segunda-feira, 31 de março de 2008

Vídeo de Criciúma 1x0 Brusque

sábado, 29 de março de 2008

Criciúma vence mais uma no Catarinão

     Com gol marcado por Beto na etapa inicial, o tricolor mais querido de Santa Catarina derrotou o Brusque por 1x0, em partida realizada no Estádio Heriberto Hülse na noite deste sábado, 29 de março. Com mais esta vitória - a terceira seguida -, o Tigre sobe para 20 pontos ganhos, mantendo a ponta na classificação do returno do Campeonato Catarinense.
 
     O primeiro bom lance do jogo aconteceu aos oito minutos, quando Beto recebeu no interior da área, girou e bateu, mas nas mãos do goleiro Alessandro. O Brusque assustou aos 21, quando Evandro cobrou falta com violência, obrigado o goleiro Zé Carlos a fazer bela defesa.
 
     Aos 28, Beto avançu com velocidade pelo meio e chutou rasteiro, para boa defesa do goleiro brusquense. Cinco minutos depois, Valdeir cobrou falta com categoria e a bola foi na rede, mas pelo lado de fora.
 
     No finalzinho da primeira etapa, Jael efetuou lançamento para Beto, que avançou com velocidade pelo meio, livrou-se de um macador e chutou colocado no canto esquerdo de Alessandro, sem chance para o goleiro do Brusque, marcando Criciúma 1x0.
 
     Na etapa complementar, logo aos dois minutos, o Criciúma quase ampliou, quando Valdeir cruzou da esquerda para Wecsley, que chutou por cima do gol. Quatro minutos depois, Adriano recebeu pelo meio e chutou colocado, mas pela linha de fundo.
 
     Aos 14, Valdeir foi à linha de fundo, pela direita e cruzou para Adriano, mas o meia tricolor não aproveitou, cabeceando para fora. Três minutos depois, Valdeir cobrou escanteio da esquerda e o zagueiro Claudio Luiz cabeceu na trave.
 
     No restante do jogo, o Brusque tentou empatar, e teve sua melhor chance aos 34, quando Mini cruzou rasteiro da esquerda e, para sorte do Criciúma, Paulinho errou em bola no interior da pequena área. Já o Criciúma teve sua última chance de ampliar nos minutos finais: Carlos recebeu cruzamento no interior da área e chutou cruzado, à direita do gol dos visitantes.
 
     O próximo jogo do Criciúma no Campeonato Catarinense será somente no outro sábado, 5 de abril, quando o Tigre enfrentará o Cidade Azul, em Tubarão. Antes disso, o tricolor enfrentará o Icasa, em Juazeiro do Norte (CE), pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, 2 de abril.

sexta-feira, 28 de março de 2008

Morre Jean-Marie Balestre

     Presidente da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) entre 1986 e 1993, o francês Jean-Marie Balestre morreu nesta sexta-feira, aos 86 anos. Membro fundador da Federação Francesa de Automobilismo (FFSA), da qual foi seu primeiro mandatário, o cartola também causou polêmica por suas decisões, que fizeram algumas pessoas criticá-lo por abuso de poder.
 
     O tricampeão Ayrton Senna, por exemplo, teve problemas com o mandatário quando o acusou de fazer campanha a favor do rival Alain Prost, em 1989. Por causa de tais comentários, Balestre obrigou o brasileiro a apresentar um pedido de desculpas sob a ameaça de perder a superlicença para competir na temporada de 1990.
 
     Dois anos depois, o paulista voltou à carga e responsabilizou o francês por sua colisão com Prost na primeira curva do GP do Japão de 1990, já que Balestre se recusou a mudar o lado em que o pole position - no caso Senna - começaria a corrida.
 
     "Isto foi o resultado de uma má decisão que foi influenciada por Balestre, sei muito bem disso. Sabemos o porquê e o resultado foi o que aconteceu na primeira curva. Não foi minha responsabilidade", acusou o brasileiro na época.
 
     Atual presidente da FFSA, Nicolas Deschaux lamentou a morte do ex-mandatário da entidade. "É uma tremenda perda para o automobilismo. Ele sempre soube como portar a voz das instituições que dirigiu", disse.
 
     Na minha opinião, ele também soube muito bem desclassificar Ayrton Senna no GP do Japão 1989, dando a vitória daquela corrida ao italiano Alessandro Nannini (sua única vitória na F1) e o título daquele ano ao compatriota Alain Prost.

Arbitragem para Criciúma x Brusque

     A comissão de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol divulgou a escala de arbitragem para os jogos deste sábado, válidos pela 8ª rodada do returno do Campeonato Catarinense.
 
     Para o jogo Criciúma x Brusque, marcado para às 18h10min, no Estádio Heriberto Hülse, foi designado por intermédio de sorteio o árbitro José Acácio da Rocha (CBF), de Balneário Camboriú, que terá como auxiliares Kleber Lucio Gil (CBF) e Francisco Alexandre de Andrade Eibs, ambos de Florianópolis.
 
     A função de quarto árbitro será desempenhada por Almir Bortolotto e Euclides Biazzoto, ambos do quadro de arbitragem da Liga Atlética da Região Mineira, de Criciúma. O delegado do jogo será Emerson Lodetti, de Criciúma.
 
     O jogo entre Criciúma x Brusque terá transmissão ao vivo, minuto a minuto, em tempo real, através do site www.criciumaesporteclube.com.br.

 

quinta-feira, 27 de março de 2008

Vídeo de Chapecoense 2x5 Criciúma

quarta-feira, 26 de março de 2008

Chapecoense dança em mais um baile tricolor

     O Criciúma não tomou conhecimento da Chapecoense, conseguindo mais uma importante vitória no Campeonato Catarinense ao aplicar 5x2 na equipe do Oeste catarinense, em jogo realizado no Estádio Índio Condá, em Chapecó, na noite desta quarta-feira, 26 de março, em partida válida pela sétima rodada do returno do Campeonato Catarnense. Com esta vitória, o tricolor sobe para 17 pontos, permanecendo na liderança do returno da competição, e alcançando 40 pontos na classificação geral, onde também é líder.
 
     A goleada do Tigre começou a ser construída logo aos quatro minutos: em um contra-ataque, Jael rolou para Beto pela esquerda. O atacante tricolor passou por um adversário e cruzou para Jean Coral, que teve calma para, de cabeça, tirar a bola do alcance do goleiro Ricardo, fazendo Criciúma 1x0 Chapecoense. Três minutos depois, o tricolor quase ampliou: Jean Coral fez bela jogada e tocou para Jael, que chutou forte. O goleiro Ricardo deu rebote e Luis André errou o chute.
 
     Os ataques das duas equipes produziam boas jogadas, mas sem perigo para as defesas adversárias. Somente aos 28 minutos, a equipe da Chapecoense chegou com perigo, quando Tita cobrou falta da direita, Cadu cabeceou bem e a bola explodiu na trave direita do gol tricolor. De tanto insistir, os donos da casa marcaram o gol de empate: após cruzamento da direita, Basílio errou o cabeceio, marcando gol contra. Chapecoense 1x1 Criciúma.
 
     Após este lance, só deu Criciúma na etapa inicial: aos 33, Jael recebeu pelo meio e abriu para Reginaldo Araújo na direita. O atacante tricolor cruzou na medida para Jean Coral, que cabeceou fora do alcance do goleiro Ricardo: Tigre 2x1 Chapecoense. Aos 41 Valdeir cobrou escanteio da direita, o goleiro Ricardo falhou, soltando a bola, que caiu nos pés de Wecsley. O zagueiro tricolor só empurrou para o fundo do gol, marcando Criciúma 3x1 Criciúma.
 
     No último lance da etapa inicial, o Criciúma marcou seu quarto gol: Jean Coral recebeu boa bola na direita e cruzou nos pés de Beto, que pegou de primeira, no canto esquerdo de Ricardo.
 
     Na etapa complementar, a Chapecoense foi para cima tentando melhor sorte no jogo. Logo no primeiro minuto, Tiago foi à linha de fundo na direita e cruzou rasteiro. O goleiro Zé Carlos tocou de leve e Uendel, bem colocado, afastou para longe. A Chapecoense teve uma grande chance de descontar aos oito minutos, quando William Amaral cometeu pênalti em Cadu. Após muita catimba, Cadu bateu torto à direita do gol tricolor.
 
     O ritmo de jogo no segundo tempo foi bem abaixo do ritmo empregado na etapa inicial. Outra chance clara de gol aconteceu somente aos 27 minutos: Uendel recebeu na entrada da área, mas adiantou demais, perdendo a chance de marcar o quinto gol tricolor.
 
     No minuto seguinte, mais um pênalti para a Chapecoense: William Amaral perdeu infantilmente a bola para Cadu, que invadiu a área. No bate-rebate, Basílio meteu a mão na bola. Desta vez, Cadu cobrou bem o pênalti e marcou o segundo gol da Chapecoense.
 
     Aos 35, o Criciúma marcou seu quinto gol: Valdeir cobrou falta da esquerda, o goleiro Ricardo falhou novamente e a bola sobrou limpinha para Beto, que só teve o trabalho de marcar mais um. O Tigre ainda teve duas grandes chances de ampliar no finalzinho, com Patric, aos 45 minutos, e Beto, aos 47.
 
     O Tigre volta a campo no próximo sábado, quando joga diante de sua torcida contra o Brusque, em jogo que tem início marcado para às 18h10min.

 

26 de março na história da Fórmula 1

  • 26/03/1933 - Nasceu em Notaresco o italiano Renato Pirocchi (faleceu em 29/07/2002). Pirocchi disputou apenas 1 GP: Itália 1961, pela Cooper, largando em 29º e chgando em 12º lugar.

  •  
  • 26/03/1943 - Nasceu em Frugarolo a italiana Lella Lombardi (faleceu em 03/03/1992). Lombardi disputou 12 GPs, entre 1975 a 1976, e o máximo que conseguiu foi um 6º lugar, no GP da Espanha 1975.

  •  
  • 26/03/1952 - Nasceu em Vilecresnes o francês Didier Pironi (faleceu em 23/08/1987). Pironi disputou 70 GPs entre 1978 e 1982, vencendo 3 GPs, conquistando 4 pole positions e marcando 5 vezes a melhor volta de um GP.

