de 2006. Nos 61 anos foram nove conquistas estaduais, com um tricampeonato estadual em 1989, 1990 e 1991. A taça do Catarinense de 2005 simbolizou a raça do grupo e o peso da camisa tricolor, que deixou calada a torcida de Ibirama, mas alegrou todo o sul catarinense.

Há 58 anos tudo começou

     Há exatos 58 anos, no dia 13 de maio de 1950, o italiano Giuseppe Farina entrou para a história do automobilismo como o primeiro vencedor da Fórmula 1.
 
     Em um dia ensolarado, a oportunidade de ver os gigantes do automobilismo competirem reuniu uma multidão de 100.000 pessoas à vila de Northamptonshire de Silverstone, Inglaterra. Antes da corrida, os pilotos foram recepcionados pelo Rei George VI e sua família. Um total de 21 carros alinharam para esta corrida histórica.
 
     Incríveis dezoito segundos separaram o pole position, o italiano Giuseppe Farina, do último colocado no grid de largada, o belga Johnny Claes. Os primeiros colocados no grid eram os Alfas de Farina, Fagioli, Fangio e Parnell. Uma bandeira da Argentina em homenagem ao piloto Juan Fangio foi vista nas arquibancadas, mas o sul-americano não completou a corrida: com problemas em seu carro, abandonou faltando oito voltas para o final.
 
     A Alfa Romeo dominou o GP, com Farina em 1º, Fagioli em 2º e o piloto local Reg Parnell em 3º. O 4º colocado, Yves Giraud Cabantous, pilotando um Talbot, chegou duas voltas atrás do vencedor. Foi um bom começo, pois com um grande público presente, os organizadores tiveram certeza que a nova competição iria longe.
 

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Parcial do Bolão do Brasileirão

     Está disponível no site www.criciumaesporteclube.com.br o resultado parcial do Bolão do Brasileirão, que dará uma camisa oficial do Criciúma por mês. A cada rodada um novo ranking será disponibilizado.

Diretor da Ferrari cutuca Massa após vitória

     Diretor esportivo da Ferrari, Luca Baldisserri exaltou a vitória de Felipe Massa na disputa do GP da Turquia, neste domingo. Porém, ele não perdeu a oportunidade de dar uma cutucada no brasileiro, que chegou a ser ultrapassado pelo inglês Lewis Hamilton, da McLaren, na 24ª volta.
 
     "A vitória foi excelente, mas eu não estou totalmente feliz", comentou o dirigente, em entrevista à televisão italiana RAI. "Se Felipe tivesse segurado Hamilton umas duas voltas atrás dele, talvez Kimi tivesse conseguido ficar em segundo", emendou.
 
     Massa, por sua vez, se justificou dizendo que o ritmo do piloto da McLaren era muito mais forte que o seu naquele momento, fator explicado pelo fato de o carro dele estar mais leve - a escuderia optou por uma estratégia de três paradas para Lewis. O brasileiro ainda comentou que não lutou pela posição contra Hamilton porque "não queria se meter em enrosco".

Criciúma - avaliação dos jogadores

     Adriano Osellame fez a avaliação de cada jogador do Criciúma na vitória em cima do América (RN) no último sábado, 10 de maio. Para conferir a avaliação e dar sua opinião é só acessar www.criciumaesporteclube.com.br.

Lateral Cláudio retorna ao Criciúma

     A direção do Criciúma apresentou oficialmente o lateral-esquerdo Cláudio, 30 anos. O jogador vem para suprir a ausência de Uendel, que foi negociado na semana passada. "Esperamos que o Cláudio possa nos ajudar a fazer uma boa campanha e buscar o acesso à Série A", disse o diretor de futebol, Gustavo Gazzolla, na apresentação.
O lateral já iniciará o seu trabalho nesta segunda-feira, às 9 horas, quando acontece a reapresentação do grupo de jogadores.
 
     
Esta será a segunda passagem do jogador pelo Tigre. A primeira aconteceu durante o Brasileiro de 2005, onde jogou apenas três partidas. "Na época acabei sofrendo uma contusão e não tive muita oportunidade de jogar", disse Cláudio.

domingo, 11 de maio de 2008

Classificação da Série "B"

     Após o encerramento da 1ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série "B", assim ficou a tabela de classificação, ainda muito cedo para falar, mas os quatro integrantes da Série "A" para 2009 seriam São Caetano, Barueri, Corínthians e ABC; e os quatro rebaixados para a Série "C" de 2009 seriam Santo André, Paraná, Gama e Ponte Preta.

Felipe Massa vence pela terceira vez em Istambul

     O brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, confirmou a sua fama de "pé quente" e triunfou na quinta etapa da temporada 2008 da Fórmula 1, o GP da Turquia. É a segunda vitória do brasileiro em 2008 e a terceira consecutiva no traçado turco, que sediou apenas quatro GPs.
 
     A corrida teve até ultrapassagem na briga pela liderança. Apesar de Massa sagrar-se vitorioso em uma briga acirrada com Lewis Hamilton (McLaren) - que adotou uma tática de três paradas nos boxes -, o inglês chegou a ultrapassar o piloto brasileiro na 24ª volta e andou muito rápido nos dois primeiros trechos, mas não conseguiu manter o mesmo ritmo nos dois últimos. Chegou em segundo, 3,779 segundos atrás do vencedor.
 
     Atual campeão e ainda líder do campeonato, Kimi Raikkonen (Ferrari) completou o podium na terceira posição. O finlandês caiu de quarto para sexto na largada, mas foi beneficiado por um pit stop prematuro de Heikki Kovalainen (McLaren), ultrapassou Fernando Alonso (Renault) na pista e Robert Kubica (BMW) nos boxes. Raikkonen também liderou a corrida por algumas voltas, após os dois pit stops de Massa e ainda marcou a melhor volta do domingo.
 
     Kubica foi o quarto colocado, seguido por seu companheiro de BMW, Nick Heidfeld. Alonso chegou na sexta colocação, seguido por Mark Webber (Red Bull) e Nico Rosberg (Williams), que completou a zona de pontuação. Kovalainen, que fez um pit stop logo na terceira volta, teve uma corrida atribulada, fez ultrapassagens difíceis sobre Rosberg e Timo Glock (Toyota), mas acabou apenas em 12º.
 
     Na largada, deram-se melhor os pilotos que partiram do lado limpo da pista: Massa, Hamilton, Kubica e Alonso. Giancarlo Fisichella (Force India), que largou em último, não conseguiu frear e "atropelou" a Williams de Kazuki Nakajima, causando o abandono dos dois e a intervenção do Safety Car. Além deles, a única outra desistência foi de Sebastien Bourdais (Toro Rosso), que ficou na caixa de brita a 32 voltas do final.
 
     Rubens Barrichello: parou apenas uma vez nos boxes, largou em 12º e chegou em 14º, uma volta atrás dos líderes. "Foi uma corrida frustrante para nós. Infelizmente, não tivemos ritmo para competir, e estou decepcionado com o desempenho do carro. Tive problemas de saída de frente e tráfego no meu primeiro trecho, então parei um pouco mais cedo para tentar conseguir um ritmo melhor. A partir daí, foi uma corrida sem nada de especial até o final. Temos muito trabalho a fazer nos próximos testes para tentar encontrar mais velocidade".
 