  •  
  • 26/03/1958 - Nasceu em Roma o italiano Elio de Angelis (faleceu em 15/05/1986). De Angelis disputou 108 GPs entre 1979 e 1986, vencendo 2 GPs e conquistando 3 pole positions.

  •  
  • 26/03/1964 - Nasceu o Belfast o inglês Martin Donnelly, que completa hoje 44 anos. Donnelly disputou 13 GPs entre 1989 a 1990, e o máximo que conseguiu foi um 7º lugar, no GP da Hungria 1990.

  •  
  • 26/03/1989 - Nigel Mansell venceu o GP do Brasil, a 14ª de suas 31 vitórias na carreira.

  •  
  • 26/03/1995 - Michael Schumacher venceu o GP do Brasil, a 11ª de suas 91 vitórias na carreira.

  •  
  • 26/03/2000 - Michael Schumacher venceu o GP do Brasil, a 37ª de suas 91 vitórias na carreira.

  •  
  • 26/03/2007 - Faleceu Heinz Schiller, em Lonay, Suíça (com 77 anos).
     
  • terça-feira, 25 de março de 2008

    Fritz D'Orey completa 70 anos

         Muitos não sabem quem foi Fritz D'Orey. Nascido em São Paulo em 25/03/1938, o brasileiro Fritz D'Orey completa hoje 70 anos, disputou 3 GPs de Fórmula 1 em 1959, e o máximo que conseguiu foi um 10º lugar, no GP da França 1959.
     
         Frederico José Carlos Themudo D’Orey, filho de imigrantes portugueses, descendentes de alemães. Morando no bairro Jardim Europa e estudando no Colégio São Luiz ganhou o apelido de Fritz devido à sua ascendência germânica. Seu pai, empresário do ramo de importações tinha a exclusividade de importação dos carros Packard, Hudson e Renault para a América do Sul, a loja chamava-se Auto-Geral, na Rua Barão de Campinas em São Paulo e com filiais em várias cidades. Foi nesse ambiente que Fritz cresceu e naturalmente apaixonou-se por carros, passando a freqüentar assiduamente o Autódromo de Interlagos.
     
         Diz que sua primeira corrida foi aos 17 anos a bordo de um Jaguar XK, em Interlagos, onde organizavam-se corridas extra-oficiais todo final de semana. Seus pais sabiam de sua paixão e conhecendo os riscos não o apoiavam: "porque era um perigo mortal. Morria alguém todo final-de-semana nas pistas, e claro, não havia nada de guard-rails, santo-antonio, nem cinto de segurança usávamos!".
     
         Mas não o impediram, no entanto, de aos 19 anos estrear numa competição oficial em Interlagos. Correu com um Porsche comprado de Christian Heins e que havia sido trazido ao Brasil pelo piloto alemão Hans Stuck. Venceu, e aí não parou mais, teve uma carreira vitoriosa e meteórica, em menos de 2 anos já estava na Europa, fato inédito na época.
     
         Com esse Porsche participou de outra prova e nas II Mil Milhas Brasileiras, ainda em 1957, participou em dupla com Luciano Bonini a bordo da carretera Ford nº 30 deste, não concluíram a prova por quebra mecânica.
     
         Com sua Porsche foi ao Rio de Janeiro disputar a Prova Prefeitura do Rio de Janeiro na Quinta da Boa Vista e chegou em 2º lugar, atrás apenas de Arthur Souza Costa, que era marido da cantora Emilinha Borba.
     
         Já com 20 anos, em 1958, compra o carro com que se consagra no automobilismo brasileiro, a Ferrari/Corvette 1951, Mecânica Nacional, de Celso Lara Barberis, e que Chico Landi havia ganho de Getulio Vargas, passa a correr pela Equipe Tubularte de José Gimenez Lopes e Chico Landi. Com esse carro Celso havia vencido a primeira edição dos 500 Quilômetros de Interlagos e Fritz venceu a segunda edição.
     
         Na prova seguinte, a inauguração do “Circuito da Barra da Tijuca” vinha liderando com folga, mas uma parada nos boxes para pequenos reparos tirou-lhe a chance de vencer, foi 2º, mas fez a melhor volta da prova.
     
         Novamente participa das Mil Milhas, mas agora pilotando o Volks/Porsche do piloto “Bira” (Lauro Bezerra), disputando com carreteras com mais que o dobro de cilindrada e potencia, chegam em 9º lugar em virtude da bateria ter caído e ter quebrado o pára-brisa, aí era pedrisco no rosto sempre que estavam atrás de outro carro. A prova seguinte foi a primeira etapa do “I Torneio Triangular Sulamericano” em Interlagos, prova que contou com 11 pilotos, brasileiros, argentinos e uruguaios. Liderou a prova até o inicio da 9ª volta quando um pneu furou, então teve que percorrer quase a pista toda (a antiga, de quase 8 km) para parar nos boxes e fazer a troca, ainda assim chegou em 4º lugar e fez a melhor volta da prova.
     
         Em seguida faz sua última prova em solo brasileiro, o “II Circuito da Barra da Tijuca” quando vence novamente, desta vez a bordo de uma Ferrari 750 Monza 3.0 da categoria esporte, cedida por José Gimenez Lopes da Tubularte.
     
         Depois dessa prova já em 1959 foi ao Uruguai e Argentina participar das etapas seguintes do “I Torneio Triangular”. Na prova de Buenos Aires lá estava Juan Manuel Fangio, penta-campeão mundial de Fórmula 1, que havia parado de correr no ano anterior, observando. Fritz liderou a prova até que faltando 9 voltas quebrou o eixo de seu carro, mas sua atuação chamou a atenção de Fangio que o II Circuito da Barra convidou a participar da equipe de F1 que estava montando para correr na Europa, era a “Scuderia Centro-Sud” que teria 1 piloto argentino, 1 uruguaio e Fritz seria o brasileiro. Dos três o único a correr foi Fritz, os outros não passaram dos testes. Foi o quarto brasileiro a correr na F1, antes dele foram: Chico Landi entre 1951 e 1956, Gino Bianco em 1952 e Hernando da Silva Ramos entre 1956 e 1957, mas Fritz correu também em outras categorias (Esporte, GT, Subida de Montanha e Fórmula Jr.).
     
         "Havia corridas em todos os lugares, de todas as categorias, e os pilotos não ganhavam salário mas sim prêmios de largada. Os organizadores davam uma determinada quantia de dinheiro que só dava para pagar o hotel, a alimentação e as viagens. Competíamos por amor ao esporte, não tinha nada de dinheiro, era sentar no carro e acelerar", disse D'Orey.
     
         Na Europa, com 21 anos, em Modena (terra do preparador Vittorio Stanguellini) hospedado no “Albergo Real-Fini”, onde ficavam vários outros pilotos, passou os três primeiros meses com Fangio absorvendo conhecimentos daquele que era uma verdadeira lenda viva do automobilismo mundial. Comprou uma Ferrari 250 GT e com ela participou do “Grande Premio da Loteria” em Monza, sua estréia em corridas na Europa, chegou em 7º lugar.
     
         Semana seguinte estreava na F1: “Grande Premio da França”, disputado em Reims, usando uma “velhusca” Maserati 250F, terminou em 10º lugar. No próximo final de semana participa de uma prova de Subida de Montanha em Trento-Bondone, na Itália, com sua Ferrari e tira o 2º lugar.
     
         Mais uma semana e estava participando de outra prova da F1, desta vez o Grande Premio da Inglaterra, disputado em Aintree, teve um acidente com a Maserati 250F na volta 57 e abandonou quando estava em 15º.
     
         Na prova seguinte, o GP de Berlim, Alemanha, convidado por seu amigo Jean Behra guiou um Porsche 1500RS da fábrica, na categoria esporte, mas devido as fortes chuvas acidentou-se e não concluiu a prova, seu amigo Jean não teve a mesma sorte, faleceu num outro acidente na mesma prova.
     
         Nos dois finais de semana seguintes participa de provas de Subida de Montanha e chega em 2º com sua Ferrari e em 3º com um Fiat/Stanguellini. Faz em seguida algumas corridas de Fórmula Junior com um Fiat/Stanguellini, estreando com uma vitória na corrida de Messina, na Itália, corrida em que outro brasileiro, Christian Heins, chegou em 2º lugar.
     
         No final de 1959, com pouco mais de 21 anos e duas participações na Fórmula 1, vai para Sebring, Estados Unidos, participar de duas provas, uma de F-Jr, onde chega em segundo, e também do I GP dos EUA de F1, mas agora pela equipe Camodari USA, pilotando um carro Tec-Mec. Na sétima volta abandona com um vazamento de óleo. Com essa prova encerra suas participações na Fórmula 1.
     
         Ano seguinte, já com 22 anos, dá inicio à sua temporada novamente em Sebring, EUA , participando das “12 Horas de Sebring” numa Ferrari 250GT SWB com Willian Sturtgis, chegaram em 6º lugar na geral e em 4º na categoria Esporte abaixo de 3.0. Foi o primeiro brasileiro a participar dessa prova.
     
         Convidado a correr pela equipe Sereníssima de Giovanni Volpi, uma espécie de equipe 2 da Ferrari, é inscrito para disputar a 28º Edição das tradicionais “24 Horas de Le Mans” dividindo uma Ferrari 250 GT SWB com Carlo Maria Abate e Gianni Balzarini, mas nos treinos Fritz se acidentou: “Foi no meio da reta, antes da Maison Blanche, meu carro foi fechado por uma Jaguar, saiu da pista a uns 270 km/h, bateu numa árvore, de lado, partindo-se ao meio, e eu fiquei jogado no meio do mato, ao lado da pista. Por conta disso passei 8 meses internado num hospital e minha carreira acabou”.
     
         É interessante que vários jornais ao redor do mundo chegaram até a noticiar sua morte. Sofreu traumatismo craniano e como os médicos o aconselharam a não viajar ficou morando em Paris, por dois anos, onde trabalhou como fotógrafo e acabou casando-se com a filha do embaixador da Suécia. Voltou ao Brasil em 1962 e foi trabalhar na empresa do pai em São Paulo, onde ficou até seu pai falecer e em 1970 fechou a empresa, mudou-se para o Rio de Janeiro em 1971 e abriu uma construtora em 1975, depois que se aposentou morou uma temporada em Paris (1996 à 2001) voltou ao Brasil e foi morar em Copacabana no Rio de Janeiro. Foi casado três vezes e tem cinco filhos, mora atualmente no bairro de Ipanema.