     Felipe Massa: Marcou a pole position e conquistou sua terceira vitória seguida em Istambul. "É fantástico. A corrida de hoje foi muito difícil. Lewis me pressionou bastante ao longo de toda a prova, e achei que ele estava bem leve no começo, porque a pressão era grande. Quando fiz meu pit stop, vi que ele estava imediatamente atrás, então pensei que talvez tivesse menos combustível, e a equipe me disse que ele faria três paradas. Com certeza, isso ajudou. Ele estava rápido e não pude segurá-lo na pista, portanto me passou. Eu sabia que ainda tinha uma boa chance de vencer a corrida, já que fazer três pit stops era algo otimista. Mas, de qualquer maneira, abri uma diferença razoável para ficar na frente após as paradas. Foi difícil, mas conseguimos, e a terceira vez na Turquia foi fantástica".
 
     Nelsinho Piquet: conseguiu completar o GP da Turquia no 15º posto, logo atrás de Barrichello, uma volta atrás dos líderes. O brasileiro fez uma bela ultrapassagem sobre Jenson Button (Honda), mas cometeu um pequeno erro na frente de Kovalainen. "Estou satisfeito com minha performance hoje. Minha corrida começou mal, pois tive de evitar o acidente na largada, o que me atrasou. Depois disso, mantivemos nossa estratégia e tentamos ganhar terreno. O mais importante é que terminei a prova e ganhei mais experiência. Gostaria de ter ficado mais à frente, mas acho que o meu fim de semana foi determinado durante a classificação de ontem. Vou aproveitar ao máximo o que aprendi e usar no próximo GP, em Mônaco, que será uma corrida emocionante".
 
     A sexta etapa da Fórmula 1 acontece dentro de duas semanas, no dia 25 de maio. É o tradicionalíssimo GP de Mônaco, nas ruas da cidade de Monte Carlo.
 

Senna atropelou um cachorro...

     O brasileiro Bruno Senna, que disputou o GP da Turquia de GP2, que estava em sexto neste domingo, após ter começado em 15º, foi vítima de um estranho acidente. Dois cachorros invadiram a pista de Istambul e o brasileiro não conseguiu desviar de um deles, acertando o animal em alta velocidade no fim do traçado, destruindo a frente de seu carro e tendo de abandonar a prova.
 
     Com o acidente, o safety car foi novamente acionado, até que o outro cão também fosse recolhido antes de causar um novo acidente.
 
     O francês Romain Grosjean, da Art venceu a prova. Completaram o podium o russo Vitaly Petrov (Campos) e o suíço Cebastiem Buemi (Arden).
 

sábado, 10 de maio de 2008

Tigre inicia Série "B" com vitória

     O tricolor mais querido de Santa Catarina iniciou bem o Campeonato Brasileiro da Série "B" ao vencer o América (RN) por 1x0, em jogo realizado na tarde deste sábado, 10 de maio, no Estádio Heriberto Hülse. O único gol do jogo foi marcado logo aos cinco minutos da etapa inicial: Reginaldo Araújo cobrou escanteio da direita e Wecsley cabeceou no cantinho, sem chances para o goleiro Azul: Criciúma 1x0 América.
 
     O América, com vários jogadores estreando na equipe, estava totalmente desentrosado em campo e não deu trabalho para o goleiro Zé Carlos na etapa inicial. Já o Criciúma teve mais duas chances de marcar no primeiro tempo. Aos 26, após cruzamento da direita, Jael chutou rasteiro, a bola passou pelo goleiro e Anderson Bill salvou o América em cima da linha do gol. No minuto seguinte, Emerson Ávila cruzou da esquerda e Jael cabeceou bem, mas a bola saiu à esquerda do gol do América.
 
     No segundo tempo, o ritmo de jogo foi menor e as duas equipes não desempenharam um bom futebol. O Criciúma teve uma boa chance aos 22 minutos: Reginaldo Araújo cobrou escanteio da direita e o zagueiro Cláudio Luiz cabeceou bem, mas o goleiro Azul fez a defesa.
 
     A grande chance da equipe de Natal empatar o jogo foi aos 42 minutos, quando Ivo cobrou falta nas proximidades da área e o goleiro Zé Carlos fez boa defesa. Já nos acréscimos, o Tigre perdeu a chance de ampliar, quando Beto invadiu a área pela direita e bateu cruzado, pela providencial defesa de Azul.
 
     Na segunda rodada da competição nacional, o Criciúma vai a Caxias do Sul enfrentar o Juventude na próxima sexta-feira, 16 de maio. A equipe gaúcha iniciou a Série "B" com derrota, pois levou 2x1 do Ceará em Fortaleza.

Mulheres pagam apenas R$ 1,00 hoje

     A direção do Criciúma decidiu, na manhã deste sábado, dar um presente para todas as mulheres. Devido ao Dia das Mães, todas as mulheres que forem no Estádio Heriberto Hülse neste sábado assistir Criciúma x América-RN, elas pagarão apenas R$ 1,00.
 
     Os preços para homens continuam mantidos: R$ 30,00 nas arquibancadas e menores de 12 anos R$ 5,00. Os sócios em dia têm acesso gratuito, mdiante apresentação da carteirinha.
 
     O site www.criciumaesporteclube.com.br transmitirá o jogo ao vivo, em tempo real, a partir das 15h45min. Não deixe de participar do Bolão do Brasileirão, que distribuirá vários prêmios durante a disputa do Campeonato Brasileiro - Série "B".

Começa hoje caminho rumo à Série "A"

     Neste sábado, 10 de maio, começa a caminhada do Criciúma com o objetivo de voltar a elite do futebol brasileiro. Este caminho tem 38 jogos, o primeiro hoje contra o América-RN, no Estádio Heriberto Hülse.
 
     O técnico Leandro Machado fará duas mudanças no time titular em relação a que saiu jogando contra o Figueirense no último domingo: Emerson Ávila assume a lateral-esquerda, no lugar de Uendel, negociado durante a semana. Na frente, Jean Coral volta a equipe titular, indo Valdeir para o banco de reservas.
 
     O site www.criciumaesporteclube.com.br transmitirá o jogo ao vivo, em tempo real, a partir das 15h45min. Não deixe de participar do Bolão do Brasileirão, que distribuirá vários prêmios durante a disputa do Campeonato Brasileiro - Série "B".

Pole é do Felipe

     Felipe Massa conquistou a pole position para o GP da Turquia de Fórmula 1, ao marcar 1'27"617. Melhor ainda para Massa foi o desempenho da McLaren: Heikki Kovalainen foi o 2º e Lewis Hamilton o 3º.
 
     O líder da temporada, Kimi Raikkonen, largará em 4º, com o tempo de 1'27"936. Rubens Barrichello largará em 12º e Nelsinho Piquet em 17º.
 

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Site lança "Bolão do Brasileirão"

     O site www.criciumaesporteclube.com.br lança nas vésperas do Campeonato Brasileiro - Série "B" 2008 o "Bolão do Brasileirão". O objetivo é proporcionar aos internautas um torneio de palpites, no qual os participantes cadastram-se e apostam, através de identificação pessoal e senha, no placar dos jogos do Criciúma na Série "B" do Brasileiro.
 
     A cada rodada, haverá pontuação para os acertadores, sendo que, no final de cada mês, o melhor marcador ganha uma camisa oficial do Criciúma. No final da promoção, no mês de novembro, o melhor colocado no ranking geral ganhará um kit torcedor. Os prêmios serão oferecidos pela Embrall - Loja do Tigre.

Raikkonen é o melhor da tarde

     O segundo treino livre desta sexta-feira em Istambul foi mais "movimentado", mesmo diante da garoa que apareceu logo no início da sessão. Contudo, a chuva passou, a pista cedou e os os carros foram à pista desde os primeiros minutos de treino.
 
     O atual campeão mundial, Kimi Raikkonen, marcou 1'27"543 pouco antes da metade do treino e não foi mais alcançado. O inglês Lewis Hamilton ficou na segunda colocação e Felipe Massa em terceiro.
 