    25 de março na história da Fórmula 1

  • 25/03/1938 - Nasceu em São Paulo o brasileiro Fritz D'Orey, que completa hoje 70 anos. D'Orey disputou 3 GPs em 1959, e o máximo que conseguiu foi um 10º lugar, no GP da França 1959.

  •  
  • 25/03/1925 - Nasceu em Los Angeles o norte-americano Don Freeland (faleceu em 02/11/2007). Freeland disputou 8 GPs: as 500 Milhas de Indianápolis entre 1953 e 1960, e o máximo que conseguiu foi um 6º lugar, em 1954.

  •  
  • 25/03/1984 - Alain Prost venceu o GP do Brasil, a 10ª de suas 51 vitórias na carreira.

  •  
  • 25/03/1990 - Alain Prost venceu o GP do Brasil, a 40ª de suas 51 vitórias na carreira.

     
  • segunda-feira, 24 de março de 2008

    24 de março na história da Fórmula 1

  • 24/03/1915 - Nasceu em Suresnes o francês Eugene Martin (faleceu em 12/10/2006). Martin disputou 2 GPs em 1950, pela Talbot Lago, não conseguindo completar nenhum GP.

  •  
  • 24/03/1923 - Nasceu em Salford o inglês Brian Naylor (faleceu em 09/08/1989). Naylor disputou 7 GPs entre 1959 a 1961, e o máximo que conseguiu foi um 13º lugar, no GP da Grã-Bretanha 1960.

  •  
  • 24/03/1988 - Faleceu Roger Loyer, em Boulogne-Billancourt, França (com 80 anos).

  •  
  • 24/03/1991 - Ayrton Senna venceu o GP do Brasil, a 28ª de suas 41 vitórias na carreira.

  •  
  • 24/03/2002 - Faleceu Bob Said, vítima de ataque cardíaco, em Los Angeles, Estados Unidos (com 69 anos).
     
  • Vídeo de Criciúma 3x1 Figueirense

    F1 - Massa reconhece erro na Malásia

         O brasileiro Felipe Massa, enfim, reconheceu seu erro no GP da Malásia. Após a prova, o brasileiro disse desconhecer o motivo de sua saída da pista, mas acabou reconhecendo o erro. "Na volta 31, acertei a zebra na saída da curva seis, então, perdi a traseira e acabei saindo na curva seguinte. Precisamos ver se não houve danos no carro. Mas é uma grande vergonha, já que poderíamos ter conseguido uma dobradinha", completou.
     
         Bom, só ele que não tinha reconhecido seu erro, pois as imagens foram claras e não restaram dúvidas que Massa perdeu a traseira de sua Ferrari e demorou para corrigir o traçado, rodando e parando na brita.
     
         Ficou a impressão que Felipe tentou andar mais que o carro, já que a rodada aconteceu no segundo setor do circuito, onde o brasileiro perdia até meio segundo para Raikkonen em cada volta após o primeiro pit stop de ambos.
     
         Ou Massa supera a enorme prssão, principalmente da imprensa italiana, fazendo duas boas corridas na seqüência - Bahrein e Espanha - já que venceu ambas em 2007, ou desengrena de vez e vê comprometido inclusive seu contrato com a Ferrari.

     

    domingo, 23 de março de 2008

    F1 - comentários pós-corridas dos pilotos

         A partir deste GP, reproduzirei os comentários pós-corridas de todos os pilotos participantes. Veja o que disseram os 22 pilotos que participaram do GP da Malásia neste domingo:
     
    1 - Kimi Raikkonen (Ferrari), 1º colocado: Tivemos um final de semana muito complicado na Austrália. Não estávamos totalmente certos de que as coisas seriam diferentes por aqui. Sabíamos apenas que estaríamos bem em termos de velocidade. Tudo funcionou perfeitamente aqui e garantimos que nada daria errado, até poupamos o motor. Foi um trabalho perfeito da equipe. Eu teria ficado ainda mais alegre se o Felipe ficasse em segundo, mas as coisas deram errado. Creio que ainda temos dificuldades na classificação. Foi bom me classificar em segundo, mas na última sessão eu não tinha aderência nos pneus. O carro estava bom durante todo o final de semana, mas às vezes é difícil extrair o máximo dos pneus.
     
    2 - Felipe Massa (Ferrari), não completou: Eu me sinto frustrado, não é o início de ano que eu esperava e me sinto muito mal pelo que ocorreu. Mas precisamos nos concentrar, ainda temos 16 corridas e precisamos ter um bom ritmo na próxima. Tínhamos uma dobradinha garantida e não poderíamos terminar com apenas um carro. Precisamos nos recuperar agora. Eu senti algo estranho na Curva 6, fui para a zebra muito forte e quando entrei na 7, perdi o carro. É difícil explicar agora o que houve.
     
    3 - Nick Heidfeld (BMW), 6º colocado: Tenho sentimentos distintos sobre a corrida de hoje. Estou feliz por ter marcado minha primeira volta mais rápida em uma corrida de Fórmula 1, e 11 pontos também foi o melhor resultado para a nossa equipe. O ritmo do carro estava muito bom, no mesmo nível da McLaren. Isso tudo é muito positivo, e torna ainda mais decepcionante o fato de eu ter terminado apenas em sexto. Minha largada foi muito boa e tentei ultrapassar pela direita, por fora na primeira curva. Robert estava por dentro e Jarno Trulli entre nós. Fiquei sem espaço. Foi uma tentativa, mas não deu certo. Peguei sujeira e perdi mais duas posições na primeira volta. Pelo menos as recuperei quando ultrapassei David Coulthard e Fernando Alonso na volta 4. Novamente, nosso pessoal nos pits fez um trabalho muito bom.
     
    4 - Robert Kubica (BMW), 2º colocado: Foi um dia fantástico para a equipe, para a Petronas e para mim, o segundo pódio consecutivo. Depois de Monza em 2006, finalmente consegui outro pódio. Quero agradecer a todos na equipe, que trabalharam muito nos últimos dois meses para melhorar o carro. Não tive uma boa largada por causa das rodas travando, e estava brigando com o Nick e Jarno Trulli. Fui para o lado sujo e quase perdi o controle, mas de alguma maneira consegui passar pela curva e superar os dois. A partir deste momento, andei no meu próprio ritmo. As Ferraris estavam muito rápidas, mas consegui aumentar a diferença para os carros que estavam me seguindo. Após o segundo pit-stop, reduzi a rotação para poupar o motor e fui devagar. Não me senti muito bem durante o fim de semana e estava muito quente no carro, então as últimas dez voltas foram difíceis. Mas valeu a pena, foi um resultado brilhante.
     
    5 - Fernando Alonso (Renault), 8º colocado: Pudemos ver que, em condições normais de corrida, estamos um pouco atrás em termos de desempenho. No momento, nosso objetivo é tentar marcar pontos em cada corrida e trabalhar duro nos próximos testes para que possamos melhorar.
     
    6 - Nelson Piquet Jr. (Renault), 11º colocado: Estou feliz por ter terminado a corrida, já que este era meu primeiro objetivo depois de Melbourne. Aprendi muito hoje e reconheço que o grupo do qual fazemos parte está muito competitivo, e por isso você tem de fazer uma corrida perfeita. Mas terminei perto do meu companheiro de equipe, e isso é encorajador para mim. A corrida foi difícil e o carro ainda não está competitivo o suficiente, mas estou progredindo e espero dar seqüência a isso na próxima corrida, no Bahrain.
     
    7 - Nico Rosberg (Williams), 14º colocado: Eu sabia que, largando em 16º, teria de correr alguns riscos para fazer uma boa corrida, e na verdade foi boa, considerando que eu estava com muito combustível. Mas entrei junto com Timo Glock na curva quando ele me deu espaço. Acho que ele não me viu quando virou e eu não podia mais voltar, o que foi uma pena. O carro estava melhor hoje na corrida, mas apesar de tudo o que tentei, não era nosso fim de semana. Agora, vou para o Bahrain, onde as coisas devem melhorar.
     
    8 - Kazuki Nakajima (Williams), 17º colocado: Do final do grid, decidimos adotar uma estratégia agressiva, e ganhei algumas posições depois da largada, mas foi difícil abrir uma boa vantagem. Na segunda parte, o pneu furou e tive de parar muito cedo, o que não foi o ideal, já que fui obrigado a fazer dois trechos muito curtos e depois um longo no final. Sofri um pouco na última parte e rodei em uma curva de alta, então só procurei me concentrar e terminar a prova depois disso.
     
    9 - David Coulthard (Red Bull), 9º colocado: Tivemos muita granulação no meu primeiro jogo de pneus, então perdi nove segundos na primeira parte da corrida, o que foi frustrante. Estava muito quente, mas felizmente um pouco nublado também, então isso melhorou as coisas.
     
    10 - Mark Webber (Red Bull), 7º colocado: A largada não foi fantástica, mas sabíamos que muitos estavam com pneus macios naquele ponto da corrida. Contornei bem as curvas 1 e 2 e saí na quarta posição. A primeira parte foi boa, mas sofri um pouco na segunda com pouca aderência. Também fiquei preso atrás de Sato em um ponto crucial da corrida, e perdi cerca de dois segundos, o que deveria ter nos mantido à frente de Heidfeld. Estou satisfeito por todos na Red Bull por termos marcado dois pontos. Foi um começo de ano difícil para nós, e foi ótimo levar o carro até o final. Também agradeço bastante à Renault.
     
    11 - Jarno Trulli (Toyota), 4º colocado: É bom voltar aos pontos após uma boa corrida. Estou especialmente feliz pela equipe, tanto aqui quanto em Colônia. Este resultado se deve principalmente ao trabalho no inverno, e o dedico a eles. Tive uma primeira curva difícil, quando perdi aderência, entrei aberto e me toquei com Nick Heidfeld, perdendo um pouco de terreno. Mas depois disso, consegui ficar perto das McLarens. Então, ultrapassamos Mark Webber, já que a equipe fez um bom trabalho nos pit stops. No final, foi uma ótima briga com Lewis Hamilton, e estávamos um pressionando o outro. Ele estava um pouco mais rápido do que eu, mas dei cem por cento, e graças ao trabalho da equipe e a um fim de semana sem problemas, terminamos em quarto. Espero que possamos continuar melhorando o desempenho do carro, porque, como eu disse no final dos testes de inverno, parecemos fortes. Com o potencial da Toyota, podemos recuperar o nível de 2005 já neste ano.
     