     David Coulthard foi a surpresa do dia: o escocês da Red Bull fechou o treino na quarta posição, seguido do finlandês Heikki Kovalainen, da McLaren. O polonês Robert Kubica, da BMW, fechou o grupo dos seis primeiros.
 
     Os outros brasileiros na pista - Rubens Barrichello e Nelsinho Piquet - não conseguiram repetir o bom desempenho da manhã. O piloto da Honda ficou somente em 15º, uma posição à frente de Piquet.

Chove...

     Chove neste momento em Istambul. A previsão é que a chuva pare às 08h10min (horário de Brasília). Com isso, teremos poucos minutos de carros na pista, a exemplo do primeiro treino.

Massa domina treinos em Istambul

     O brasileiro Felipe Massa dominou a primeira sessão de treinos oficiais para o GP da Turquia de Fórmula 1. O brasileiro da Ferrari fechou a sessão em 1'27"323, um décimo de segndo mais rápido que Heikki Kovalainen (McLaren), que marcou sua melhor volta em 1'27"456.
 
     Destaque nos treinos para os outros brasileiros: Rubens Barrichello, da Honda, ficou em oitavo, com o tempo de 1'29"068 e Nelsinho Piquet ficou uma posição atrás, fazendo sua melhor volta com o carro Renault em 1'29"082.
 
     O atual líder do campeonato, Kimi Raikkonen (Ferrari), ficou em último, pois pode dar apenas três voltas, retornando aos boxes com problemas de câmbio.

quinta-feira, 8 de maio de 2008

Corridas na TV

     Para quem quer ficar "antenado" no mundo da velocidade neste final de semana, abaixo a relação de eventos transmitidos para o Brasil:
 
Sexta, 09/05/2008:
04h00min - Fórmula 1, Turquia, 1º treino livre, ao vivo no Sportv;
08h00min - Fórmula 1, Turquia, 2º treino livre, ao vivo no Sportv.
 
Sábado, 10/05/2008:
08h00min - Fórmula 1, Turquia, treino oficial, ao vivo na Globo.
18h00min - Fórmula Indy, Indianápolis, Pole Day, ao vivo no Bandsports;
19h00min - Indy Lights, Kansas, Corrida, VT no Bandsports;
20h30min - NASCAR, Darlington, Corrida, VT no Bandsports.
 
Domingo, 11/05/2008:
07h00min - Super Bike, Itália, corridas, ao vivo no Bandsports;
09h00min - Fórmula 1, Turquia, corrida, ao vivo na Globo.
 
O blog não se responsabiliza pela mudança na programação dos canais, pois as mesmas foram fornecidas pelas emissoras.

Melhor momento da Super Aguri

     Usando o ditado de "quem procura acha", procurei, procurei e achei o melhor momento da Super Aguri na Fórmula 1, em Montreal 2007.
 

Kovalainen corre na Turquia

     Heikki Kovalainen foi liberado para disputar o GP da Turquia deste fim de semana, após um exame médico no circuito de Istambul na manhã desta quinta-feira. Um porta-voz da McLaren confirmou que o finlandês vai correr ao lado de Lewis Hamilton.
 
     "Após ser examinado pelo Delegado Médico da FIA, professor Jean-Charles Piette, e pelo Médico Chefe do evento, Dr. Cem Boneval, Heikki Kovalainen foi liberado para correr no GP da Turquia de 2008", afirmou a FIA em uma declaração.
 
     Kovalainen foi levado para o hospital com suspeita de concussão depois de sua batida no GP da Espanha, e permaneceu em observação por uma noite antes de passar um tempo se recuperando em Barcelona. Ele retornou à sua casa na Finlândia, onde deu continuidade ao seu treinamento físico no final da semana passada, declarando não ter problemas em voltar ao cockpit após o acidente.
 