    12 - Timo Glock (Toyota), não completou: Infelizmente, tivemos um dia de trabalho curto esta tarde. A largada não foi perfeita, tivemos muitas travadas de rodas e me toquei com alguém, mas consegui continuar. Na curva 4, fui tocado por trás por Nico Rosberg. Quando olhei nos espelhos, ele estava muito longe, então não esperava que fosse me ultrapassar onde tentou. Quando entrei na curva, ele me bateu do lado direito, quebrando minha suspensão traseira e me tirando da prova. Novamente, tivemos uma boa classificação, então é uma pena. Agora, esperamos ter mais sorte no Bahrain.
     
    14 - Sebastien Bourdais (Toro Rosso), não completou: Fiz uma boa largada, mas fiquei preso entre duas marchas. Cheguei até a curva 4, onde fui ultrapassado pela direita. Na curva 5, estava por dentro, com alguém ao meu lado, e na 6, voltei a ficar por fora, mas quando tentei virar, peguei o lado sujo, perdi o controle e fui para a brita. Foi o fim da minha corrida.
     
    15 - Sebastian Vettel (Toro Rosso), não completou: Comecei a ter dificuldades para trocar as marchas e com a direção hidráulica. Então, a traseira pegou fogo e tive de parar, o que pode acontecer às vezes quando tudo está super aquecendo. Até esse ponto, eu estava tendo uma boa corrida. Na primeira parte, o carro saía muito de frente e os pneus estavam sofrendo granulação. A segunda parte foi muito melhor.
     
    16 - Jenson Button (Honda), 10º colocado: Foi bom ir até o final da corrida hoje e conseguiremos muitas informações úteis deste final de semana. Estou bastante satisfeito com o 10º lugar, já que é onde o desempenho do carro está neste momento. Com a maioria dos carros à nossa frente terminando a prova, é um bom reflexo de nosso nível geral de desempenho. Estamos indo na direção certa e aprendendo mais sobre o carro o tempo todo. Assim, precisamos manter o trabalho duro e continuar o desenvolvimento antes da próxima corrida, dentro de duas semanas.
     
    17 - Rubens Barrichello (Honda), 13º colocado: Infelizmente, meu final de semana ficou comprometido quando perdemos a sessão de treinos livres da manhã de sábado, fazendo com que eu ficasse com menos equilíbrio no carro hoje. Eu estava saindo muito de frente e foi uma batalha durante toda a corrida. A penalidade de drive-through após minha segunda parada foi uma infelicidade, mesmo que eu tenha perdido apenas uma posição. O que aconteceu é que as marcas do pitlane que indicam onde o limite de velocidade termina não estavam claras o suficiente.
     
    18 - Takuma Sato (Super Aguri), 16º colocado: Foi bom terminar a corrida. A primeira e a segunda partes foram boas, mas na terceira, infelizmente peguei sujeira no setor de alta velocidade, entrei aberto e perdi muito tempo. Em quase todas as voltas, pegamos tráfego, principalmente na última parte, então foi uma pena eu não ter recuperado o ritmo novamente até o final. Mas foi bom ver que o carro é confiável e que coletamos dados valiosos, então foi uma corrida dura, porém boa, para a equipe.
     
    19 - Anthony Davidson (Super Aguri), 15º colocado: Foi uma boa corrida para a equipe e para mim. Foi ótimo completar minha primeira prova desde o Brasil, e acho que ela foi boa. O pessoal fez um trabalho excelente e o carro se mostrou confiável o tempo todo. Não houve problemas e os pneus trabalharam bem. Me senti à vontade pude forçar onde queria para melhorar os tempos de volta. Apenas me mantive fora dos problemas e levei o carro até o final em uma boa posição para a situação em que estamos no momento.
     
    20 - Adrian Sutil (Force India), não completou: Logo no início da corrida, o carro teve um problema mecânico que me obrigou a desligar o motor e sair da pista. Estou muito desapontado com este começo de temporada, principalmente após ter de parar tão cedo também na corrida da Austrália.
     
    21 - Giancarlo Fisichella (Force India), 12º colocado: Honestamente, acho que fizemos nosso melhor aqui. Na largada, a roda travou e perdi muitas posições, não sei porque, mas temos de analisar isso. Na primeira parte, tive muitas dificuldades com as saídas de frente, com os pneus macios sofrendo granulação, mas no meu pit-stop, ajustei a asa dianteira, coloquei pneus duros e me mantive com eles nos dois trechos restantes. Estou feliz com o ritmo de corrida na parte final, e isso é promissor para o resto da temporada.
     
    22 - Lewis Hamilton (McLaren), 5º colocado: Larguei bem e estava muito satisfeito, já que passamos de nono para quinto. Pressionei o Mark Webber por um bom tempo, mas é muito difícil ultrapassar, mesmo estando mais rápido. Poderíamos obter ao menos a terceira posição, mas tive o problema no meu primeiro pit stop, o que me custou muito tempo. Fiz o melhor que pude. De positivo, o carro rodou de forma confiável sob condições extremas, e pude pressionar o Jarno até o final. Tanto Mark quanto Jarno andaram muito bem hoje, foi ótimo duelar com eles.
     
    23 - Heikki Kovalainen (McLaren), 3º colocado: Estou muito contente com o meu terceiro lugar, levando em conta a punição, e talvez tenha sido o melhor resultado possível sob tais circunstâncias. A nossa estratégia funcionou e pude guiar com pista limpa na maior parte do tempo. A equipe fez um trabalho fantástico e estou feliz por dar a ela o primeiro pódio. Tive um pequeno problema de esfarelamento nos pneus durante o primeiro trecho, mas consegui me manter até a 20ª volta, o que me ajudou a ultrapassar o Jarno Trulli. Após o meu segundo pit stop, guiei de forma cautelosa e garanti o terceiro lugar.

     

    Criciúma vence e assume a liderança do Catarinão

         O Criciúma conseguiu uma importante vitória na tarde deste domingo de páscoa, 23 de março, ao fazer 3x1 no Figueirense, no Estádio Heriberto Hülse, em partida válida pela sexta rodada do returno do Campeonato Catarnense. Com esta vitória, o tricolor assume a liderança do returno da competição, agora com 14 pontos, contra 12 do Figueirense.
     
         Mas a primeira boa chance de gol foi dos visitantes, aos 11 minutos, quando Rodrigo Fabri cobrou escanteio, a bola passou por todo mundo e bateu na trave. Quatro minutos depois, o Tigre chegou bem: Luis André rolou para Beto, que chutou rasteiro, no canto, para boa defesa de Wilson.
     
         Os dois primeiros gols foram marcados num intervalo de três minutos: aos 19, o Tigre abriu o placar com Valdeir, que recebeu no interior da área, pela esquerda e chutou cruzado; a bola desviou no zagueiro Bruno Perone e foi morrer no fundo da rede do Figueira. Dois minutos depois, após cobrança de escanteio de Rodrigo Fabri, Wellington Amorim cabeceou sozinho para empatar: 1x1.
     
         Aos 24, o tricolor ampliou: Valdeir recebeu na esquerda, invadiu a área e tocou no meio para Jean Coral, que empurrou inapelável para o gol, colocando o Tigre novamente na frente: Criciúma 2x1 Figueirense. O terceiro gol do Criciúma foi marcado aos 37, quando Valdeir rolou para Jean Coral, que só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro Wilson.
     
         A segunda etapa foi menos movimentada que a primeira, com poucas chances de gol para as duas equipes. O Figueirense quase chegou ao segundo gol aos oito minutos: Wellington Amorim invadiu a área pela esquerda e chutou rasteiro. A bola passou rente ao gol de Zé Carlos.
     
         Aos 20, outra chance de Wellington Amorim, que chutou da entrada da área e o goleiro Zé Carlos fez excelente defesa. A grande chance tricolor na etapa final foi aos 45: Adriano avançou bem pelo meio e chutou de pé esquerdo, mas por cima do gol do Figueirense.
     
         O próximo compromisso tricolor no Estadual será na quarta-feira, 26 de março, quando a equipe vai a Chapecó enfrentar a Chapecoense. Atenção apra o horário de início do jogo: 19h30min.

     

    F1 - Raikkonen vence na Malásia

         A Ferrari se recuperou do péssimo resultado na Austrália e foi absoluta no GP da Malásia, a segunda etapa da temporada 2008. Kimi Raikkonen e Felipe Massa dominaram em Kuala Lumpur desde os treinos, e na corrida não deram qualquer chance para os adversários.
         Quem levou a melhor na disputa interna foi o finlandês, atual campeão mundial, que venceu pela primeira vez na temporada e pela segunda no traçado malaio, onde conquiatara sua primeira vitória na carreira em 2003. Raikkonen largou em segundo e comboiou o brasileiro até a primeira rodada de pit stops. Tendo parado na 18ª volta, uma depois de Massa, o finlandês se aproveitou e voltou na frente.
         Após a parada, Massa começou a ficar um pouco para trás. Na tentativa de andar forte para recuperar terreno, o brasileiro rodou na 31ª volta, ficando na caixa de brita e abandonando a prova, permanecendo sem pontuação neste início de campeonato.
         Robert Kubica (BMW) fez uma corrida consistente e chegou em segundo, a sua melhor colocação na categoria. O polonês chegou inclusive a assumir a liderança por breves momentos, após os pit stops dos carros da Ferrari.
         O melhor resultado da McLaren foi a terceira colocação de Heikki Kovalainen. Lewis Hamilton, vencedor na Austrália, fez uma boa largada, pulou de nono para sexto, ultrapassou Jarno Trulli (Toyota), mas perdeu 20 segundos no seu primeiro pit stop e passou boa parte da corrida atrás de Mark Webber (Red Bull). Acabou em quinto, atrás de Trulli.
         O sexto colocado Nick Heidfeld (BMW), que protagonizou o mais belo lance da corrida, tendo ultrapassado de uma só vez Fernando Alonso (Renault) e David Coulthard (Red Bull). O espanhol bicampeão fechou a zona de pontuação, atrás de Webber.
         Entre os demais brasileiros, o melhor foi Nelsinho Piquet (Renault), que fez uma corrida regular e acabou em 11º. Rubens Barrichello (Honda) foi penalizado com um drive-through por velocidade excessiva em seu segundo pit stop, acabando em 13º.
         O GP da Malásia teve cinco abandonos, contando com o de Massa. Sebastien Bourdais (Toro Rosso) foi para a brita, e Timo Glock (Toyota) teve o seu carro danificado após toque com Nico Rosberg (Williams). Adrian Sutil (Force India) e Sebastian Vettel (Toro Rosso) tiveram problemas mecânicos. Confira a classificação final do GP da Malásia:

    Pos Piloto Equipe Tempo
    --------------------------------------------------
    1º Kimi Raikkonen Ferrari 1h31'18"555

    2º Robert Kubica BMW + 19"570
    3º Heikki Kovalainen McLaren + 38"450
    4º Jarno Trulli Toyota + 45"832
    5º Lewis Hamilton McLaren + 46"548
    6º Nick Heidfeld BMW + 49"833
    7º Mark Webber Red Bull + 1'08"130
    8º Fernando Alonso Renault + 1'10"041
    9º David Coulthard Red Bull + 1'16"220
    10º Jenson Button Honda + 1'26"214
    11º Nelson Piquet Jr. Renault + 1'32"202
    12º Giancarlo Fisichella F. India - 1 volta
    13º Rubens Barrichello Honda - 1 volta
    14º Nico Rosberg Williams - 1 volta
    15º Anthony Davidson S. Aguri - 1 volta
    16º Takuma Sato S. Aguri - 2 voltas
    17º Kazuki Nakajima Williams - 2 voltas
    Não completaram
    18º Sebastian Vettel T. Rosso - 17: motor
    19º Felipe Massa Ferrari - 26: rodada
    20º Adrian Sutil F. India - 51: rodada
    21º Timo Glock Toyota - 55: acid.
    22º Sebastien Bourdais T. Rosso - 56: rodada
    --------------------------------------------------

    23 de março na história da Fórmula 1

  • 23/03/1915 - Nasceu em Londres o inglês Arthur Owen (faleceu em 13/04/2000). Owen disputou apenas 1 GP: Itália 1960, largando em 11º e abandonando em um acidente logo na 1ª volta.

  •  
  • 23/03/1933 - Nasceu em Leicester o inglês John Taylor (faleceu em 07/08/1966). J. Taylor disputou 5 GPs entre 1964 a 1966, e e máximo que conseguiu foi um 6º lugar no GP da França 1966.

  •  
  • 23/03/1976 - Nasceu em Curitiba o brasileiro Ricardo Zonta, que completa hoje 32 anos. Zonta disputou 37 GPs entre 1999 a 2004, e o máximo que conseguiu foi chegar três vezes em 6º lugar.

  •  
  • 23/03/1981 - Faleceu Mike Hailwood, vítima de acidente automobilístico em Birmingham, Inglaterra (com 40 anos).

  •  
  • 23/03/1986 - Nelson Piquet venceu o GP do Brasil, a 14ª de suas 24 vitórias na carreira.

  •  
  • 23/03/2003 - Kimi Raikkonen venceu o GP da Malásia, sua primeira vitória na carreira.
  • sábado, 22 de março de 2008

    F1 - Pilotos da McLaren perdem 5 posições cada

         Lewis Hamilton e Heikki Kovalainen, pilotos da escuderia britânica McLaren, perderam cinco posições cada um por terem bloqueado Nick Heidfeld e Fernando Alonso no final do treino classificatório para o GP da Malásia. A dupla pilotou seus carros lentamente, enquanto outros pilotos ainda estavam em suas voltas rápidas.
         Após algumas horas reunidos, os comissários resolveram punir Hamilton e Kovalainen.
    A McLaren, de acordo com sua assessoria de imprensa, não vai recorrer da decisão. Agora, o finlandês larga em oitavo e Hamilton em nono. Robert Kubica, companheiro de Nick Heidfeld, disse que Alonso foi mais atrapalhado do que o alemão.
         Já o japonês Kazuki Nakajima (Williams) perdeu 10 posições no grid de largada devido a punição que foi dada ao piloto por causa do acidente com Robert Kubica (BMW), quando Nakajima bateu na traseira do carro do polonês durante o terceiro período de Safety Car no GP da Austrália. Confira como ficou o grid de largada para o GP da Malásia:

    Pos Piloto Equipe Tempo
    --------------------------------------------------
    1º Felipe Massa Ferrari 1'35"748

    2º Kimi Raikkonen Ferrari 1'36"230
    3º Jarno Trulli Toyota 1'36"711
    4º Robert Kubica BMW 1'36"727
    5º Nico Heidfeld BMW 1'36"753
    6º Mark Webber Red Bull 1'37"009
    7º Fernando Alonso Renault 1'38"450
    8º Heikki Kovalainen McLaren punido
    9º Lewis Hamilton McLaren punido
    10º Timo Glock Toyota 1'39"656
    11º Jenson Button Honda 1'35"208
    12º David Coulthard Red Bull 1'35"408
    13º Nelson Piquet Jr. Renault 1'35"562
    14º Rubens Barrichello Honda 1'35"622
    15º Sebastian Vettel Toro Rosso 1'35"648
    16º Nico Rosberg Williams 1'35"670
    17º Giancarlo Fisichella Force India 1'36"240
    18º Sebastien Bourdais Toro Rosso 1'36"677
    19º Takuma Sato Super Aguri 1'37"087
    20º Adrian Sutil Force India 1'37"101
    21º Anthony Davidson Super Aguri 1'37"481
    22º Kazuki Nakajima Williams punido
    --------------------------------------------------

    F1 - Felipe Massa larga na pole em Sepang

         O brasileiro Felipe Massa marcou a pole position para o GP da Malásia de Fórmula 1 no circuito de Sepang. Ao seu lado na primeira fila largará Kimi Raikkonen.
         Na segunda fila as duas McLarens, com Heikki Kovalainen em 3ª e Lewis Hamilton em 4º. Os outros dois brasileiros na disputa dividirão a sétima fila: Nelsinho Piquet (Renault) larga em 13º e Rubens Barrichello (Honda) em 14º. Confira o grid de largada para o GP da Malásia:

    Pos Piloto Equipe Tempo
    --------------------------------------------------
    1º Felipe Massa Ferrari 1'35"748

    2º Kimi Raikkonen Ferrari 1'36"230
    3º Heikki Kovalainen McLaren 1'36"613
    4º Lewis Hamilton McLaren 1'36"709
    5º Jarno Trulli Toyota 1'36"711
    6º Robert Kubica BMW 1'36"727
    7º Nico Heidfeld BMW 1'36"753
    8º Mark Webber Red Bull 1'37"009
    9º Fernando Alonso Renault 1'38"450
    10º Timo Glock Toyota 1'39"656
    11º Jenson Button Honda 1'35"208
    12º David Coulthard Red Bull 1'35"408
    13º Nelson Piquet Jr. Renault 1'35"562
    14º Rubens Barrichello Honda 1'35"622
    15º Sebastian Vettel Toro Rosso 1'35"648
    16º Nico Rosberg Williams 1'35"670
    17º Giancarlo Fisichella Force India 1'36"240
    18º Kazuki Nakajima Williams 1'36"388
    19º Sebastien Bourdais Toro Rosso 1'36"677
    20º Takuma Sato Super Aguri 1'37"087
    21º Adrian Sutil Force India 1'37"101
    22º Anthony Davidson Super Aguri 1'37"481
    --------------------------------------------------

    F1 - BMW surpreende no 3º treino

         Nick Heidfeld, da BMW, com o tempo de 1'35"019, fez o melhor tempo do terceiro treino livre para o GP da Malásia, deixando para trás o finlandês Kimi Raikkonen (2º) e o brasileiro Felipe Massa (3º), ambos da Ferrari.
         Lewis Hamilton fez apenas o 11º melhor tempo, com 1'35"927, enquanto seu companheiro de equipe, o finlandês Heikki Kovalainen, ficou somente com a 16ª colocação (1'36"529).
         Pela primera vez, Nelsinho Piquet (Renault) andou na frente de seu companheiro de equipe, o bicampeão Fernando Alonso, ficando com o sétimo melhor tempo do treino, com 1'35"768, contra 1'36"068 de Alonso, que ficou em 12º. Já Rubens Barrichello (Honda) foi o pior entre os 22 pilotos.

    Pos Piloto Equipe Tempo
    --------------------------------------------------
    1º Nick Heidfeld BMW 1'35"019

    2º Kimi Raikkonen Ferrari 1'35"262
    3º Felipe Massa Ferrari 1'35"388
    4º Jarno Trulli Toyota 1'35"389
    5º Mark Webber Red Bull 1'35"437
    6º David Coulthard Red Bull 1'35"653
    7º Nelson Piquet Jr. Renault 1'35"768
    8º Jenson Button Honda 1'35"781
    9º Sebastian Vettel Toro Rosso 1'35"827
    10º Timo Glock Toyota 1'35"911
    11º Lewis Hamilton McLaren 1'35"927
    12º Fernando Alonso Renault 1'36"068
    13º Kazuki Nakajima Williams 1'36"183
    14º Giancarlo Fisichella Force India 1'36"229
    15º Nico Rosberg Williams 1'36"490
    16º Heikki Kovalainen McLaren 1'36"529
    17º Robert Kubica BMW 1'36"618
    18º Sebastien Bourdais Toro Rosso 1'36"668
    19º Takuma Sato Super Aguri 1'36"908
    20º Adrian Sutil Force India 1'36"939
    21º Anthony Davidson Super Aguri 1'37"140
    22º Rubens Barrichello Honda 1'37"703
    --------------------------------------------------

    22 de março na história da Fórmula 1

  • 22/03/1912 - Nasceu em Walthamstow o inglês Leslie Johnson (faleceu em 08/06/1959). L. Johnson disputou apenas 1 GP: Grã-Bretanha 1950, pela ERA, largando em 12º e abandonando na 3ª volta com problemas no compressor.