     "Absolutamente nenhum problema, quero voltar a correr o mais rápido possível, desde o acidente em Barcelona esse tem sido meu único foco", disse ele.

Mudança no qualify

     A Super Aguri conseguiu modificar a regra dos treinos classificatórios na Fórmula 1. Como a escuderia japonesa deixou a categoria, o grid passará a ser formado por 20 carros e não mais 22, como foi até o GP da Espanha.
 
     Com isso, o regulamento determina que cinco pilotos sejam eliminados na primeira parte do treino e mais cinco na segunda classificação, mantendo em dez o número de pilotos que brigarão pela pole a cada corrida.
 
     "Os comissários receberam um comunicado do delegado técnico indicando que 20 carros irão participar do GP da Turquia neste final de semana. Então, de acordo com o artigo 33.1 do regulamento esportivo, foi decidido que cinco carros serão desclassificados após a primeira parte e outros cinco depois da segunda sessão”, disse a FIA em um comunicado.

Divulgada seleção do Campeonato Catarinense

     O zagueiro Cláudio Luiz, o volante Luis André e os atacantes Beto e Jean Coral foram os jogadores do Criciúma escolhidos na seleção do Campeonato Catarinense, em festa promovida na noite desta quarta-feira, 7 de maio, em Floranópolis.
 
     Três times dominaram a eleição: Criciúma, Avaí e Figueirense. Em todas as rodadas da competição, narradores, comentaristas e repórteres das rádios que transmitiram as partidas votaram na seleção de cada rodada. O resultado acumulado das rodadas forneceu a seleção do campeonato do Campeonato Catarinense de 2008.
 
     Confira a seleção do Catarinense: Goleiro: Wilson (Figueirense); Lateral-Direito: Nequinha (Metropolitano); Zagueiros: Claudio Luiz (Criciúma) e Cássio (Avaí); Lateral-Esquerdo: César Prates (Figueirense); Volantes: Luiz André (Criciúma) e Diogo (Figueirense); Meias: Cleiton Xavier (Figueirense) e Marquinhos Santos (Avaí); Atacantes: Beto (Criciúma) e Vandinho (Avaí); Atleta revelação: Jean Coral (Criciúma); Técnico: Alexandre Gallo (Figueirense); Árbitro: Luis Orlando de Souza.

quarta-feira, 7 de maio de 2008

Torcedores do "Caso da Bomba" saem do presídio

     Os torcedores avaianos Franklin Roger Pereira, 22 anos, Guilherme Fretta Lacerda, 33, e Juliano Marinho de França, 22, deverão deixar o Presídio Santa Augusta, em Criciúma, ainda na noite desta quarta-feira.
 
     O juiz Manoel Donisete de Souza, da 1ª Vara Criminal da comarca de Criciúma, atendeu ao pedido feito pelos advogados de defeza e revogou a prisão preventiva de todos os três envolvidos, considerando que "seus endereços e ocupações estão bem demonstrados no processo e, acaso condenados, certamente poderão ser alcançados pelo 'braço' da Justiça e, assim, cumprirão suas penas".
 
     Os três foram encaminhados ao Presídio Santa Augusta por determinação do mesmo juiz que revogou a prisão nesta quarta-feira, acusados na participação do lançamento de uma bomba caseira no Estádio Heriberto Hülse dia 24 de fevereiro, na partida entre Criciúma e Avaí, pela última rodada do primeiro turno do Campeonato Catarinense.

Equipe à venda. Quer comprar?

     A equipe Super Aguri foi colocada à venda por seus administradores, depois de ter desistido do campeonato da Fórmula 1 por questões financeiras. A empresa de administração PFK (que vendeu a Arrows em 2003 e a Prost, em 2002) disse em um comunicado que deseja "vender o negócio como uma participação contínua para uma empresa ou um indivíduo que queira lançar uma operação na Fórmula 1".
 
     Fontes dizem que a Super Aguri devia cerca de US$ 100 milhões à Honda. "Esta administração é uma oportunidade única de entrar no ramo do esporte automotivo, sem ter de começar uma operação do zero", disse o administrador Philip Long em comunicado.
 
     Vá lá, faça sua oferta...

terça-feira, 6 de maio de 2008

Chega de chopp

     O presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, assinou Resolução da Presidência, proibindo o consumo e venda de bebidas alcoólicas no interior de estádios em partidas de competições coordenadas tecnicamente pela entidade.
 
     A CBF considerou estar comprovada a sensível diminuição de atos de violência e de vandalismo nos estádios em que já são proibidos o consumo e a comercialização de bebida alcoólica.
 
     Com isso, o consumo e venda de bebidas alcoólicas no Estádio Heriberto Hülse na disputa do Campeonato Brasileiro - Série "B" fica proibida já na primeira rodada da competição, marcada para o próximo final de semana.

O sonho acabou...

     A Super Aguri anunciou nesta terça-feira a desistência de participar do Mundial de Fórmula 1 em 2008. O início da crise fincanceira aconteceu na metade do ano passado, quando a então principal patrocinadora da equipe, a petrolífera de Hong Kong SS United, passou a não honrar seu compromisso. O dinheiro não veio, a situação apertou e a Honda, que já gasta dinheiro suficiente com uma equipe própria que não dá resultados, resolveu que não dava mais para ajudar a equipe de Aguri Suzuki.
 
     Então, a partir deste final de semana, na Turquia, a Fórmula 1 volta a ter um grid com apenas 20 carros. Que pena. Chegamos aos 20 carros no grid, que era o número nas temporadas 2003, 2004 e 2005.
 
     Resta saber o destino dos pilotos. Anthony Davidson e Takuma Sato. O primeiro é bem visto pela Honda e o segundo é essencial na promoção da Honda no Japão. Um dos dois deverá ser o piloto de testes na Turquia, já que Alexander Wurz estará testando pela Peugeot o carro com o qual vai disputar as 24 Horas de Le Mans.
 
     Abaixo, reproduzo o comunicado emitido pela Super Aguri, em nome de Aguri Suzuki, devidamente traduzido para o português:
"   Buscando realizar meu sonho de me tornar dono de uma equipe de F-1, requisitei uma vaga no grid do Campeonato Mundial de F-1 da FIA em novembro de 2005. Desde então, participei do campeonato por dois anos e quatro meses como Super Aguri F1 Team, mas, com muito arrependimento, preciso informá-los que a equipe encerrará hoje suas atividades.
   A equipe competiu contra muitas equipes apoiadas por montadoras e obteve sucesso em conquistar os primeiros pontos após, apenas, 22 corridas completadas, terminando o campeonato de Construtores de 2007 com a nona posição no geral.
   Contudo, uma uma quebra do contrato da prometida parceira SS United Oil & Gas Company resultou na perda de apoio financeiro e colocou a equipe imediatamente em dificuldades. Além disso, a mudança de direção no ambiente ao redor do time, no que diz respeito ao uso de carros terceirizados afetou nossa habilidade em encontrar parceiros.
   Enquanto isso, com a ajuda da Honda, tentamos de alguma forma manter a equipe, mas encontramos dificuldades em estabelecer uma maneira de continuar as atividades no futuro, dentro do ambiente da F-1 e, como resultado, decidi me retirar do campeonato.
   Gostaria de expressar meus profundos agradecimentos à Honda, Bridgestone, os patrocinadores e todas as pessoas que nos aconselharam durante as diversas situações nos últimos anos; ao staff do time, que manteve sua motivação sempre alta e fez o melhor; Anthony Davidson, que sempre andou no limite, apesar das condições difíceis; Takuma Sato, que esteve conosco desde o início e sempre lutou e liderou a equipe; e, por fim, aos fãs ao redor do mundo, que apoiaram lealmente a Super Aguri
".