  •  
  • 22/03/1974 - Faleceu Peter Revson, vítima de acidente durante testes para o GP da África do Sul pilotando uma Shadow (com 35 anos).

  •  
  • 22/03/1992 - Nigel Mansell venceu o GP do México, a 23ª de suas 31 vitorias na carreira.
  • sexta-feira, 21 de março de 2008

    Red Bull pode ficar de fora do GP

         A FIA não gostou nem um pouco do resultado do acidente sofrido por David Coulthard durante a primeira sessão de treinos livres para o GP da Malásia nesta sexta-feira. Depois de os comissários do circuito reunirem-se com a direção da Red Bull para avaliar o que aconteceu, a entidade pediu um relatório completo sobre o episódio e ameaçou a equipe com a exclusão da corrida por medidas de segurança.
     
         O escocês escapou da pista de Sepang após ter um problema em um amortecedor na curva 13, mas o que preocupou a FIA foi que houve em seguida. O RB4 teve sua frente inteiramente destruída assim que passou pela brita, acabando sem as duas rodas da frente e sem os braços da suspensão dianteira.
     
         Como o acidente foi bastante parecido com o que Coulthard teve quando se chocou com Felipe Massa no GP da Austrália da semana passada — e o resultado final, com um 'despedaçamento' do bólido, foi o mesmo —, os comissários esperam ser convencidos pela Red Bull de que o seu equipamento é seguro.
     
         Segundo o diretor Christian Horner, da Red Bull, "a Red Bull andou mais de 10 mil km em testes com peças idênticas, e nunca houve nenhum problema dessa natureza". O projetista Adrian Newey, que também teve de dar explicações, explicou que o acidente foi bastante forte, e que "o impacto de qualquer carro após voar por sobre a zebra teria causado uma quebra semelhante".

    Em 12 minutos, Bourdais leva duas multas

         Durante o primeiro treino livre nesta sexta-feira na Malásia, Sebastien Bourdais (Toro Rosso) excedeu duas vezes a velocidade permitida nos boxes em um espaço de 12 minutos. Nos treinos, o limite é de 60 km/h.
     
         O piloto francês foi punido com uma multa de € 1 mil (R$ 2,6 mil) por registrar 64,5 km/h e mais € 3 mil (R$ 8 mil) por atingir 65,9 km/h. Além de Bourdais, Anthony Davidson (Super Aguri) também foi flagrado pelo radar a 61,9 km/h e terá de pagar uma multa de € 400 (R$ 1 mil).

    F1 - Deu Hamilton no 2º treino

         O inglês Lewis Hamilton, da McLaren, superou os dois carros da Ferrari nos minutos finais do segundo treino livre para o GP da Malásia, marcando o tempo de 1'35"055.
         O brasileiro Felipe Massa foi novamente mais rápido que seu companheiro de equipe, Kimi Raikkonen. Massa fez o 2º melhor tempo (1'35"206) e Raikkonen o 3º (1'35"428). Na seqüência, duas surpresas: Jenson Button, da Honda, ficou em 4º e Sebastian Vettel, da Toro Rosso, foi o 5º melhor.
         Rubens Barrichello (Honda) terminou o treino na 11ª colocação, enquanto Nelsinho Piquet (Renault) fechou o treino na 15ª posição, logo atrás de seu companheiro Fernando Alonso. Veja os tempos do 2º treino livre do GP da Malásia:

    Pos Piloto Equipe Tempo
    --------------------------------------------------
    1º Lewis Hamilton McLaren 1'35"055

    2º Felipe Massa Ferrari 1'35"206
    3º Kimi Raikkonen Ferrari 1'35"428
    4º Jenson Button Honda 1'36"037
    5º Sebastian Vettel Toro Rosso 1'36"474
    6º Jarno Trulli Toyota 1'36"493
    7º Heikki Kovalainen McLaren 1'36"512
    8º Robert Kubica BMW 1'36"671
    9º Giancarlo Fisichella Force India 1'36"756
    10º Kazuki Nakajima Williams 1'36"838
    11º Rubens Barrichello Honda 1'36"879
    12º Nico Rosberg Williams 1'36"908
    13º Nick Heidfeld BMW 1'37"106
    14º Fernando Alonso Renault 1'37"328
    15º Nelson Piquet Jr. Renault 1'37"331
    16º Mark Webber Red Bull 1'37"346
    17º Timo Glock Toyota 1'37"512
    18º Adrian Sutil Force India 1'37"614
    19º Takuma Sato Super Aguri 1'39"021
    20º Anthony Davidson Super Aguri 1'39"361
    --------------------------------------------------

    F1 - Malásia: 1º treino foi Massa

         O brasileiro Felipe Massa foi o piloto mais rápido na primeira sessão de treinos livres para o GP da Malásia de Fórmula 1 com a marca de 1'35"392, com mais de um segundo de vantagem sobre seu companheiro de equipe Kimi Raikkonen, que ficou em segundo com 1'36"459.
         Raikkonen teve problemas com seu carro, causando uma interrupção de cerca de 9 minutos na sessão de treinos. A Ferrari teve mais uma falha, mecânica ou eletrônica, e a confiabilidade volta a ser assunto no time.
         Em terceiro ficou outro finlandês: Heikki Kovalainen, da McLaren, fez sua melhor vola em 1'36"556, seguido de Nico Rosberg e de Lewis Hamilton.
         O brasileiro Nelsinho Piquet (Renault) fechou o treino na sétima posição, logo atrás de seu companheiro Fernando Alonso. Rubens Barrichello foi o 13º entre os 22 pilotos que treinaram na manhã desta sexta-feira. Veja os tempos do 1º treino livre do GP da Malásia:

    Pos Piloto Equipe Tempo
    --------------------------------------------------
    1º Felipe Massa Ferrari 1'35"392

    2º Kimi Raikkonen Ferrari 1'36"459
    3º Heikki Kovalainen McLaren 1'36"556
    4º Nico Rosberg Williams 1'36"578
    5º Lewis Hamilton McLaren 1'36"626
    6º Fernando Alonso Renault 1'37"022
    7º Nelson Piquet Jr. Renault 1'37"034
    8º Robert Kubica BMW 1'37"218
    9º Jenson Button Honda 1'37"282
    10º Jarno Trulli Toyota 1'37"540
    11º Nick Heidfeld BMW 1'37"649
    12º Kazuki Nakajima Williams 1'37"649
    13º Rubens Barrichello Honda 1'37"076
    14º Timo Glock Toyota 1'37"782
    15º Sebastian Vettel Toro Rosso 1'38"219
    16º David Coulthard Red Bull 1'38"232
    17º Mark Webber Red Bull 1'38"707
    18º Sebastien Bourdais Toro Rosso 1'38"798
    19º Giancarlo Fisichella Force India 1'39"046
    20º Takuma Sato Super Aguri 1'40"178
    21º Anthony Davidson Super Aguri 1'40"351
    22º Adrian Sutil Force India 1'41"269
    --------------------------------------------------

    21 de março na história da Fórmula 1

  • 21/03/1913 - Nasceu em Chertsey o inglês George Abecassis (faleceu em 18/12/1991).
    Abecassis disputou 2 GPs entre 1950 e 1951, pela HWM, não conseguindo completar nenhum GP.

  •  
  • 21/03/1916 - Nasceu em Smethwick o inglês Ken Wharton (faleceu em 12/01/1957).
    Wharton disputou 15 GPs entre 1952 a 1955, e o máximo que conseguiu foi um 4º lugar, no GP da Suíça 1952.

  •  
  • 21/03/1921 - Nasceu em Barcelona a espanhol Chico Godia-Sales (faleceu em 28/11/1990).
    Godia-Sales disputou 13 GPs entre 1951 a 1958, e o máximo que conseguiu foi chegar duas vezes em 4º lugar.

  •  
  • 21/03/1960 - Nasceu em São Paulo o brasileiro Ayrton Senna (faleceu em 01/05/1994).
    Senna disputou 161 GPs entre 1984 a 1994, vencendo 41 GPs, conquistando 65 pole positions, marcando 19 vezes a melhor volta de um GP e conquistando por três vezes o título mundial de pilotos: em 1988, 1989 e 1991.

  •  
  • 21/03/1982 - Alain Prost venceu o GP do Brasil, a quinta de suas 51 vitórias na carreira.

  •  
  • 21/03/2004 - Michael Schumacher venceu o GP da Malásia, a 72ª de suas 91 vitórias na carreira.
  • quinta-feira, 20 de março de 2008

    Alteração de data para Chapecoense x Criciúma

         O Departamento Técnico da Federação Catarinense de Futebol, atendendo a pedido das emissoras de TV que transmitem a competição ao vivo, alterou mais uma vez a tabela do Campeonato Catarinense 2008.
     
         O jogo válido pela sétima rodada do returno entre Chapecoense x Criciúma, inicialmente marcado para quinta-feira, 27 de março, foi antecipado para quarta-feira, 26 de março. O início do jogo está marcado para às 19h30min.
     
         Pela oitava rodada, o jogo Criciúma x Brusque, no Estádio Heriberto Hülse, foi antecipado de domingo, 30 de março, para sábado, 29 de março, às 18h10min, devido a grade de programação do pay-per-view.
    Já o jogo Cidade Azul x Criciúma, pela nona rodada, em Tubarão, também foi antecipado. Inicialmente previsto para domingo, 6 de abril, o jogo será disputado no sábado, 5 de abril, às 20h30min.
     
         A confirmação de datas e horários das duas últimas rodadas serão divulgados oportunamente pela FCF, em função da grade de programação das emissoras Record, Sportv e do pay-per-view.

     

    SP renova com Fórmula 1 até 2015

         O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, assinou a renovação de contrato entre a Prefeitura e a Interpro, empresa promotora do Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, até 2015. Com isso, a cidade continuará recebendo as provas automobilísticas da categoria por, no mínimo, mais oito anos.
     
         "O GP de Fórmula 1 é um dos grandes eventos esportivos do mundo e São Paulo terá, com a assinatura deste contrato, a certeza de que irá ser a sede, por pelo menos mais oito anos, das corridas de Fórmula 1 no Brasil", afirmou Kassab.
     
         De acordo com Kassab, os investimentos da Prefeitura nos últimos três anos no Autódromo Municipal de Interlagos ajudaram a prorrogar o contrato.
     
         "Na medida em que a administração municipal investiu no autódromo e tivemos um GP excelente, é evidente que se criou um clima de confiança entre os organizadores e a cidade, o que permitiu essa prorrogação", afirmou o prefeito de São Paulo.
     
         "A partir do momento em que temos a certeza do GP de Fórmula 1 até 2015, poderemos continuar a fazer investimentos em Interlagos, para que o autódromo fique cada vez melhor", acrescentou Kassab.
     
         Em 2007, Interlagos teve a pista totalmente recapeada. Também foi feito alargamento de seis metros do trecho próximo à entrada da reta dos boxes, aumentando a segurança dos pilotos.
     
         Neste ano, pelo terceiro ano consecutivo, o Campeonato Mundial de Fórmula 1 será encerrado no circuito de Interlagos, em São Paulo.

     

    20 de março na história da Fórmula 1

  • 20/03/1972 - Nasceu em Aldeia Galega o português Pedro Lamy, que completa hoje 36 anos.
    Lamy disputou 32 GPs entre 1993 a 1996, e o máximo que conseguiu foi um 6º lugar, no GP da Austrália 1995.

  •  
  • 20/03/1955 - Faleceu Larry Crockett, vítima de acidente durante uma corrida, em Langhorne, Estados Unidos (com 28 anos).

  •  
  • 20/03/2005 - Fernando Alonso venceu o GP da Malásia, sua segunda vitória na carreira.
  • quarta-feira, 19 de março de 2008

    Arbitragem para Criciúma x Figueirense

         A comissão de arbitragem da Federação Catarinense de Futebol realizou, às 15 horas desta quinta-feira, 19 de março, o sorteio da escala de arbitragem para os jogos deste final de semana, válidos pela 6ª rodada do Campeonato Catarinense.
     
         Para o jogo Criciúma x Figueirense, marcado para o próximo domingo, 23 de março, às 16 horas, no Estádio Heriberto Hülse, foi designado por intermédio de sorteio o árbitro Celio Amorim (CBF), que terá como auxiliares Carlos Berkenbrock (CBF) e Rosnei Hoffmann Scherer.
     
         Amorim concorreu no sorteio com a bola de número 2. Com a bola de número 1 concorreu o árbitro Wagner Tardelli de Azevedo.
     
         A função de quarto árbitro será desempenhada por Almir Bortolotto e Euclides Biazotto, ambos de Criciúma. O delegado do jogo será Emerson Lodetti, também de Criciúma.
     
         O jogo do próximo domingo entre Criciúma x Figueirense terá transmissão ao vivo, minuto a minuto, em tempo real, através do site www.criciumaesporteclube.com.br.

    Kuala Lumpur

         Kuala Lumpur é a capital e a maior cidade da Malásia. Situa-se no interior do país e tem cerca de 3,7 milhões de habitantes. É o maior pólo comercial do país. Cerca de dois terços da população são de origem chinesa e indiana.
     
         Fundada em 1857, tornou-se capital dos Estados Federados Malaios em 1896. O domínio britânico terminou em 1957, mas Kuala Lumpur continuou a ser a capital da Federação Malaia até 1963 e da atual Malásia desde então. Tornou-se território federal em 1974.
     
         O circuito de Sepang, onde será disputado o GP da Malásia de Fórmula 1 no próximo domingo, fica nos arredores de Kuala Lumpur. Na foto, as torres "Petronas Towers", cartão postal da capital malaia.

     

    Nakajima perde 10 posições no grid da Malásia

         O japonês Kazuki Nakajima (Williams) perderá 10 posições no grid de largada para o GP da Malásia, segunda etapa da temporada de 2008 de Fórmula 1, que acontece no próximo fim de semana na Malásia.
     
         A punição foi dada ao piloto por causa do acidente com Robert Kubica (BMW Sauber), quando Nakajima bateu na traseira do carro do polonês durante o terceiro período de Safety Car.

     

    Tigre apresenta volante Pierre

         O Criciúma apresentou o volante Pierre, 20 anos, oriundo do Internacional de Porto Alegre. O jogador começou nas categorias de base do clube gaúcho. Em 2007, Pierre recebeu algumas oportunidades do técnico Abel Braga para atuar como titular entre os profissionais. Pierre Veiga Sodré nasceu em 31 de maio de 1987, pesa 81 kg e mede 1,87 metro. É destro e calça chuteira de número 41.

     

    F1 - aconteceu em 19 de março

  • 19/03/1943 - Nasceu em Booleroo o australiano Vern Schuppan, que completa hoje 65 anos.
    Schuppan disputou 9 GPs, entre 1974 a 1977, e o máximo que conseguiu foi um 7º lugar, no GP da Alemanha 1977.

  •  
  • 19/03/1964 - Nasceu em Lido di Camaiore o italiano Nicola Larini, que completa hoje 44 anos.
    Larini disputou 49 GPs entre 1987 a 1977, subindo uma vez ao podium, com um 2º lugar no GP de San Marino 1994.

  •  
  • 19/03/1995 - Faleceu Trevor Blokdyk, vítima de ataque cardíaco, em Gauteng, África do Sul (com 59 anos).

  •  
  • 19/03/2006 - Giancarlo Fisichella venceu o GP da Malásia, sua terceira vitória na carreira.
  • terça-feira, 18 de março de 2008

    Tigre novamente no banco dos réus

         Os incidentes no Estádio Heriberto Hülse no jogo contra o Avaí, dia 24 de fevereiro, quando o aposentado Ivo Costa, 62 anos, perdeu a mão direita depois da explosão de uma bomba caseira, continuam dando dor de cabeça ao Departamento Jurídico do Clube.
     
         Isso porque o procurador Valdir Zanella, insatisfeito com a absolvição do clube no Pleno do Tribunal de Justiça - TJD da Federação Catarinense de Futebol, recorreu nesta segunda-feira, 17 de março, ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva - STJD da Confederação Brasileira de Futebol.
     
         Na 4ª Comissão Disciplinar do TJD, o Criciúma foi punido com a perda de mando de campo em dois jogos, mais multa de R$ 10 mil, sendo posteriormente absolvido pelo Pleno. No recurso, Zanella pede a mesma pena imposta na 4ª Comissão.
     
         O clube ainda não foi notificado pela CBF. Após a notificação, o Criciúma terá três dias úteis para ofecerer recurso.

     

    O erro de Kovalainen na Austrália

         Heikki Kovalainen, após o GP da Austrália, assumiu que, por engano, apertou o botão do limitador de velocidade de seu carro quando tirava uma das sobreviseiras. Com este erro, o finlandês perdeu a quarta posição para Fernando Alonso, logo depois de ter conseguido ultrapassá-lo.
     
         Está disponível em um site de vídeos a câmera on-board de seu carro. O finlandês ficou tão irritado que deu um soco no volante.

     

     

    Começa a montagem da equipe que pega o Figueirense

         O técnico Leandro Machado terá mais cinco dias para preparar a equipe do Criciúma que enfrentará o Figueirense pelo Campeonato Catarinense, no próximo domingo, 23 de março, contra o Figueirense, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo que vale a liderança, tanto do returno, quando da classificação geral.
     
         Os zagueiros Silvio Criciúma e William Amaral receberem o terceiro cartão amarelo cada contra o Joinville e não poderão enfrentar o Figueirense. Desse modo, Machado poderá formar a zaga com Cláudio Luiz, Basílio e Wescley, entrando Marcelo Rosa na meia.
     
         Três jogadores estão entregues ao Departamento Médico: os meias Mateus e Marcelo Rosa e o atcante Jean Coral. Os meias já poderão jogar contra o Figueirense, mas o atacante, que ficou de fora contra o Joinville, devido a uma torção no tornozelo, permanece em tratamento.
     
         A reapresentação dos jogadores aconteceu ontem, onde foram realizados treinamentos físicos Balneário Rincão. Nesta terça-feira, Leandro Machado começará a formar a equipe tricolor para o confronto do próximo domingo.

     

    domingo, 16 de março de 2008

    F1 - Barrichello é desclassificado e perde 6º lugar

         Rubens Barrichello, logo após ser chamado para o 2º dos seus dois pitstops planejados, Timo Glock teve um acidente e o safety car foi para a pista. A equipe não tinha outra alternativa a não ser prosseguir, porque ele estava sem combustível, embora o time soubesse que o pitlane seria fechado em função do safety car e isso resultaria em uma penalidade de de 10 segundos parado nos boxes.
     
         Durante o pitstop, o "pirulito" foi levantado um instante antes da hora, enquanto a mangueira de combustível ainda estava sendo tirada do carro. Após o pitstop Rubens saiu do pitlane quando a luz ainda estava vermelha, o que é uma infração do regulamento.
     
         Uma combinação infeliz de circunstâncias, após uma corrida muito empenhada de Rubens. Ele fez uma boa largada e foi capaz de segurar Kimi Raikkonen por 19 voltas, algo de positivo que a equipe pôde tirar deste fim de semana.
     
         "Embora o resultado final da corrida de hoje seja uma grande decepção. Eu fiquei realmente satisfeito com meu desempenho e com termos sido capazes de tirar o melhor do carro. Foi uma corrida maluca hoje e eu perdi o controle do amortecedor dianteiro após meu primeiro pitstop, o que deixou minha corrida mais difícil a partir dali. É difícil terminar o dia desse jeito. Os sinais do final de semana mostram que este carro tem um grande potencial e que o pessoal da fábrica fez um trabalho fantástico em seu desenvolvimento nas últimas semanas. Foi bom completar uma corrida inteira para aumentar nosso entendimento do carro. Agora vamos esperar pela Malásia e otimizar o desempenho do carro lá", disse o piloto brasileiro.
     
         Veja a nova classificação final do GP na Austrália:

    P. Piloto Equipe Tempo
    ---------------------------------------------
    1º L. Hamilton McLaren 1h34'50"616

    2º N. Heidfeld BMW + 5"4
    3º N. Rosberg Williams + 8"1
    4º F. Alonso Renault + 17"1
    5º H. Kovalainen McLaren + 18"0
    6º K. Nakajima Williams - 1 volta
    Outros classificados
    7º S. Bourdais Toro Rosso - 3: motor
    8º K. Raikkonen Ferrari - 5: motor
    Não completaram
    9º R. Kubica BMW - 11: ac.c/Nak
    10º T. Glock Toyota - 15: acidente
    11º T. Sato S. Aguri - 26: transm.
    12º N. Piquet Jr. Renault - 28: acidente
    13º F. Massa Ferrari - 29: motor
    14º D. Coulthard Red Bull - 33: ac.c/Mas
    15º J. Trulli Toyota - 39: elétrico
    16º A. Sutil F. India - 50: hidrául.
    17º M. Webber Red Bull - 58: acidente
    18º J. Button Honda - 58: acidente
    19º A. Davidson S. Aguri - 58: acidente
    20º S. Vettel T. Rosso - 58: ac.c/Fis
    21º G. Fisichella F. India - 58: ac.c/Vet
    Outro
    R. Barrichello Honda
    ¹desclassificado
    --------------------------------------------------

    ¹ Desclassificado após a corrida por sair dos
    boxes com a luz vermelha de saída dos pits
    acesa.


     

    F1 - Hamilton vence GP da Austrália

         A temporada 2008 da Fórmula 1 começou com uma corrida bem disputada e com muitos abandonos. Apenas sete pilotos receberam a bandeira quadriculada ao final das 58 voltas em Melbourne.
     
         Lewis Hamilton, da McLaren, venceu o GP da Austrália com facilidade, sem ser incomodado em nenhum momento da prova. Para completar a festa do inglês, seus principais rivais na disputa do título em 2008 - Felipe Massa e Kimi Raikkonen - não completaram a prova. Dois alemães completaram o podium: Nick Heidfeld e Nico Rosberg.
     
         O destaque do GP poderia ter sido Rubens Barrichello. Poderia, porque a equipe da Honda errou ao chamá-lo aos boxes com luzes vermelhas. O brasileiro teve de cumprir uma punição de dez segundos nos pits, mas mesmo assim pontuou, após não marcar nenhum ponto em 2007. Confira a classificação final do GP na Austrália:

    P. Piloto Equipe Tempo
    ---------------------------------------------
    1º L. Hamilton McLaren 1h34'50"616

    2º N. Heidfeld BMW + 5"4
    3º N. Rosberg Williams + 8"1
    4º F. Alonso Renault + 17"1
    5º H. Kovalainen McLaren + 18"0
    6º R. Barrichello Honda + 52"4
    7º K. Nakajima Williams - 1 volta
    Outros classificados
    8º S. Bourdais Toro Rosso - 3: motor
    9º K. Raikkonen Ferrari - 5: abandono
    Não completaram
    10º R. Kubica BMW - 11: ac.c/Nak
    11º T. Glock Toyota - 15: acidente
    12º T. Sato S. Aguri - 26: abandono
    13º N. Piquet Jr. Renault - 28: abandono
    14º F. Massa Ferrari - 29: abandono
    15º D. Coulthard Red Bull - 33: ac.c/Mas
    16º J. Trulli Toyota - 39: abandono
    17º A. Sutil F. India - 50: abandono
    18º M. Webber Red Bull - 58: abandono
    19º J. Button Honda - 58: abandono
    20º A. Davidson S. Aguri - 58: acidente
    21º S. Vettel T. Rosso - 58: ac.c/Fis
    22º G. Fisichella F. India - 58: ac.c/Vet
    --------------------------------------------------


     

    F1 - aconteceu em 16 de março

  • 16/03/1943 - Nasceu o alemão Hans Heyer, que completa hoje 65 anos.
    Heyer disputou apenas 1 GP: Alemanha 1977, pela Penske, largando em 25º e sendo desclassificado na 10ª volta.

  •  
  • 16/03/1942 - Nasceu o holandês Gijs Van Lennep, que completa hoje 66 anos.
    Van Lennep disputou 8 GPs entre 1971 a 1975, e o máximo que conseguiu foi chegar duas vezes em 6º lugar.

  •  
  • 16/03/1935 - Nasceu o sul-africano Piet de Klerk, que completa hoje 73 anos.
    De Klerk disputou 4 GPs entre 1963 a 1970, todos na África do Sul, e o máximo que conseguiu foi um 10º lugar, em 1965.

  •  

    sábado, 15 de março de 2008

    Criciúma somente empata em Joinville

         O tricolor mais querido de Santa Catarina não passou de um empate contra o Joinville, na tarde deste sábado, 15 de março, em partida válida pela quinta rodada do returno do Campeonato Catarinense. Com este empate, o Criciúma sobe para onze pontos na tabela de classificação, permanecendo na liderança da competição.
     
         Na primeira etapa, apenas uma chance clara de gol para cada lado. Pelo Criciúma, aos seis minutos, Uendel avançou pela esquerda, cortou para o meio e bateu forte. A bola passou perto do travessão joinvillense. A chance dos donos da casa aconteceu aos 25 minutos, quando Marcelo Moscatelli chutou forte, o goleiro Zé Carlos defendeu parcialmente e a bola explodiu na trave!
     
         O segundo tempo foi bem mais movimentado. Logo no primeiro minuto de jogo, Marcelo Moscatelli cobrou falta com violência, para bela defesa de Zé Carlos, que espalmou pela linha de fundo. Aos 14 minutos, o Tigre abriu o placar, em um bonito lance: Uendel recebeu de Jael, invadiu a área pela esquerda e rolou para Valdeir, que empurrou para o fundo do gol: Criciúma 1x0.
     
         Porém, no minuto seguinte, os donos da casa chegaram ao empate: Marcelo Moscatlli invadiu a área pela esquerda, passou por Cláudio Luiz e tocou na saída do goleiro Zé Carlos. No lance seguinte, na saída de bola, Luis André avançou com velocidade pela esquerda e foi atingido duramente pelo goleiro Vitor, que foi expulso pelo árbitro Luiz Orlando de Souza.
    No final do jogo mais dois gols, um de cada lado: aos 38, os donos da casa chegaram lá, quando Rodrigo recebeu na entrada da área e chutou no cantinho, sem chance para Zé Carlos: Joinville 2x1 Criciúma. Quatro minutos depois, Uendel cruzou na direita, na cabeça de Beto, que, no meio da zaga adversária, empatou o jogo.
     
         O próximo compromisso tricolor no Catarinão será somente no domingo de páscoa, 23 de março, quando a equipe receberá o Figueirense, no Estádio Heriberto Hülse, em jogo que valerá a liderança da competição.

     

    Arbitragem para Joinville x Criciúma

         O árbitro Luiz Orlando de Souza foi designado por intermédio de sorteio pela Federação Catarinense de Futebol para apitar o jogo Joinville x Criciúma, neste sábado, 15 de março, no Estádio Arena Joinville.
     
         O florianopolitano terá como assistentes Carlos Berkenbrock e Joel Reis Alves Júnior. Para a função de quarto árbitro foram escalados Alexandre L. Baumer e Volmir X. dos Santos, ambos de Joinville. O delegado do jogo será Laudir Zermiani, de Joinville.
     
         O jogo deste sábado terá transmissão ao vivo, em tempo real, pelo site www.criciumaesporteclube.com.br a partir das 15h45min.

     

    F1 - Hamilton crava a pole na Austrália

         A primeira pole position do Mundial 2008 de Fórmula 1 pertence ao britânico Lewis Hamilton, da equipe McLaren. O atual vice-campeão do mundo conquistou sua sétima pole position na carreira com a marca de 1'26"714.
     
         Em segundo lugar, numa surpresa para muitos, ficou a equipe BMW com Robert Kubica. O polonês registrou a marca de 1'26"869, e com direito a saída de pista na volta lançada. Heikki Kovalainen, companheiro de Hamilton na McLaren, largará na terceira posição em Melbourne.
     
         Felipe Massa, brasileiro da Ferrari, aparece apenas na 4ª posição. Mas, numa situação bem melhor que seu companheiro Kimi Raikkonen. O campeão do mundo teve problemas com a bomba de combustível ao final da primeira sessão de tomada de tempos. Os mecânicos da Ferrari o empurraram para sua posição de box após a falha no sistema. Por conta disso, já que não é permitido pelo regulamento, Kimi foi eliminado das duas últimas sessões de classificação e largará apenas da 16ª posição.
     
         Outra ocorrência durante a tomada de tempos aconteceu com o australiano Mark Webber. Aparentemente, o piloto da Red Bull teve um problema de freio e acabou batendo forte na 2ª sessão de qualificação. Webber nada sofreu, mas não conseguiu participar do resto do treino.
     
         Destaque para Rubens Barrichello, da Honda, que largará da 11ª posição. Porém, o brasileiro brigou em condições de igualdade para participar da Super Pole e ficou de fora por poucos milésimos. Nelsinho Piquet, da Renault, será apenas o 21º no grid de largada. Confira o grid de largada na Austrália:

    Pos Piloto País Equipe Tempo
    --------------------------------------------------
    1º L. Hamilton GBR McLaren 1'26"714

    2º R. Kubica POL BMW 1'26"869
    3º H. Kovalainen FIN McLaren 1'27"079
    4º F. Massa BRA Ferrari 1'27"178
    5º N. Heidfeld ALE BMW 1'27"236
    6º J. Trulli ITA Toyota 1'28"527
    7º N. Rosberg ALE Williams 1'28"687
    8º D. Coulthard GBR Red Bull 1'29"041
    9º T. Glock ALE Toyota 1'29"593
    10º S. Vettel ALE Ferrari sem tempo
    11º R. Barrichello BRA Honda 1'26"173
    12º F. Alonso ESP Renault 1'26"188
    13º J. Button GBR Honda 1'26"259
    14º K. Nakajima JAP Williams 1'26"413
    15º M. Webber AUS Red Bull sem tempo
    16º K. Raikkonen FIN Ferrari sem tempo
    17º G. Fisichella ITA Force India 1'27"207
    18º S. Bourdais FRA Toro Rosso 1'27"446
    19º A. Sutil ALE Force India 1'27"859
    20º T. Sato JAP Super Aguri 1'28"208
    21º N. Piquet Jr. BRA Renault 1'28"330
    22º A. Davidson GBR Super Aguri 1'29"059
    --------------------------------------------------